28mozart
O técnico Mozart, do Coritiba (foto: Rui Santos)

O Coritiba o Avaí nesta segunda-feira (29), às 19h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. A partida vale pela 29ª rodada da Série B e coloca em campo um time que está com problemas no ataque diante de uma equipe que vai estrear um treinador.

A partida terá transmissão ao vivo pelo Disney+ (streaming).

Tabela

O Coritiba está em 4º lugar na Série B, com 47 pontos. O time corria risco de estar fora da zona de classificação, mas acabou beneficiado pelo empate do Novorizontino diante do Vila Nova-GO (1 a 1), neste domingo (28). O time paulista ficou em 5º, com 47 pontos, atrás dos coxas-brancas no número de vitórias. Se o time paulista vencesse, iria a 49 e a a equipe paranaense cairia para a 5ª posição.

Já o Avaí aparece em 10º lugar, com 40 pontos. Está a sete pontos da zona de classificação e 10 acima da zona de rebaixamento.

Time que não faz gol

O grande problema do Coritiba tem sido no ataque. Independente da formação utilizada pelo técnico Mozart, o time vem enfrentando uma seca de gols. Nos últimos cinco jogos, foram dez tempos de 45 minuto (mais acréscimos) e em apenas um desses tempos os coxas-brancas marcaram gols: foi na goleada de 4 a0 sobre a Ferroviária, quando todos os gols saíram no segundo tempo.

Nos outros quatro jogos da Série, o Coritiba empatou em 0 a 0 com o Remo (no Couto Pereira) e perdeu para Operário (1 a 0, fora de casa), América-MG (1 a 0, fora de casa) e Criciúma (2 a 0, em casa).

“Nós estamos produzindo, mas infelizmente não estamos fazendo gol” disse Mozart, após a derrota para Criciúma, na quinta-feira (25). “Nós precisamos continuar produzindo para os nossos atacantes terem chance. E aí eles terem a frieza de colocar essa bola para dentro”.

Números gerais

Na Série B, a produção ofensiva do Coritiba está abaixo da média das equipes. O time tem o 14º melhor ataque, com 28 gols (média exata de um gol por jogo), aparece em 15º em finalizações (12,5 por jogo) e 14º em chutes no alvo (3,8 por jogo).

Momento

A campanhas nos dois turnos da Série B expõe a queda de desempenho do Coritiba. No primeiro turno, o time somava a segunda melhor campanha, com 35 pontos em 19 jogos (aproveitamento de 61%). Apenas o Goiás tinha números melhores. No returno, porém, o Coritiba obteve apenas 12 pontos de 27 disputados (aproveitamento de 44%).

“Momentos difíceis de oscilação dentro de uma temporada acontecem. E aí você só sai trabalhando, sendo forte mentalmente, não sendo influenciado por ruídos externos”, afirmou Mozart. “Nós já estamos aqui há bastante tempo. E nós vamos ter força, o suficiente para reagir”.

Escalação do Coritiba

Mozart tem armado o Coritiba no esquema 4-2-3-1, mas em algumas partidas chegou a escalar o time com um volante e dois meias-centrais. Desta vez, ele faz algum mistério para algumas posições. Na lateral-esquerda, pode escalar João Almeida ou Bruno Melo (recuperado de lesão). Na ponta, pode escalar Clayson, Yuri Castilho ou Vini Paulista. Dependendo do escolhido, Lucas Ronier mudaria de posição no ataque.

No Coritiba, o lateral Alex Silva e os atacantes Rodrigo Rodrigues e Dellatorre estão machucados há algum tempo. O treinador ainda tinha esperança de poder contar com Dellatorre, mas deve escalar Gustavo Coutinho como centroavante.

Escalação do Avaí

O Avaí vai estrear o treinador Vinicius Bergantin, anunciado na última quinta-feira (25). Ele substitui Jair Ventura, que deixou o clube e acertou com o Vitória para a disputa do Brasileirão. Bergantin, por sua vez, estava na Ferroviária.

Na última partida – vitória de 1 a 0 sobre a Chapecoense, no Oeste de Santa Catarina –, o time foi comandado pelo ex-meia Marquinhos, ídolo como jogador do Avaí e que teve passagens por Coritiba, Paraná Clube, São Paulo e Grêmio.

No Avaí, o volante JP está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Alef Manga (ex-Coritiba) também está fora: acabou afastado por decisão do clube, por suposta indisciplina. A tendência é que Bergantin repita a formação que derrotou a Chape na última rodada.

Avaí x Coritiba

  • Avaí: César; Marcus Vinicius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Douglas Silva; João Vitor e Zé Ricardo; Thayllon, Marquinhos Gabriel e Emerson Ramon; Cleber. Técnico: Vinicius Bergantin
  • Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Wallisson e Sebá Gomez; Vini Paulista, Josué e Lucas Ronier; Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
  • Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
  • Local: Ressacada, em Florianópolis, segunda-feira, às 19h30