Kuscevic, em Cuiabá x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Cuiabá nesse sábado (dia 27) à noite, na Arena Pantanal, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time ficou em 20º e último lugar, com 3 pontos. O Cuiabá está na 13ª colocação, com 8 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

A partida marcou o reencontro do Coritiba com o técnico António Oliveira, que comandou a equipe paranaense de janeiro a abril, somando 7 vitórias, 7 empates e 3 derrotas naquele período.

DUAS ESTREIAS
O ponta Wesley Pomba, ex-Caxias e Grêmio, fez sua estreia pelo Coritiba. O ponta Ruan Assis, 19 anos, jogou como profissional pela primeira vez.

JEJUM
O Coritiba vive o maior jejum de vitórias da sua história, com 14 partidas seguidas sem vencer – a última vitória foi em 23 de fevereiro — 3 a 0 no Humaitá, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 7 empates e 7 derrotas. Já o Cuiabá vinha de vitória na estreia do técnico António Oliveira – 1 a 0 sobre o Cruzeiro.

RETROSPECTO
Essa foi a 4ª vez na história que o Coritiba jogou em Cuiabá. A 1ª foi em 1977, quando venceu por 3 a 2 o Dom Bosco, pelo Brasileirão 1977. Depois, enfrentou duas vezes o Cuiabá: empatou em 3 a 3 (Série B 2019) e perdeu por 2 a 1 (Brasileirão 2022). Os dados são do site Historiadocoritiba.

ARTILHEIRO
O atacante Robson, com 5 gols em 22 jogos, é o vice-artilheiro do Coritiba em 2023, empatado com Rodrigo Pinho (5 em 21) e atrás apenas de Alef Manga (9 em 19).

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Zé Roberto (suspenso), Thiago Dromboski (lesão), Marcelino Moreno (suspeita de pneumonia), Jean Pedroso (Mundial Sub-20), Rodrigo Pinho (lesão), Willian Farias (lesão) e Alef Manga. Além disso, foram afastados Chancellor, Cadorini e William Pottker. Zago armou o time no 5-4-1, com Robson de centroavante. A linha de quatro do meio-campo tinha Boschilia (esquerda), Kaio César (direita), Liziero (centro) e Bruno Gomes (centro). Com a bola, o time usava o 3-4-3 para atacar.

CUIABÁ
No Cuiabá, as baixas eram Denilson, Filipe Augusto, João Maranini e Uendel. António Oliveira armou o time no 4-1-4-1, com Raniele como único volante.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 3 minutos, Sobral chegou na ponta direita e, em vez de cruzar, chutou direto. A bola entrou no ângulo: Cuiabá 1 a 0. A partida ficou equilibrada depois disso, com o Coritiba tramando boas jogadas pela direita, com Natanael e Kaio César. E com o Cuiabá levando perigo pelas pontas. Aos 24, Kaio César desabou no campo, deixou o estádio na ambulância e foi levado a um hospital. Entrou o ponta Wesley Pomba. O jogo ficou truncado depois disso, com raras jogadas ofensivas dos dois lados. Em um dos raros ataques, o Cuiabá ainda perdeu gol feito aos 48, quando Sobral cabeceou fraco, livre na pequena área.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Jamerson e entrou o lateral Victor Luís. O Coritiba empatou já aos 3 minutos, em jogada de escanteio curto para Boschilia, que cruzou para Robson marcar de ‘peixinho’. O jogo ficou equilibrado e com poucos ataques. Aos 23, entraram o meia Matheus Bianqui e o volante Junior Urso. Aos 35, o ponta Ruan Assis entrou no lugar de Wesley Pomba. A partida ficou truncada até o fim, com raras jogadas ofensivas.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 56% de posse de bola, 8 finalizações (2 certas), 11 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O Cuiabá somou 9 arremates (3 certos), 7 faltas cometidas e 77% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CUIABÁ 1×1 CORITIBA
Cuiabá
: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (PK); Raniele (Cerqueira), Fernando Sobral, Ronald (Ceppelini), Jonathan Cafú (Quagliata) e Wellington Silva (Iury Castilho); Deyverson. Técnico: António Oliveira
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique, Bruno Viana e Jamerson (Victor Luís); Liziero (Junior Urso), Bruno Gomes, Boschilia (Matheus Bianqui) e Kaio César (Wesley Pomba, depois Ruan Assis); Robson. Técnico: Antonio Carlos Zago
Gols: Fernando Sobral (3-1º) e Robson (3-2º)
Cartões amarelos: António Oliveira, Raniele, Empereur, PK (Cuiabá). Wesley Pomba, Gabriel, Bruno Viana, Matheus Bianqui, Kuscevic (Coxa).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Gol do Cuiabá.
Em vez de cruzar, Sobral chuta direto, da ponta direita, e acerta o ângulo.
15 – Pressão do Coritiba. Boschilia pega rebote na meia-lua e chuta sobre o gol.
20 – Escanteio. Raniere cabeceia. Kuscevic tira o perigo.
35 – Matheus Alexandre cruza da direita. Sobral sobe mais que Henrique e cabeceia. Gabriel faz boa defesa.
42 – Bruno Gomes toca para Boschilia, na área. Ele chuta sobre o gol.
48 – Wellington Silva passa por Kuscevic, na área, e cruza. Livre na pequena área, Sobral cabeceia fraco. Gabriel salva.

Segundo tempo
3 – Gol do Coritiba. Escanteio curto para Boschilia, que cruza para a pequena área. Robson mergulha e toca de cabeça.
30 – Na meia-lua, Ceppelini tenta chuta colocado. A bola vai ao lado.
35 – Bruno Gomes enfia. Matheus Bianqui sai na cara do gol e chuta para fora.