Foto: Divulgação/Gabriel Thá/Coritiba

O pulso ainda pulsa!

No começo da noite deste domingo (8 de outubro), o Coritiba conseguiu no começo da noite deste domingo (8 de outubro) um heroico e histórico triunfo contra o Atlético-MG, de virada, impondo a primeira derrota do Galo em sua nova casa, a Arena MRV. Com o placar, o clube do Alto da Glória soma sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e mantém-se vivo na luta contra o rebaixamento.

Considerado azarão para a partida em Belo Horizonte, o time paranaense conseguiu se defender bem e deu trabalho ao adversário desde o início do jogo. Chegou a sair atrás no placar, com um gol de cabeça de Hulk aos 13 minutos do segundo tempo, mas não deixou esmorecer e buscou o empate cinco minutos depois, em belo chute de fora da área de Slimani.

Quando o empate parecia encaminhado, aos 45 minutos a estrela argelina de Slimani brilhou: após bela jogada do lateral Jamerson, o camisa 9 apareceu bem posicionado dentro da área para cabecear e selar o placar: 2 a 1 para os paranaenses.

TABELA

Após 26 rodadas do Brasileirão 2023, o Coritiba soma 20 pontos e já não é mais o lanterna da competição, posição que agora fica com o América-MG, que perdeu de virada para o Fortaleza (3 a 2) neste domingo e tem 18 pontos.

Já o Atlético-MG, que amarga sua primeira derrota na Arena MRV, estaciona nos 40 pontos e cai para o nono lugar.

Os dois times, contudo, agora terão um intervalo até o próximo jogo. O Coxa só volta a campo daqui a 10 dias, no dia 18 (uma quarta-feira), quando recebe no Couto Pereira o Cuiabá. O Atlético-MG, por sua vez, visita o Palmeiras no Allianz Parque no dia 19 (quinta-feira).

ESCALAÇÕES

Do lado coxa-branca, o meia-ponta Marcelino Moreno levou o terceiro cartão amarelo no Atletiba, na vitória por 2 a 0, e teve de cumprir suspensão automática. Foi substituído pelo ponta Robson, que esteve suspenso no clássico também pelo excesso de cartões amarelos.

Já no Galo, foram três novidades na escalação, uma delas o volante Otávio, ex-Athletico, que retomou a titularidade após cumprir suspensão na partida anterior. Além disso, o volante Battaglia e o meia-atacante Pedrinho acusaram lesões e ficaram de fora do jogo na última hora, sendo substituídos por Alan Franco e Igor Gomes.

PRIMEIRO TEMPO

A partida na Arena MRV começou com o Atlético-MG se impondo e ficando muito tempo no campo de ataque. Para o Coritiba se segurar na defesa, no entanto, Kosloski montou um “paredão” na entrada da área, tornando inócua a posse de bola mineira.

Abafada a pressão inicial, aos poucos o time paranaense foi se soltando, trocando muitos passes curtos no campo de defesa e sempre buscando o argelino Slimani na hora de construir jogadas.

A primeira finalização do jogo veio aos 18 minutos e foi justamente do time visitante, em cabeeio do argelino após cobrança de escanteio. O atacante ainda participou de outras quatro jogadas perigosas do Coxa na primeira etapa, enquanto a equipe mandante só foi conseguir finalizar pela primeira vez a gol aos 35 minutos, em cabeceio de Hulk. A melhor chance do Galo, porém, surgiu aos 48, após cruzamento de Pavón e cabeceio perigoso de Paulinho, que obrigou boa defesa de Gabriel.

SUBSTITUIÇÕES

Na volta do intervalo, mudanças nos dois times. No da casa, o meio-campista Alan Franco saiu para a entrada de Matías Zaracho. No visitante, duas alterações por causa de lesão: o zagueiro Kuscevic e o ponta Diogo Oliveira foram substituídos por Jean Pedroso e Kaio César.

Aos 22, vez do Galo mexer por lesão: Mariano saiu e Saravia entrou. Mais tarde, aos 31, Felipão fez ainda mais duas mudanças no time, com Alan Kardec e Patrick nas vagas de Igor Gomes e Pavón.

Kosloski, por sua vez, fez duas substituições aos 33, quando Victor Luís e Sebastián Gómez saíram para as entradas de Jamerson e Andrey, e aos 37 apostou em Maurício Garcez na vaga de Robson.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou mais agitado, com os dois times buscando o ataque e criando chances de gol (o Coxa, com Slimani e Matheus Bianqui; o Galo, com Igor Gomes e Pavón). O Atlético-MG, porém, foi quem adotou uma postura mais ofensiva, adiantando as linhas de marcação para pressionar mais no campo do adversário.

A estratégia deu certo e numa jogada rápida de ataque o time da casa conseguiu, finalmente, furar a muralha coritibana. Foi aos 13 minutos, quando Mariano, após lindo lançamento de Zaracho, acertou um cruzamento na medida para Hulk aparecer livre dentro da área e cabecear firme, pro fundo do gol.

Em desvantagem, o Coritiba não deixou esmorecer e foi em busca do empate, que acabou saindo aos 18 minutos, em uma linda finalização de fora da área de Matheus Bianqui.

Desnorteado pelo empate, o Galo não conseguiu mais esboçar qualquer reação. Ainda assim, a torcida mineira resolveu provocar o Coxa antes do apito final, fazendo ecoar gritos de “Segunda divisão” para o time paranaense.

O tiro saiu pela culatra: aos 45 minutos, no começo dos acréscimos, o lateral Jamerson escapou pela esquerda, avançou com liberdade até perto da área e cruzou. Dentro da área estava Slimani, bem posicionado, que só teve o trabalho de empurrar de cabeça pro fundo do gol para garantir a virada coxa-branca: 2 a 1.

ATLÉTICO-MG 1 x 2 CORITIBA

Atlético-MG: Everson; Mariano (Saravia), Bruno Fuchs, Maurício Lemos e Arana; Otávio e Alan Franco (Zaracho); Paulinho, Igor Gomes (Alan Kardec) e Pavón (Patrick); Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic (Jean Pedroso), Henrique e Victor Luis; Willian Farias; Sebástian Gómez, Matheus Bianqui, Diogo Oliveira (Kaio César) e Robson (Maurício Garcez); Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Hulk (13-2º), Matheus Bianqui (18-2º) e Slimani (45-2º)
Cartões amarelos: Robson (C)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), domingo, às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

18 – Cobrança de escanteio de Victor Luís. Slimani cabeceia por cima do gol.

34 – Robson recebe na esquerda e consegue dar um ótimo passe em profundidade para Slimani, nas costas da marcação. O argelino aparece dentro da área, perto da linha de fundo, fica indeciso entre o chute e o cruzamento e na hora de bater na bola, pega mal. Everson defende.

35 – Igor Gomes toca para a passagem de Guilherme Arana, livre pela esquerda. O lateral cruza e Hulk desvia de cabeça, mas sem conseguir acertar a pontaria. Para fora.

40 – Pavón recebe pela esquerda, corta para o meio e chuta bem colocado, com efeito, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol, com perigo.

47 – Diogo Oliveira cruza rasteiro e Slimani aparece por trás do marcador e por pouco não consegue a finalização. O atacante chegou um pouco atrasado na bola.

48 – Pavón ganha a disputa pela direita contra Victor Luís e cruza na medida pro cabeceio de Paulinho. Gabriel salta no canto e segura firme a bola.

50 – Slimani fica com a sobra da bola na entrada da área e, de costas para o gol, gira e já finaliza. O chute desvia na zaga e vai pra fora.

51 – Cobrança de escanteio fechada de Victor Luís. A bola faz uma curva e Everson salta para desviar e evitar o que seria um gol olímpico.

Segundo tempo

1 – A bola sobra para Robson dentro da área, que ajeita para Slimani chegar batendo. O chute vai em cima de Bruno Fuchs, que salva o Atlético-MG.

2 – Igor Gomes recebe pela direita do ataque, perto da área, e arrisca com um chute cruzado. A bola passa perto do gol.

5 – Matheus Bianqui arrisca um chute de longe e consegue bater com força. Só que a bola vai no meio do gol e Everson defende.

6 – Lançamento de Igor Gomes para Pavón, que avança rumo à linha de fundo, volta e toca para Guilherme Arana chegar batendo. Por cima do gol.

13 – Gol do Atlético-MG! Lançamento de Zaracho para Mariano na direita. O lateral avança e cruza na medida para Hulk, que aparece bem posicionado no meio da área para cabecear firme e balançar a rede.

18 – Gol do Coritiba! Robson toca para Matheus Bianqui na entrada da área. O meio-campista finge que vai chutar, limpa a marcação, dá um toquinho para ajeitar e chuta firme, no canto, sem chance pro goleiro.

24 – Guilherme Arna recebe na entrada da área e chuta forte, por cima do gol.

25 – Contra-ataque do Galo. Igor Gomes dispara da intermediária para a entrada da área e chuta para a defesa de Gabriel.

45 – Gol do Coritiba! Jamerson avança pela esquerda, se aproxima da linha de fundo e cruza. Slimani fecha na segunda trave e sobe bem no meio da área para cabecear. É a virada do Coxa!