
O Coritiba enfrenta o Ceará neste sábado (4), às 19 horas, em Fortaleza, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tenta executar uma missão que já ficou velha: uma vitória fora de casa na atual edição do Brasileirão. É a quinta tentativa neste ano.
A partida será transmitida pelo Pay-per-view.
DESEMPENHO
Em casa, o Coritiba é o dono do melhor desempenho no Brasileirão, com 4 vitórias em 4 jogos. É o único time que soma 100% de aproveitamento nos jogos em casa. Em sua última partida no Couto Pereira, derrotou o Botafogo por 1 a 0, no último domingo (29).
Fora de casa, contudo, o time paranaense tem o 2º pior desempenho no Brasileirão. Somou apenas 1 ponto em 4 jogos – obtido no empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Apenas o Fortaleza, que perdeu seus 3 jogos como visitante, tem desempenho pior.
“É um assunto recorrente. Nosso desempenho fora de casa não está dos melhores e temos consciência disso. Depois da derrota para o Atlético-GO, conversamos muito e sabemos que apenas o desempenho dentro de casa não é o suficiente nesse campeonato”, disse o meia-atacante Thonny Anderson. “Precisamos de mais intensidade e consistência fora de casa, tanto na parte defensiva quanto na parte ofensiva”.
TABELA
No Brasileirão, antes de iniciar a 9ª rodada, o Coritiba ocupa a 4ª posição, com 13 pontos, atrás apenas de Palmeiras, Atlético-MG e Corinthians, todos com 15 pontos. O Ceará soma 9 pontos e está em 15º lugar.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
Em relação ao último jogo, o técnico Gustavo Morínigo não poderá contar com o lateral-direito Matheus Alexandre (lesão muscular na coxa) e o centroavante Léo Gamalho (lesão na panturrilha). O volante Andrey, o lateral Egídio e o lateral/ponta Warley estão lesionados há mais tempo e também não jogam. Por outro lado, os zagueiros Luciano Castán e Henrique e o ponta Alef Manga, que cumpriram suspensão na última rodada, estão de volta.
Na lateral-direita, o mais provável é que o zagueiro Guillermo de los Santos seja improvisado. O lateral Natanael, que está recuperado de lesão e ficou no banco na última partida, foi relacionado para o jogo, mas ele não atua há quatro meses e dificilmente aguentaria os 90 minutos. No meio-de-campo, a vaga de Andrey deve seguir com Val. Na ponta, Alef Manga disputa posição com Fabrício Daniel. A posição de centroavante é disputada por Clayton e Adrián Martínez.
ESCALAÇÃO DO CEARÁ
O Ceará saiu da zona de rebaixamento no meio desta semana, após ter derrotado o Fortaleza por 1 a 0, em partida atrasada, na quarta-feira (1). Para este sábado, o técnico Dorival Júnior estará de volta à beira do gramado, após cumprir suspensão na última rodada. Outros que voltam a ficar à disposição são o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o meia Geovane e o atacante Mendoza. Por outro lado, o treinador não poderá contar com o volante Richardson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Luiz Otávio com dores.
CEARÁ x CORITIBA
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Richard e Fernando Sobral; Mendoza, Erick e Vina; Cléber. Técnico: Dorival Júnior
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Val; Igor Paixão, Thonny Anderson e Fabrício Daniel (Alef Manga); Clayton (Adrián Martínez). Técnico; Gustavo Morínigo
Árbitro: Flávio Rodrigues da Souza (SP)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE), sábado, às 19 horas