
O Coritiba já utilizou 32 diferentes jogadores nas 20 partidas de 2023. Após quatro meses de temporada, o elenco ainda tem 11 atletas aguardando pela primeira oportunidade no ano.
A lista tem os goleiros Luan Polli, Sidnei e Marcão, os zagueiros Jean Pedroso e Thiago Dombroski, os laterais Diogo Batista e Marcos Vinícius, o volante Juan Díaz, o meia Matheus Bianqui, o meia-ponta Gabriel Silva e o ponta Wesley Pomba.
Veja a situação de cada um:
REFORÇOS DO MARINGÁ
A janela de transferências para clubes brasileiros fechou em 20 de abril. No último dia, o Coritiba trouxe três jogadores do Maringá, todos por empréstimo: o zagueiro Vilar (23 anos), o lateral-direito Marcos Vinícius (26 anos) e o meia Matheus Bianqui (25 anos). O único do trio a estrear foi Vilar – atuou na derrota contra o Fortaleza. Os outros dois ficaram no banco contra o São Paulo, mas não entraram.
REFORÇOS DO GRÊMIO
O meia-ponta Gabriel Silva, 20 anos, e o ponta Wesley Pomba, 20 anos, vieram do Grêmio. Wesley estava emprestado ao Caxias e se destacou no campeonato estadual em2 023. Os dois ainda não estrearam pelo Coritiba. Wesley já ficou no banco contra o Sport, mas não entrou.
COLOMBIANO
O volante colombiano Juan Díaz, 20 anos, chegou ao Coritiba em 2022, após se desligar do Independiente Medellín. Atuou em apenas quatro jogos do Coxa no ano passado. Em 2023, acabou emprestado para o Londrina e só foi usado em três jogos. Retornou ao clube da capital em abril e ainda não figurou nem no banco de reservas. A tendência é que seja emprestado para outra equipe.
SELEÇÃO
Jean Pedroso, 19 anos, foi titular do Brasil na conquista do Sul-Americano Sub-20 2023. Nessa quarta-feira (dia 3), foi convocado para o Mundial Sub-20. Destaque nas categorias de base do Coritiba, ele ainda não estreou como profissional.
ZAGUEIRO DA BASE
Thiago Dombroski, 20 anos, é outro zagueiro revelado na base do Coxa. Em 2021, jogou nos juniores do São Paulo, por empréstimo. Em 2022, jogou a segunda divisão do Paulistão (Série A2) pela Portuguesa Santista, também por empréstimo. Em 2023, foi emprestado ao Azuriz, de Pato Branco, e atuou em oito rodadas do Paranaense. Retornou ao Coxa e também pode ser novamente cedido para outra equipe.
GOLEIROS
Gabriel foi titular do Coritiba em 19 dos 20 jogos na temporada. O único outro goleiro a atuar pelo clube no ano foi Alex Muralha, que acabou emprestado para o Mirassol em seguida. Os outros três goleiros do elenco (Luan Polli, Sidnei e Marcão) ainda não tiveram chance em 2023.
LATERAL
Revelado na base, o lateral-direito Diogo Batista, 19 anos, chegou a ser testado nos jogos-treino com São Paulo e Corinthians, em abril. No entanto, não entrou em campo em partidas oficiais e ficou no banco em quatro jogos até agora.