Cianorte x Coritiba: escalações, onde assistir e time sub-20 em campo

Cianorte x Coritiba: Mozart teve 11 desfalques no jogo contra o Andraus e agora conta com reforços

Silvio Rauth Filho
O volante Sebá Gómez: Cianorte x Coritiba

O volante Sebá Gómez (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba volta a campo neste domingo (dia 2) às 18h30, quando enfrenta o Cianorte, no Albino Turbay, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense.

O jogo será transmitido apenas pelo Canal do Coritiba no Youtube.

Os relacionados para Cianorte x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Volta dos suspensos

No total, o Coritiba teve 11 desfalques na quinta-feira, contra o Andraus: 5 lesionados e 6 suspensos. Os zagueiros Maicon e Bruno Melo, os volantes Filipe Machado e Vini Paulista e o centroavante Éberth firacam estavam em recuperação. Os suspensos, todos por expulsão no Atletiba, eram: os laterais Felipe Guimarães, Jamerson e Rodrigo Gelado, o volante Sebá Gómez, o meia Josué e o centroavante Júnior Brumado.

Todos os suspensos poderiam voltar contra o Cianorte, no entanto, o técnico Mozart decidiu levar o time sub-20 para a partida no Interior, com alguns reservas do grupo principal (Caio Matheus, Benassi, Gabriel Leite, Jhonny, Rodrigo Gelado e Geovane Meurer). O time deve ser comandado por Moisés Moura, técnico do sub-20.

Lesionados

Maicon e Bruno Melo tiveram lesões mais complicadas e não voltam na primeira fase do Paranaense. Filipe Machado, Vini Paulista e Éberth seguem em recuperação.

Novidade

A principal novidade na lista é o volante Khensane, de 16 anos, destaque do time sub-17.

Esquema tático

O técnico Mozart usou o esquema tático 4-1-4-1 contra o Andraus, com Geovane como único volante. A linha de quatro tinha Lucas Ronier (direita), Everaldo (esquerda), Bianqui (centro) e Meurer (centro). Esse mesmo sistema (4-1-4-1) foi usado contra o Athletico, mas com outros jogadores. O treinador também já escalou a equipe no 4-2-3-1, com Josué (centro), Ronier (direita) e Caio Matheus (esquerda).

Cianorte

Os jogadores mais conhecidos do Cianorte são os zagueiros Anderson Salles (36 anos, ex-Santos, Vasco e Paraná Clube) e Wesley (32 anos, ex-Maringá e base do Coritiba), o atacante Vinícius Faria (25 anos, ex-Sport) e o ponta Luiz Fernando (27 anos, ex-Juventude e Figueirense).

Destaques

Os artilheiros do Cianorte no início de 2025 são os atacantes Guilherme Beléa (23 anos, ex-Grêmio e Ponte Preta) e Gabriel Ramos (28 anos, revelado pelo Flamengo). Ambos fizeram dois gols cada em cinco jogos.

Gigante japonês

O Cianorte conta no elenco com o centroavante japonês Yosuke Morishige, de 20 anos e 1,98 m de altura. Após defender o Shimizu S-Pulse, do Japão, em 2023 e 2024, o atacante chegou ao Cianorte no início de 2025. Ele entrou em três partidas e marcou um gol na vitória por 5 a 1 sobre o São Joseense.

Nigeriano

Outro destaque estrangeiro do Cianorte é o ponta nigeriano Udeh Arinze Clinton, 23 anos. Nascido em Orlu, na Nigéria, ele foi revelado nas categorias de base do Londrina. Destacou-se no Paranaense Sub-20 de 2022, com sete gols em 22 jogos (9 como titular). No primeiro ano como profissional, em 2023, fez quatro gols e uma assistência pelo Tubarão, atuando no Paranaense e na Série B do Brasileiro. Foram 29 jogos e seis como titular naquela temporada.

Outros estrangeiros

Os outros dois estrangeiros do Cianorte ainda não atuaram no Paranaense. Um deles é o goleiro camaronês Yvan Lafont Tiwa, 20 anos, ex-Londrina. Ele jogou a Copa do Mundo Sub-17 de 2019 por Camarões.

O meia Bakary Nimaga, 30 anos, nasceu em Mali e foi revelado na base do Twente, da Holanda. Depois, passou 12 anos rodando no futebol europeu, defendendo clubes da Albânia, Áustria, Hungria, Turquia e Sérvia.