O zagueiro/volante Jacy, do Coritiba
O zagueiro/volante Jacy, do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Botafogo-SP nesta quinta-feira (dia 5) às 18 horas, em Ribeirão Preto (SP), pela 11ª rodada da Série B. O time paranaense vem de três vitórias seguidas e está na vice-liderança, com 19 pontos. A equipe paulista tem 9 pontos e figura na zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão por Disney+ e ESPN.

Reforços

Os três reforços contratados pelo Coritiba na janela de transferências de junho viajaram para Ribeirão Preto. O zagueiro/volante Jacy (27 anos, ex-Operário) e os pontas Clayson (30 anos, ex-Mirassol) e Iury Castilho (30 anos, ex-Mirassol).

Desfalques

As baixas no Coritiba são o ponta Nicolas Careca, com mialgia no músculo adutor esquerdo, e o volante Sebástian Gómez, suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos.

ESP-Coxa-Relacionados
Jogadores que viajaram para enfrentar o Botafogo-SP (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Escalação

As opções para o lugar de Nicolas Careca são Lucas Ronier, Everaldo, Clayson e Iury Castilho. A tendência é que a dupla recém-contratada comece no banco.

Para a vaga de Sebá Gómez, o favorito é o meio-campista Geovane Meurer, 23 anos, que pode atuar como meia ofensivo centralizado ou nessa posição do colombiano, fazendo o trabalho de área a área pela esquerda.

Esquema tático

O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. Machado é responsável pela saída de bola e pela construção com bolas longas. Sebá tem feito o trabalho de área a área, ajudando o ponta e o lateral pelo lado esquerdo.

Na linha de três, Mozart utiliza normalmente dois pontas (Vini Paulista e Lucas Ronier são os mais cotados dessa vez) e um meia ofensivo centralizado (normalmente Josué).

O portuguê Josué, aliás, volta ao time após cumprir suspensão.

Carlos De Pena

O uruguaio Carlos De Pena, 33 anos, marcou o gol da vitória contra o Avaí, entrando no segundo tempo e atuando na ponta-direita. No entanto, o jogador se destacou no Internacional, em 2022, atuando na posição de Sebá Gómez, como um volante de área a área. Com isso, o jogador é opção para substituir o colombiano ou também Nicolas Careca.

Adversário

O Botafogo não terá o volante Matheus Barbosa e os zagueiros Allisson Cassiano e Matheus Costa, todos em recuperação. Eles já não atuaram nas últimas rodadas. A dúvida é o lateral-esquerdo Jean Victor, em fase final de tratamento. Podem voltar ao time o volante Wesley Dias e o atacante Jefferson Nem.

A tendência, porém, é de repetição da escalação usada pelo técnico Allan Aal no empate contra a Ferroviária.

  • BOTAFOGO-SP x CORITIBA
  • BotafogoSP: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Gabriel Bispo e Dramisino; Jonathan Cafú, Leandro Maciel e Matheus Régis; Alexandre Jesus. Técnico: Alan Aal
  • Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado e Geovane Meurer (De Pena); Vini Paulista, Josué e Lucas Ronier (Everaldo); Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
  • Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
  • Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), quinta às 18 horas
  • TV: Disney+ e ESPN