Coritiba Coxa

Clima, campo e torcida, os diferenciais do Coritiba

Para escapar da degola na última rodada, clube faz promoção para ter mais apoio do torcedor

Lycio Vellozo Ribas

O Coritiba já elegeu os grandes diferenciais para enfrentar o Fluminense neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro: o campo e a torcida. No último domingo, após a derrota para O Cruzeiro, o técnico Ney Franco e alguns jogadores já convocavam o torcedor a comparecer à partida e incentivar o time, que luta contra o rebaixamento. Ontem, a diretoria colocou em prática uma promoção de ingressos, no intuito de lotar o estádio Couto Pereira. A partir de hoje, o clube inicia a venda de bilhetes para todos os setores do estádio, com promoção em todos os dias.
“Quero convocar nosso torcedor para domingo, porque em jogo dentro de casa estamos jogando bem e vencendo”, falou o técnico Ney Franco. “Todas as vezes que jogamos em casa com a torcida apoiando tivemos bons resultados”. “Vamos jogar diante da torcida e é hora de nos unirmos para lutar contra o rebaixamento”, acrescentou o meia-atacante Marcelinho Paraíba. “Ela (a torcida) vai ser o 12º jogador e nos ajudará a chegar à vitória”, corroborou o zagueiro Jéci.
Em casa, com o apoio da torcida, o Coritiba viveu seus melhores momentos na temporada. É verdade que, pelo Brasileirão, foram quatro derrotas no Couto Pereira — Santo André, Goiás, Cruzeiro e Barueri. O quinto revés como mandante, contra o Santos, ocorreu em uma partida disputada em Cascavel. Das derrotas em casa, apenas uma (contra o Barueri) foi nos tempos de Ney Franco. Em contrapartida, foram 10 vitórias em 17 jogos. Entre os times batidos no Couto Pereira estão Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo, ou seja, todos os concorrentes ao título.
E é essa combinação de torcida e campanha em casa que alimentam o Coritiba na corrida contra a degola. Até uma derrota pode servir, desde que aliada a tropeços de Botafogo e Santo André (ver quadro acima). Mas o time paranaense só depende de si: basta vencer o Fluminense. “É um jogo de final, o último, e não temos chances de errar. Somos uma das equipes que depende só de nossas forças, e tenho certeza de que perante a nossa torcida faremos um bom jogo e deixaremos o Coritiba onde deve ficar, que é na série A”, completou o treinador.
Paraíbas — O jornal O Estado de S. Paulo voltou a informar ontem que Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba vão reforçar o São Paulo em 2010. “Ainda vão chegar (ao Morumbi) o meia-atacante Marcelinho Paraíba e o meia Carlinhos Paraíba, ambos do Coritiba, e o meia e volante Júnior Dutra, do Santo André”, diz a publicação.

Raio-x do último jogo do Coritiba no ano
O que está em jogo:
– O Coritiba corre risco de rebaixamento — entre 30% e 34%, segundo cálculos matemáticos

As possibilidades
– Em caso de vitória sobre o Fluminense: o Coritiba escapa do rebaixamento
– Em caso de empate: o Coritiba se salva em caso de tropeço (derrota ou empate) do Botafogo diante do Palmeiras, no Rio de Janeiro
– Em caso de derrota: o Coritiba se livra da degola em caso de derrota do Botafogo diante do Palmeiras, no Rio de Janeiro, e do Santo André para o Internacional, em Porto Alegre

Quem pode voltar ao time
– O zagueiro Pereira e o lateral Rodrigo Heffner, que cumpriram suspensão
– O atacante Rômulo, que não enfrentou o Cruzeiro por causa de uma cláusula contratual
– O lateral Ângelo, o atacante Ariel Nahuelpan e o goleiro Edson Bastos, que se recuperam de lesões. Mas isso depende da liberação dos médicos.

Quem é ou pode ser desfalque
– O lateral Luciano Amaral e o zagueiro Cleiton, suspensos
– O zagueiro Jéci, que se machucou diante do Cruzeiro e tem remotas chances de se recuperar até domingo

O que pesa a favor
– O Coritiba joga em casa, onde obteve 64% dos pontos disputados e surrou todos os times da zona de classificação à Libertadores

O que pesa contra
– A pressão por uma vitória, o medo de um descenso no ano do centenário e as más lembranças recentes dos dois anos que o time passou na Série B (2006 e 2007)

O que pode desequilibrar:
O apoio da torcida coxa-branca