O centroavante Brandão, 21 anos, foi emprestado pelo Coritiba para o Danubio, do Uruguai. O jogador tem contrato com o clube paranaense até 2027 e estava emprestado ao Felgueiras, da segunda divisão de Portugal.
Em Portugal, Brandão enfrentou um verdadeiro ‘chá de banco’. Ele chegou em fevereiro e só ficou em campo por 250 minutos – tempo equivalente a menos que três partidas inteiras.
Desempenho em Portugal
Brandão estava emprestado ao Felgueiras de fevereiro de 2025 a junho de 2025, quando encerrou a temporada europeia (2024/25). O time europeu tinha uma opção de compra de 70% dos direitos do atacante, por 600 mil euros, mas preferiu não acionar essa cláusula.
Em Portugal, Brandão só teve uma oportunidade como titular – foi em 31 de março, na derrota por 1 a 0 para o CD Mafra. Nos outros 11 jogos do time no período, o atacante não saiu do banco em quatro deles. E entrou como substituto em outros nove. Marcou dois gols
Gol decisivo
Em maio, o centroavante entrou aos 40 minutos do segundo tempo contra o Benfica B. O Felgueiras perdia por 3 a 2 e, aos 49 minutos, Brandão marcou o gol de empate, de cabeça.
Clique aqui para assistir ao gol.
Esse foi o segundo gol de Brandão desde que chegou ao clube. Ele também marcou no empate em 1 a 1 com o Torreense, em 13 de abril, quando entrou aos 20 minutos do 2º tempo.
Titular
Brandão vinha ficado na reserva do centroavante português João Silva, 34 anos e 1,89 m de altura. Ele somou 4 gols em 14 jogos na temporada. O veterano, que chegou a jogar no Bari (Itália) em 2014, foi contratado em janeiro para substituir o centroavante brasileiro Carlos Eduardo, 22 anos e 1,92 m de altura. O novato, ex-Brusque, tinha 10 gols em 13 jogos pelo Felgueiras até janeiro, quando acabou contratado pelo Gil Vicente, da primeira divisão.
O clube
O Felgueiras ficou em 9º lugar da segunda divisão portuguesa e terminou distante do acesso à primeira divisão.
Artilheiro na base
Brandão estreou como profissional em 2023, atuando em 11 partidas do Londrina na Série B, Copa do Brasil e Paranaense. Em 2024, foi contratado pelo Coritiba e disputou 24 jogos (quatro como titular). Marcou dois gols e fez uma assistência. Em 2025, só atuou pelo Coxa na derrota por 2 a 0 para o Londrina – ficou 60 minutos em campo.
Nas categorias de base, Brandão marcou 21 gols em 23 jogos no Campeonato Paranaense Sub-20 de 2023, terminando como artilheiro da competição e vice-campeão com o Londrina.
‘Potencial físico fantástico’
Técnico do Coritiba em 2024, Guto Ferreira elogiou Brandão após uma partida contra o Brusque. “Esse menino, ele tem um potencial físico fantástico. A história dele enquanto jogador começa, com 18 anos, no Londrina, depois de três, quatro, cinco meses de base, ele rompe o ligamento cruzado. Passa quase um ano parado. Volta, ainda para os juniores do Londrina, faz a diferença no campeonato sub-20, é galgado para o profissional, faz algumas partidas no profissional e vem para o Coxa”, relatou Guto, em entrevista coletiva.
Para o treinador, o jogador tem “um potencial, uma vontade, uma disposição gigante”. “Ele trabalha muito. E ele não se nega a fazer melhor e melhor. Hoje o gol dele, eu falei lá no vestiário, foi prêmio por toda dedicação dele”, comentou Guto, sobre o gol da vitória sobre o Brusque, na Série B de 2024, marcado pelo centroavante.
“No jogo, muitas vezes, o torcedor não sabe. Muitos dos centroavantes são lapidados assim. Esse é um jogador que está sendo lapidado. Ele não está pronto, está sendo lapidado”, destacou o técnico do Coritiba. “E ele vinha muito buscando um gol. Acabou fazendo gol no jogo passado, ficou cabisbaixo porque estava impedido. E hoje o gol decidiu o jogo. Então, tudo isso são processos na cabeça desses jovens”, declarou Guto.
O FC Felgueiras
O clube português é da cidade de Felgueiras, com 55 mil habitantes, e que pertence ao distrito do Porto. Fundado em 2006, o FC Felgueiras foi campeão da terceira divisão na temporada 2023/24.
Outro brasileiro do elenco do Felgueiras é o zagueiro Guilherme Ferreira, 25 anos, revelado pelo Cruzeiro. O clube conta também com o ponta ganês Eric Ayiah, 24 anos, ex-Monaco-FRA.