Valquir Aureliano – Léo Gamalho comemora gol

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Rio Branco, nessa quarta-feira (dia 2) às 19h30, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Os gols foram do ponta Igor Paixão e do centroavante Léo Gamalho. Com o resultado, o time da capital ficou em 2º lugar, com 9 pontos, empatado com o líder Operário na pontuação, mas atrás no saldo de gols. A equipe do Litoral está na 10ª colocação, com 3 pontos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

ARTILHEIROS
O ponta Igor Paixão é o artilheiro do Paranaense 2022, com três gols em quatro jogos — ele divide o posto com o volante/meia Marcelo, do Operário. No total, Paixão fez 13 gols em 62 partidas pelo Coritiba desde que foi promovido ao profissional. Ele também já tem duas assistências em 2022. O centroavante Léo Gamalho, artilheiro do Coxa em 2021, chegou a 24 gols em 50 jogos pelo clube.

ALGOZ DE 2021
A partida foi o reencontro do técnico Gustavo Morínigo com o algoz na edição 2021 do campeonato estadual. Em 15 de maio de 2021, o time da capital perdeu por 2 a 1 para esse rival em Paranaguá e acabou eliminado da competição. Desde 1988, a equipe alviverde não era desclassificada já na primeira fase.

SÉRIE INVICTA NO COUTO
Nos últimos 14 confrontos entre Coritiba e Rio Branco em Curitiba, foram oito vitórias do time da capital e cinco empates. A última derrota do Coxa para o Rio Branco no Couto ocorreu em 2007.

ESCALAÇÃO
O Coritiba não tinha Márcio e Matheus Alexandre, suspensos. Outras ausências eram Natanael (lesão), Alex Muralha (poupado), Henrique (Covid) e Andrey (preparação física). O técnico Gustavo Morínigo decidiu usar o volante Val na lateral-direita. O centroavante era Léo Gamalho, atuando pela primeira vez em 2022, após testar positivo para Covid-19. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Willian Farias e Robinho como volantes. A linha de três tinha Alef Manga (direita), Igor Paixão (esquerda) e Régis (centro). O Rio Branco veio no 5-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve 15 minutos de domínio do Rio Branco. Nesse período, o time do Litoral levou perigo em dois bons chutes de Guilherme Biteco (ex-Paraná Clube) e duas boas jogadas dos pontas Lucas Sena e Pedro Oliveira. Depois disso, a partir dos 15, o Coritiba passou a mandar na partida, fez dois gols e criou outras quatro boas jogadas ofensivas. O primeiro gol, aos 20 minutos, foi um golaço coletivo, com boa troca de passes no meio-campo, cruzamento de Egídio, tabela de Igor Paixão com Régis e finalização precisa do prata-da-casa. Aos 26, Igor Paixão brilhou de novo, com belo cruzamento para Léo Gamalho cabecear no canto: 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Rio Branco fez duas substituições, mudou para o 4-2-3-1 e tentou ser mais ofensivo. O Coritiba manteve o domínio do meio-campo, mas reduziu o ritmo. Aos 12, a primeira substituição no Coxa, com a entrada do ponta Vinícius Ribeiro no lugar de Alef Manga. Aos 22, saiu Robinho para a entrada do volante Bernardo. O cenário não mudou e a partida seguiu truncada, com raros ataques. Aos 37, mais três trocas no time alviverde, com as entradas do centroavante Luizão, do meia Biel e do lateral/extremo Guilherme Biro.

CORITIBA 2×0 RIO BRANCO
Coritiba: Rafael William; Val, Guillermo de los Santos, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Robinho (Bernardo); Alef Manga (Vinícius Ribeiro), Regis (Biel) e Igor Paixão (Guilherme Biro); Léo Gamalho (Luizão). Técnico: Gustavo Morínigo
Rio Branco: Ravel; Yan Santos, Igor Morais, Guilherme Lacerda (Xaves), Alex Fraga e Andrezinho (Reinaldo); Duda, Guilherme Biteco, Lucas Sena (Xavier) e Pedro Oliveira; Petric (John Kleber). Técnico: Victor Annes
Gols: Igor Paixão (20-1º) e Léo Gamalho (26-1º)
Cartões amarelos: Xaves (RB). Régis, Val (C).
Árbitro: Amauri Carvalho Pahins
Público: 6.421 pagantes (7.046 total)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Pedro Oliveira chuta de fora da área. O goleiro defende
2 – Biteco arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado.
4 – Boa troca de passes do Rio Branco. Lucas Sena sai na cara do gol, mas demora para chutar e é desarmado.
8 – Falta de longa distância. Biteco chuta rasteiro, ao lado do gol.
10 – Escanteio. Robinho cruza. Igor Paixão desvia na 1ª trave. O goleiro espalma. Alef Manga pega o rebote e chuta. O goleiro defende de novo.
20 – Gol do Coritiba. Após bela troca de passes, Egídio cruza. Igor Paixão domina fora da área, tabela com Régis, recebe na área e toca na saída do goleiro.
26 – Gol do Coritiba. Igor Paixão dispara na direita e cruza na medida para Léo Gamalho, que cabeceia no canto.
33 – Val cruza. Igor Paixão cabeceia. O goleiro segura.
39 – Alef Manga recebe de Régis, invade a área e chuta sobre o gol.
40 – Egídio cruza para a 2ª trave. Igor Paixão cabeceia para fora.
47 – Igor Paixão invade a área e chuta cruzado. O goleiro espalma.

Segundo tempo
5 – Alef Manga cruza. Léo Gamalho, livre na cara do gol, domina e chuta no centro. O goleiro salva com os pés.
33 – Falta na ponta-direita. Biteco cobra direto. O goleiro rebate, mas se recupera depois e salva no reflexo.