
O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Avaí, nessa segunda-feira (dia 9) à noite, em Florianópolis, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 10º lugar, com 7 pontos. A equipe catarinense está na 3ª colocação, com 10 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Com o placar, o Coxa viu cair sua série de invicta de 3 jogos (2 vitórias e 1 empate). O time volta a jogar na quinta-feira, contra o Santos, pela Copa do Brasil.
DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba fez sua pior partida no Brasileirão 2022. Até mesmo na derrota para o Santos, a equipe apresentou melhor futebol. Dessa vez, a equipe teve dificuldades para sair jogando, cometeu falhas na saída de bola, apresentou problemas de marcação, o meio-campo pouco participou e o setor ofensivo raramente foi acionado. Aos 25 do 2º, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, o árbitro marcou pênalti de Henrique em Bissoli. O lance é polêmico e o Coritiba reclamou bastante em campo. Muriqui cobrou e converteu para fazer 2 a 1.
FATOR CAMPO
O Avaí não perdeu as 4 últimas partidas em casa (3 vitórias e 1 empate).
RETROSPECTO
Nos últimos 5 confrontos entre os dois times em Santa Catarina, foram três vitórias do Coritiba (em 2015, 2017 e 2021) e duas vitórias do Avaí (em 2018 e agora em 2022).
ARTILHEIRO
O ponta Igor Paixão é o vice-artilheiro do Coritiba em 2022, agora com 9 gols em 24 partidas, atrás do centroavante Léo Gamalho (13 gols em 18 jogos).
ESCALAÇÃO
Gustavo Morínigo não contava com os laterais Natanael, Warley e Nathan, além do meia Thonny Anderson, todos em recuperação. As novidades eram o lateral-esquerdo Egídio, o meia Robinho e o ponta Fabrício Daniel. Com isso, começaram no banco Guilherme Biro, Alef Manga e Régis. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Robinho centralizado e com Fabrício Daniel e Igor Paixão pelos lados do campo. No Avaí, a baixa era o atacante Dentinho, suspenso.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Avaí, que jogou avançado e sufocou a saída de bola do adversário, mas só teve duas boas jogadas ofensivas. A única chance clara do time catarinense foi aos 18, quando Egídio errou passe na defesa, Muriqui saiu na cara do gol, chutou forte e Muralha salvou. O Coritiba tentou sair jogando em passes curtos, mas não conseguiu. Com Andrey e Robinho bem marcados, o time tentou chegar ao ataque nas bolas longas. Acabou criando só uma chance, em boa tabela de Fabrício Daniel, que saiu na cara do gol, chutou e o goleiro defendeu.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol. Após boa jogada de Andrey, Egídio chutou cruzado, o goleiro espalmou e Igor Paixão aproveitou o rebote: 1 a 0. Aos 9, o Avaí respondeu com uma bola na trave, em belo passe de Eduardo e chute de Muriqui. Aos 12, a primeira substituição no Coxa, com a entrada do ponta Alef Manga. Aos 14, Egídio parou contra-ataque com falta em Muriqui, dentro da área. Pênalti. Bissoli (ex-Athletico) cobrou e converteu: 1 a 1.
PÊNALTI POLÊMICO
Aos 25, Bissoli caiu na área ao dividir com Henrique. O árbitro marcou pênalti. Na Central do Apito do Sportv, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo afirmou que houve a penalidade. O VAR não interferiu. Muriqui cobrou e converteu: 2 a 1.
SEM REAÇÃO NO FIM
Aos 28, entraram o meia Régis e o centroavante Clayton no Coritiba. Pouco adiantou. O Avaí conseguiu amarrar o jogo e garantir a vitória. Aos 41, entraram o lateral Guilherme Biro e o centroavante Adrián Martínez.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 42% de posse de bola, 8 finalizações (4 certas) e 80% de precisão nos passes. O Avaí teve 12 finalizações (6 certas) e 85% de precisão nos passes. Os dados são do FootStats.
AVAÍ 2×1 CORITIBA
Avaí: Douglas Friedrich; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Raniele, Eduardo (Jean Pyerre) e Bruno Silva; Morato (Renato), Muriqui (Willian Pottker) e Bissoli (Rômulo). Técnico: Eduardo Barroca
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias e Andrey; Igor Paixão, Robinho (Régis) e Fabrício Daniel (Alef Manga); Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Igor Paixão (6-2º), Bissoli (16-2º), Muriqui (27-2º)
Cartões amarelos: Henrique, Matheus Alexandre, Alef Manga (C). Pottker, Jean Pyerre (A).
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Local: Estádio Ressacada
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Fabrício Daniel tabela com Gamalho, sai na cara do gol e chuta. O goleiro espalma.
11 – Escanteio. Bissoli cabeceia no ângulo, mas fraco. Muralha segura.
18 – Egídio erra passe na defesa. Muriqui fica na cara do gol e chuta. Muralha salva.
28 – Morato dribla Egídio e chuta do bico da área. A bola pega efeito, mas Muralha mostra reflexos e faz grande defesa.
35 – Andrey chuta de fora da área. O goleiro rebate.
Segundo tempo
4 – Morato invade a área e chuta cruzado. Muralha espalma.
6 – Gol do Coritiba. Andrey enfia. Egídio invade a área e chuta cruzado. O goleiro espalma e Igor Paixão aproveita o rebote.
9 – Eduardo dá bom passe. Muriqui sai na cara do gol e chuta na trave.
14 – Contra-ataque. Jean Pyerre enfia para Muriqui, que é derrubado por Egídio na área. Pênalti.
16 – Gol do Avaí. Bissoli cobra o pênalti no centro do gol. Muralha cai.
23 – Alef Manga tabela com Léo Gamalho, recebe na ponta-direita e inverte para a ponta-esquerda. Igor Paixão chuta forte, do bico da área. A bola passa perto.
25 – Bissoli cai na área ao dividir com Henrique. O árbitro marca pênalti. O Coritiba reclama. O VAR não interfere.
27 – Gol do Avaí. Muriqui cobra no canto. Muralha cai para o outro lado.
46 – Régis cobra escanteio. Clayton chuta no canto. Raniele tira, quase em cima da linha.