Guilherme Sousa (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba anunciou nessa sexta-feira (dia 30) a contratação de Guilherme Sousa, ex-Atlético Mineiro, para o cargo de gerente das categorias de base. Ele chega para substituir André Leite, que ficou sete anos trabalhando na formação de talentos no clube paranaense e, no início de setembro, deixou o Coxa para acertar com o Botafogo-SP.

Guilherme Sousa é membro da ABEX (Associação Brasileira de Executivos de Futebol), formado em administração pela Belhaven University (Estados Unidos) e possui o curso de Executivo de Futebol da CBF. Ele iniciou a carreira na Montverde Academy e Fundação Johan Cruyff (EUA), entre os anos de 2014/15. Em 2017/18, foi supervisor das Seleções Brasileiras de Base. Depois, trabalhou por cinco anos no Atlético Mineiro, atuando em cargos responsáveis pela gestão da base.

Na ‘Era André Leite’, o Coritiba conseguiu se destacar na formação de jogadores de alto nível (Igor Paixão, Natanael, Yan Couto, Matheus Cunha e Raphael Veiga, por exemplo) e fez boas campanhas no sub-20 (campeão da Copa do Brasil 2021 e vice do Brasileiro em 2017).