Onze clubes confirmaram participação na Taça FPF 2025. As equipes tinham até às 19 horas desta sexta-feira (25) para responder positivamente quanto à disputa da competição, que terá início ainda no segundo semestre deste ano.
Ao todo, seis clubes da Primeira Divisão Paranaense disputarão a Taça FPF: Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba e Rio Branco.
Serão mais cinco times da Segunda Divisão: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Nacional e Patriotas.
Arbitral
O arbitral que definirá os detalhes técnicos da Taça FPF acontece na próxima quinta-feira, 31 de julho, às 17h30, na sede da FPF.
Vaga na Copa do Brasil
Conforme acordado no arbitral das duas divisões, a competição pode valer uma vaga para a Copa do Brasil de 2026.
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirma Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Para a vaga, é preciso que quatro equipes da elite do Paranaense em 2025 disputem a Taça FPF. Como seis equipes confirmaram participação, resta apenas a confirmação da CBF.
Coritiba
O Coritiba não tem vaga na Copa do Brasil de 2026. Para isso, ainda tem dois caminhos possíveis: ser campeão da Série B 2025 ou conquistar a Taça FPF.
O Paraná tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Quatro delas foram distribuídas no Campeonato Paranaense 2025 e ficaram com Operário (campeão), Maringá (vice), Athletico (semifinalista) e Londrina (semifinalista).
Athletico
O Athletico avisou que vai disputar a Taça FPF com o elenco sub-20. Também é possível que jogadores do elenco principal pouco utilizados na Série B acabem reforçando essa equipe alternativa.
Paraná Clube
O Paraná Clube informou que não vai disputar a Taça FPF. O clube divulgou uma longa nota explicando sua decisão. “Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da Série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes”, argumentou.
No passado
A Copa Paraná ou Taça FPF já foi disputada em 1998, 1999, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. A competição era organizada no segundo semestre, para dar calendário para clubes que não disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Em 2025, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional foram distribuídas no Campeonato Paranaense.