O Coritiba anunciou uma série de ações de combate ao racismo. Uma delas será a camisa do clube, que terá os dizeres ‘Racistas não são bem-vindos no Couto’.
“Se a luta contra o racismo é um dever de todos, no Coritiba faz parte de sua identidade e história. Mais uma vez todos estão unidos neste combate. Com o apoio da Reals Bet, o Coritiba promove uma importante ação contra o racismo nesta quinta-feira (30), às 20h, em partida no Couto Pereira contra o Andraus, válida pela sexta rodada do Campeonato Paranaense”, informou o clube.
Patrocinador
“Demonstrando total apoio à causa antirracista, a Reals Bet cedeu seu espaço nobre na camisa do Coxa. No lugar da marca, será exibida a mensagem ‘Racistas não são bem-vindos no Couto’. Mensagem importante, que evidencia o posicionamento do clube e a necessidade de um ambiente respeitoso não só no futebol, mas também na sociedade. Além dos jogadores, o mascote Vovô Coxa também entrará em campo vestindo a camisa com a mesma mensagem no espaço cedido pela patrocinadora”, explicou o Coxa.
O clube explicou que as camisas utilizadas pelos jogadores nesta partida serão higienizadas, autografadas e posteriormente levadas à leilão, sendo todo o valor obtido revertido diretamente para entidades que trabalham a conscientização e luta contra a discriminação racial, promovem a cultura negra e lutam contra o racismo em nossa sociedade.
A receita do leilão será dividida entre duas entidades:
- Coral Negro de Curitiba: iniciativa cultural apolítica e apartidária que valoriza as raízes do povo negro na capital paranaense. Criado em 2021 e atuante nas causas de igualdade racial, o coral é inter-religioso e inter-racial, promovendo a identidade cultural negra por meio da música e do canto coral, propagando informações pertinentes à temática negra.
- Centro Cultural Humaitá: Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, a organização sem fins lucrativos desenvolve e articula atividades culturais na comunidade, contribuindo para o acesso, proteção e promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural brasileira.
Bandeirinhas
Além da frase nas camisas, elementos visuais dentro do estádio irão reforçar a campanha, como bandeirinhas de escanteio e uma faixa exibida no intervalo do jogo portando frases antirracistas.
“Todos os movimentos vêm na sequência de uma importante reunião que o Coritiba teve nesta semana com a Diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Governo do Estado do Paraná”, explicou o Coxa.
União e respeito
“O Coritiba se compromete a ser um clube cada vez mais atento e atuante na luta contra o racismo. A mensagem na camisa hoje é importante, mas será ainda mais relevante o Coritiba usar sua força para que a mensagem antirracista encontre cada vez mais um número maior de pessoas. O futebol e qualquer outro ambiente deve ser um espaço de paixão, união e respeito – e no Couto Pereira, não há lugar para racismo e nem qualquer outro tipo de discriminação”, aponta Gabriel Lima, CEO do Coritiba.
Patrocinador
“A Reals reforça o seu compromisso de combate ao racismo e à discriminação. Está na hora de causar mudanças em nosso entorno e colocar um ponto final neste tipo de situação. Nós, como uma marca que conversa diariamente com milhares de pessoas, sabemos que podemos trabalhar em prol da conscientização da sociedade, principalmente dos torcedores. A rivalidade fica de lado e nos unimos, porque o racismo é crime e a luta é de todos nós”, destaca Rafael Borges, Country Manager da Reals.
Vale lembrar que é a segunda vez que a Reals cede o seu lugar na camisa do clube, com quem acaba de renovar contrato por mais uma temporada, para dar visibilidade a causas sociais. A primeira foi uma ação em prol do Dia Internacional da Mulher, em março de 2024, quando o nome da empresa cedeu espaço para a frase “Respeita as Gurias”.