
O adversário do Coritiba nesta sexta-feira (dia 3) é comandado por um treinador paranaense revelado no Alto da Glória. E tem três jogadores titulares que já jogaram no Coxa: o zagueiro Vilar, o volante Jhony Douglas e o centroavante Léo Gamalho.
Jejum
O Botafogo-SP não venceu nas últimas cinco rodadas. Foram 4 derrotas (para Athletico-PR, Athletic-MG, CRB e Ferroviária) e um empate (com Operário).
O técnico
O time é comandado pelo técnico Allan Aal, que assumiu em 1º de julho, na 15ª rodada. Desde então, somou 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas.

Allan Aal, 46 anos, é paranaense, nascido em Paranaguá. Como jogador, foi zagueiro revelado na base do Coritiba. Parou de jogar profissionalmente em 2009. Começou a carreira de treinador em 2011, no Rio Branco, de Paranaguá. Em seguida, trabalhou nas categorias de base do Coxa. E foi técnico principal do Paraná Clube em 2020.

Reforços da janela
Na última janela de transferências, o Botafogo contratou o volante Jhony Douglas, 28 anos. O jogador estava no Figueirense, jogando a Série C. Revelado no Paraná Clube, ele se destacou na Série B de 2020. Em 2021, foi contratado pelo Coritiba, mas não conseguiu se firmar. Outro recém-contratado é o zagueiro Vilar, 25 anos, que estava no Maringá e teve uma rápida passagem pelo Coritiba em 2023. Os dois são titulares.

Artilheiro vendido
O artilheiro do Botafogo na Série B, o centroavante Alexandre Jesus (23 anos, ex-Fluminense) deixou o clube na janela de transferências de julho e acertou com o Orenburg, da Rússia. Ele tinha 4 gols em 17 jogos na Série B 2025. Dois desses gols foram na vitória por 4 a 1 sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pelo 1º turno, resultado que provocou a queda do técnico Mauricio Barbieri.
Centroavante ex-Coritiba
O veterano Léo Gamalho, 39 anos, foi contratado para o lugar dele. Fez 2 gols em 4 jogos e sofreu uma lesão no joelho em agosto. Voltou a jogar na última rodada, em 28 de setembro, e não marcou gols.
Pelo Coritiba, de 2022 a 2023, Gamalho marcou 40 gols em 92 jogos. É o sexto maior artilheiro do clube paranaense no milênio. Clique aqui para ver a lista.
Outro centroavante do elenco, o equatoriano Ronie Carillo (28 anos, ex-Juventude e El-Nacional-EQU), sofreu lesão na panturrilha em 18 de agosto e virou desfalque. Ele tem 3 gols em 19 rodadas.

Desfalques
Outros desfalques do Botafogo-SP são o zagueiro Diogo Silva (suspenso), o meia argentino Alejo Dramisino (lesão) e os volantes Tortello (lesão) e Gustavo Bochecha (recuperação).
Destaques
Os melhores jogadores do Botafogo-SP no ranking Sofascore são o zagueiro Vilar (nota 7,25) e o centroavante Léo Gamalho (7,06), ambos ex-Coritiba. No entanto, ainda atuaram poucas partidas. O melhor entre os que atuaram mais da metade da competição é o meio-campista argentino Leandro Maciel, 29 anos, ex-Lanús-ARG.
- CORITIBA x BOTAFOGO-SP
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo (João Almeida); Wallisson (Filipe Machado) e Sebástian Gómez; Clayson (Nicolas Careca), Josué e Iury Castilho; Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
- Botafogo–SP: Victor Souza; Jeferson, Edson, Vilar e Jean Victor; Matheus Barbosa e Jhony Douglas; Robinho, Marquinho (Leandro Maciel) e Jefferson Nem; Léo Gamalho. Técnico: Allan Aal
- Árbitro: não divulgado
- Local: Couto Pereira, em Curitiba, sexta-feira às 21h30
- TV: Disney+