Athletico, Coritiba e mais 9 confirmam participação na Taça FPF

Onze clubes confirmaram participação na Taça FPF 2025, competição que vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026

editado por Silvio Rauth Filho
Atletiba da Série B 2025: Athletico e Coritiba confirmados na Taça FPF

Atletiba da Série B 2025: Athletico e Coritiba confirmados na Taça FPF (Crédito: Rui Santos)

Onze clubes confirmaram participação na Taça FPF 2025. As equipes tinham até às 19 horas desta sexta-feira (25) para responder positivamente quanto à disputa da competição, que terá início ainda no segundo semestre deste ano.

Ao todo, seis clubes da Primeira Divisão Paranaense disputarão a Taça FPF: Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba e Rio Branco.

Serão mais cinco times da Segunda Divisão: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Nacional e Patriotas.

Arbitral

O arbitral que definirá os detalhes técnicos da Taça FPF acontece na próxima quinta-feira, 31 de julho, às 17h30, na sede da FPF.

Vaga na Copa do Brasil

Conforme acordado no arbitral das duas divisões, a competição pode valer uma vaga para a Copa do Brasil de 2026.

“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirma Hélio Cury Filho, presidente da FPF.

Para a vaga, é preciso que quatro equipes da elite do Paranaense em 2025 disputem a Taça FPF. Como seis equipes confirmaram participação, resta apenas a confirmação da CBF.

Coritiba

O Coritiba não tem vaga na Copa do Brasil de 2026. Para isso, ainda tem dois caminhos possíveis: ser campeão da Série B 2025 ou conquistar a Taça FPF.

O Paraná tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Quatro delas foram distribuídas no Campeonato Paranaense 2025 e ficaram com Operário (campeão), Maringá (vice), Athletico (semifinalista) e Londrina (semifinalista).

Athletico

O Athletico avisou que vai disputar a Taça FPF com o elenco sub-20. Também é possível que jogadores do elenco principal pouco utilizados na Série B acabem reforçando essa equipe alternativa.

Paraná Clube

O Paraná Clube informou que não vai disputar a Taça FPF. O clube divulgou uma longa nota explicando sua decisão. “Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da Série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes”, argumentou.

No passado

A Copa Paraná ou Taça FPF já foi disputada em 1998, 1999, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. A competição era organizada no segundo semestre, para dar calendário para clubes que não disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Em 2025, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional foram distribuídas no Campeonato Paranaense.