Jairton Rocha na chegada ao Couto Pereira, em 2021 (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Du Caneppele)

O Couto Pereira correu o risco de não contar mais com a presença de Jairton Rocha, 56 anos, torcedor símbolo do Coritiba. No último dia 1º, ele publicou um comunicado no Facebook informando que não poderia mais comparecer aos jogos. Em poucos dias, porém, a situação foi resolvida.

Com atrofia muscular de membros inferiores desde os 13 anos de idade, Jairton ganhou o carinho da torcida por sempre acompahar os jogos no Couto Pereira em sua maca. “Faça chuva ou faça sol, lá estava ele, com cartazes de apoio, torcendo pelo Verdão”, publicou o site oficial do Coritiba, em matéria sobre o torcedor símbolo.

Jairton mora em Guaratuba, a 120 km de Curitiba. E, mesmo com a dificuldade para o transporte, sempre tente comparecer aos jogos no Couto Pereira.

Em 18 de agosto, ele pediu a ajuda de torcedores para conseguir custear suas despesas. “Continuamos a vender nossos copos para poder ir aos jogos do Coritiba! Arrecadação para ajudar nas despesas de viagem (Uber, etc..) Dessa vez para acompanhar Coritiba x Flamengo nesse domingo. Valor de R$ 15”, publicou.

Em 1º de setembro, Jairton afirmou que não conseguiu arrecadar dinheiro suficiente com os copos e que estava desistindo. “Infelizmente por conta das baixas nas vendas dos meus copos, vou deixar de acompanhar meu time no Couto Pereira e ficarei ausente por algum tempo. A todos os amigos e amigas que ajudaram até aqui, fica meus mais profundos agradecimentos. Deus abençoe a todos”, escreveu. A postagem recebeu centenas de mensagens de apoio, inclusive de torcedores de Athletico Paranaense e Paraná Clube. Muitos torcedores do Coritiba cobraram em mensagens que a diretoria do clube alviverde deveria ajudar Jairton. E foi o que acabou acontecendo.

Quatro dias depois, porém, ele informou que conseguiu apoio do Coritiba e de uma empresa patrocinadora do clube, a Tequaly, para continuar frequentando os jogos. “Venho lhes informá-los e agradecer ao vice-presidente Jair José e a empresa Tequaly que gentilmente se prontificaram a custear minhas viagens até o final do Brasileirão no Couto Pereira”, informou. “Jamais quero deixar de agradecer, não só os torcedores do Coritiba, como também de vários outros clubes do Brasil, por toda ajuda e apoio”, declarou. “A gratidão é um dos sentimentos mais sublimes na vida de um ser humano, por isso serei eternamente grato a todos vocês. Nunca imaginei o tamanho do respeito e carinho que todos tinham por minha historia”, comentou.

Além do apoio da diretoria do Coritiba, Jairton já chegou a contar com uma ação especial do Athletico Paranaense. Em maio, ele teve uma recepção de gala na Arena da Baixada no clássico contra o Coritiba. Clique aqui para lembrar como foi.