Após saída polêmica do Coritiba, Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria

Revelado pelo Coritiba, o lateral-direito Rafinha anunciou nessa segunda-feira sua aposentadoria do futebol profissional, aos 39 anos

Silvio Rauth Filho, com Estadão Conteúdo
Rafinha em ação pelo Coritiba

Rafinha em ação pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O lateral-direito Rafinha anunciou nessa segunda-feira (dia 21) sua aposentadoria do futebol profissional. Revelado pelo Coritiba, com passagens vencedoras por Bayern de Munique, Flamengo, Grêmio e São Paulo, o jogador de 39 anos rescindiu contrato com o clube paranaense em março e está sem atuar desde então.

“Está chegando a hora, já faz um tempo que venho programando, mas… Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional”, anunciou Rafinha no programa Seleção SporTV, caindo em lágrimas. Ele pediu desculpas ao pessoal da bancada e foi além.

Momento especial

“É um momento muito especial da minha vida. Agradecer primeiramente a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar onde eu cheguei, fui abençoado, sou um cara realizado na minha profissão, tenho uma família maravilhosa e hoje está chegando ao fim. Não jogo mais profissionalmente.”

Ex-companheiros do Flamengo entraram ao vivo para homenagear o agora aposentado jogador. “Rafinha, o rei das taças. Estamos aqui, com seus instrumentos, onde fazia seu pagode. Queria parabenizar pela brilhante carreira que fez”, disse Filipe Luís, agora técnico do clube rubro-negro. “Você fez um grande ambiente aqui.”

Homenagens

Foram diversas as homenagens ao jogador, entre elas do atacante Bruno Henrique, do ex-jogador Paulo Rink (ex-Athletico Paranaense), dos meias Everton Ribeiro e Arrascaeta, do lateral Rodinei, do ex-meia Diego Ribas, do são-paulino Lucas Moura, e dos técnicos Luis Zubeldía, Thiago Carpini, Jorge Jesus e Dunga, que o levou à seleção brasileira.

Nova carreira

Rafinha estava sem clube desde a saída do Coritiba, no qual fez 10 jogos no começo do ano, e vem trabalhando de comentarista na CazéTV. Ele estuda para seguir trabalhando no futebol, como treinador ou dirigente.

História no futebol

Marcio Rafael Ferreira de Souza nasceu em Londrina, em 1985. Começou no futsal e passou para o futebol de campo em 1996, no PSTC, então com sede em Londrina. Chegou às categorias de base do Coritiba em 2002, com 17 anos de idade.

Em 2004, Rafinha já era um dos destaques do time profissional do Coritiba. Virou referência pela tranquilidade na saída de bola e pelo apoio qualificado ao ataque, sem perder força defensiva.

Em 2005, foi titular da seleção brasileira no Mundial Sub-20, na campanha do 3º lugar. Em 2005, foi vendido por 5 milhões de euros para o Schalke 04. Após cinco boas temporadas pelo clube da Alemanha, acabou comprado pelo Genoa, da Itália, por 8 milhões de euros. Um ano depois, o gigante Bayern de Munique pagou 5,5 milhões pelo lateral. A partir dali, acumulou 18 títulos — inclusive o hepta consecutivo da Bundesliga e uma Liga dos Campeões. Foram 266 partidas, seis gols e 29 assistências pela equipe alemã.

Voltou ao Brasil em 2019 e em grande estilo. Foi campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo. Ainda ganhou a tradicional Bola de Prata como melhor lateral-direito da Série A. Passou por Olympiakos (Grécia) e Grêmio antes de chegar ao São Paulo, em 2022, onde conquistou a Copa do Brasil no ano seguinte. Voltou ao Coritiba em 2025, para seu último ano como profissional.

Em 2023, foi eleito o melhor lateral-direito dos últimos 40 anos do futebol paranaense, em votação promovida pelo Bem Paraná.

Pela seleção brasileira sub-23, Rafinha também conquistou um bronze na Olimpíada de 2008. Pela seleção principal, jogou quatro amistosos – um em 2008, um em 2014 e dois em 2017.