O centroavante Junior Brumado, 26 anos, deixou o Coritiba em junho e retornou à Europa. Ele pertence ao Midtjylland, da Dinamarca, e ficou emprestado ao time paranaense de julho de 2024 a junho de 2025.
Naquele período pelo Coxa, o atacante marcou sete gols em 31 partidas.
Reserva na Dinamarca
No Midtjylland, Brumado é reserva nesse início de temporada 2025/26. Das 13 partidas do clube até agora, ele atuou em sete. E só foi titular em três delas.
O centroavante titular do clube dinamarquês é Franculino Djú, da seleção de Guiné-Bissau e revelado pelo Benfica-POR. No futebol europeu, ele tem nove gols e duas assistências em 12 jogos na atual temporada.
Decisivo
Mesmo com status de reserva, Brumado tem boa média de gols na temporada 2025/26. Ele fez quatro gols nos 300 minutos que ficou em campo – a média é de um gol a cada 75 minutos.
Os quatro gols do centroavante brasileiro foram pelas fases classificatórias da Liga Europa.
Ele fez um gol na vitória por 2 a 1 sobre o Hibernian, da Escócia. E mais três nos dois duelos contra o KuPS, da Finlândia – 4 a 0 em casa e 2 a 0 fora.
Fase principal da Liga Europa
Ao eliminar o time finlandês, o Midtjylland garantiu vaga na fase principal da Liga Europa (UEFA Europa League), que agora é disputada por 36 equipes e sem divisão por grupos. Cada time disputa oito jogos nessa fase. Os oito primeiros avançam para o mata-mata. E outros 16 disputam um play-off.
Nessa fase, o time dinarmaquês terá como três principais compromissos os jogos contra Roma (Itália), Nottingham Forest (Inglaterra) e Celtic (Escócia).
História
Junior Brumado foi revelado nas categorias de base do Bahia. Em 2019, foi vendido ao Midtjylland por 2,25 milhões de euros. Ficou no clube dinamarquês por cinco temporadas – com uma saída por empréstimo para o Silkeborg, também da Dinamarca, em 2020. Conquistou três títulos no país europeu e teve sua temporada mais goleadora em 2021/21, com nove gols em 36 jogos.
Na temporada 2023/24, Brumado foi emprestado ao Hansa Rostock, da Alemanha. Ele marcou cinco gols em 24 jogos (18 como titular) pelo clube alemão, que terminou em penúltimo lugar e acabou rebaixado à terceira divisão da Bundesliga.