10coxa JP Pacheco
Leandro Damião, em treino do Coritiba (foto: JP Pacheco / Coritiba)

O Coritiba enfrenta o Avaí neste sábado (11), às 21 horas, em Florianópolis (SC). A partida é válida pela 4ª rodada da Série B e coloca em campo dois times que vivem crises na temporada. Ambos caíram nas semifinais em seus estaduais e demitiram treinadores nos últimos dias.

A partida será transmitida pelos canais SporTV e Premiere.

CRISES

O Coritiba está sem treinador desde o dia 3, quando perdeu para o Sport por 1 a 0 em pleno Couto Pereira. Após a derrota, o clube demitiu Guto Ferreira. Desde então, ainda não contratou um substituto – Paulo Autuori veio, mas como diretor-técnico. Até a chegada de um treinado efetivo, a equipe deve ser comandada pelo interino James Freitas.

O Avaí, por sua vez, está há cinco jogos sem vitória – dois nas semifinais do Campeonato Catarinense e três pela Série B. Na Segundona, perdeu para Operário (1 a 0), Santos (2 a 0) e empatou com o Paysandu (0 a 0). Ainda não fez gols na competição. Assim como o Coritiba, o time catarinense também trocou de treinador recentemente. Eduardo Barroca (ex-Coxa) acabou demitido após a derrota para o Santos e um interino dirigiu a equipe na rodada seguinte. Neste sábado, o técnico Gilmar Dal Pozo vai estrear no comando.

TABELA

O Coritiba inicia a 4ª rodada em 10º lugar, com 4 pontos. O Avaí está em 17º lugar, com apenas 1 ponto.  

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O Coritiba está com sete baixas para este sábado. As mais recentes são o lateral-esquerdo Jamerson, 25 anos, que sofreu lesão na coxa direita, e o zagueiro Bruno Melo, 31 anos, suspenso por cartões amarelos. As cinco baixas que já vinham de rodadas anteriores são o ponta Robson, os volantes Arilson, Fransérgio e Vini Paulista e o zagueiro Thalisson Gabriel. Por opção do técnico interino James Freitas, o volante Andrey não viaja a Florianópolis.

A escalação só deve ser definida pouco antes da partida. Nos tempos do técnico Guto Ferreira, o time jogava no esquema tático 4-2-3-1, com Frizzo utilizado como extremo na esquerda em certos momentos ou centralizado em outros. As opções para jogar centralizado nessa linha de três são Figueiredo e Yago Ferreira.

ESCALAÇÃO DO AVAÍ

O Avaí deve ter a volta do lateral-direito Marcus Vinicius, recuperado de dengue. O jogador teve rápida passagem pelo Coritiba em 2023 e foi vice-campeão paranaense neste ano pelo Maringá. Além dele, o toime catarinense deve entrar em campo com cinco outros ex-jogadores do Coritiba: o goleiro César (reserva em 2020), o zagueiro Alan Costa (2017), o meia Giovanni (2019) e os atacantes Wllliam Pottker (2023) e Maurício Garcez (2023).

AVAÍ x CORITIBA

Avaí: César; Marcos Vinicius, Thiago Pagnussat, Alan Costa e Mário Sérgio; Judson e Giovanni; Pedro Castro, William Pottker e Willian Maranhão; Maurício Garcez. Técnico: Gilmar Dal Pozo
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Maurício Antonio e Rodrigo Gelado; Bernardo (Sebá Gómez) e Morelli; Lucas Ronier, Figueiredo e Frizzo; Leandro Damião.
Árbitro: Davi da Silva Lacerda (ES)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis, sábado, às 21 horas