O Coritiba duela contra o Atlético-MG neste domingo (8), às 18h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida é válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense vai colocar um “reset” em prova contra uma equipe que aparece como “supermandante”.
A partida será transmitida pelo Premiere.
RESET
No Brasileirão, o Coritiba vinha de oito derrotas seguidas. Contudo, no último domingo (1) o time derrotou o Athletico por 2 a 0, quebrando vários jejuns dentro do Brasileirão – além da série de derrotas, o time coxa-branca interrompeu uma sequência de tropeços diante do rival.
Por ter sido num clássico, e porque ajudou a estancar números negativos, a vitória foi tratada como uma “resetada” na campanha coxa-branca. “Pode ser sim um divisor de águas. Achamos uma maneira bem legal de jogar”, disse o técnico Thiago Kosloski.
TABELA
Apesar disso, o Coritiba ainda está na lanterna do Brasileirão, com 17 pontos. Faltam 13 jogos. O time está com 99,6% de chance de rebaixamento, segundo o site Chancedegol, especializado em calcular perspectivas de equipes em competições como o Brasileirão.
O Atlético-MG, por outro lado, vive um momento inverso. Soma cinco jogos sem perder, com quatro vitórias. E é o time que mais somou pontos no returno do Brasileirão (13 ao todo, de 18 possíveis).
SUPERMANDANTE
Há algumas semanas, o Atlético-MG inaugurou seu estádio, a Arena MRV. Desde então, jogou três vezes lá e venceu todas – contra Santos (2 a 0), Botafogo (1 a 0) e Cuiabá (1 a 0). Curiosamente, todos os gols foram marcados pelo atacante Paulinho.
Apesar de jogar em sua casa contra o lanterna do Brasileirão, o técnico Luiz Felipe Scolari fez alertas. “Não cobrem dos jogadores alguma coisa diferente. Se não formos compenetrados e não fizermos corretamente, e se o torcedor não ajudar, não vamos conseguir (vencer)”, disse ele. “A gente está bem na nossa casa, queremos fazer dela um alçapão, mas ainda nos faltam tempo, nos faltam muitos jogos”.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
Para este duelo, o Coritiba terá uma mudança confirmada. O meia-ponta Marcelino Moreno levou o terceiro cartão amarelo no Atletiba, na vitória por 2 a 0, e vai cumprir suspensão automática. Por outro lado, o o ponta Robson, que estava suspenso por cartões amarelos no clássico. Os zagueiros Thiago Dombroski e Reynaldo e o volante Bruno Gomes seguem em recuperação. E sem previsão de retorno.
O time pode ter outras mudanças para se adaptar ao estilo de jogo do adversário. O técnico Thiago Kosloski vem alterando a equipe conforme as características de cada partida. Ele vem armando o time no esquema tático 4-1-4-1, com Willian Farias como único volante. A linha de quatro tem Matheus Bianqui e Sebá Gómez centralizados. No Atletiba, Marcelino Moreno (esquerda) e Diogo Oliveira (direita) foram os extremos, jogando aberto pelos lados do campo. Slimani é o centroavante. Agora, Robson pode entrar na esquerda, na vaga de Marcelino Moreno.
ESCALAÇÃO DO ATLÉTICO-MG
No Atlético-MG, a única mudança deve ser o retorno do volante Otávio (ex-Athletico), que cumpriu suspensão na partida anterior – vitória de 2 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio. Com isso, Edenilson volta à reserva. Nas outras posições, Scolari não tem problemas de suspensões ou cartões. Nos últimos jogos, ele armou o time num 4-2-3-1, com Paulinho, Pedrinho e Pavón se alternando nas posições da linha de três meias. Hulk é o centroavante.
ATLÉTICO-MG x CORITIBA
Atlético-MG: Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Maurício Lemos e Arana; Otávio e Battaglia; Paulinho, Pedrinho e Pavón; Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Victor Luis; Willian Farias; Sebástian Gómez, Matheus Bianqui, Diogo Oliveira (Hayner ou Samaris) e Robson; Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), domingo, às 18h30