
Em busca de uma arrancada para garantir vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, o Chelsea fez o dever de casa neste sábado ao derrotar o Everton por 1 a 0, em Stamford Bridge, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês.
Com o resultado, o time londrino chegou a 60 pontos, subindo para a quinta posição na tabela, atrás de Liverpool (79), Arsenal (67), Newcastle (62) e Manchester City (61). Faltando poucas rodadas para o fim da competição, o Chelsea segue vivo na briga por uma vaga entre os quatro primeiros.
Ex-Coritiba
Outro destaque da rodada foi o Wolverhampton, que bateu o rebaixado Leicester por 3 a 0. Matheus Cunha marcou um dos gols da partida. O brasileiro, revelado pelo Coritiba, está muito próximo de ser anunciado como novo reforço do Manchester United.
Matheus Cunha
Nascido em João Pessoa (PB) e revelado nas categorias de base do Coritiba, Matheus Cunha nunca jogou no profissional do clube paranaense. Em 2017, ainda pouco conhecido, teve 85% dos seus direitos econômicos comprados pelo Sion, da Suíça, pelo equivalente a R$ 700 mil.
Matheus Cunha se destacou na Suíça com 10 gols e 8 assistências em 32 jogos. Em 2018, o Coritiba conseguiu vender os 15% restantes por 1,2 milhão de euros. Em seguida, ainda em 2018, o Red Bull Leipzig, da Alemanha, comprou o jogador por 15 milhões de euros. Um ano depois, o Hertha Berlim pagou 18 milhões de euros pelo atleta. Em 2021, o Atlético de Madrid investiu 35 milhões de euros na aquisição do meia-atacante. E o valor recorde veio em 2023, quando o Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra, pagou 50 milhões de euros para ficar com o brasileiro.
No total, Matheus Cunha soma 69 gols e 32 assistências em 264 jogos no futebol europeu. Versátil, o jogador atua em várias posições do setor ofensivo. Já atuou como centroavante, como meia ofensivo centralizado e como meia-ponta (extremo) pela esquerda.
Na seleção, Matheus Cunha ganhou ouro na Olimpíada de 2020 e foi um dos destaques do Brasil no Pré-Olímpico. No total, marcou 15 gols em 16 jogos pela seleção brasileira sub-23. Em 2020, foi convocado por Tite para a seleção principal, para jogos das Eliminatórias da Copa. Até agora, somou 11 partidas pela seleção – ainda não marcou gols.
Jogo do Chelsea
O Chelsea dominou o primeiro tempo e abriu o placar aos 27 minutos. Lavia recuperou a bola no campo de ataque e tocou para Enzo Fernández, que serviu Nicolas Jackson. O atacante finalizou com categoria no cantinho para balançar a rede.
No segundo tempo, o Everton equilibrou as ações e chegou perto do empate aos 18. Beto arriscou um chute colocado da entrada da área, mas Robert Sánchez fez uma defesa espetacular para evitar o gol. A reta final da partida foi movimentada, com chances para os dois lados, mas o Chelsea se mostrou mais eficiente para confirmar a vitória.
Newcastle
Ainda neste sábado, o Newcastle assumiu o terceiro lugar ao vencer o já rebaixado Ipswich por 3 a 0, no St. James’ Park. Isak, Burn e Osula marcaram os gols da vitória, em um jogo que teve a expulsão de Johnson logo no primeiro tempo. O brasileiro Bruno Guimarães, ex-Athletico Paranaense, foi titular na equipe.
Fulham
O Fulham, de Andreas Pereira, também teve um sábado positivo e subiu para a oitava colocação ao derrotar o lanterna Southampton por 2 a 1. Andreas teve boa atuação na vitória dos Cottagers.
Fechando a rodada, o Brighton, mesmo sem João Pedro – que cumpriu suspensão -, venceu o West Ham, de Lucas Paquetá, por 3 a 2, em uma partida bastante equilibrada e cheia de alternativas.