
O Coritiba venceu por 2 a 1 o Bragantino, nesse domingo (dia 9) à noite, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do mandante foram de Alef Manga e Bruno Gomes. Com o resultado, o time paranaense ficou com 34 pontos, em 15º lugar — quatro pontos e duas posições acima da zona de rebaixamento. O time paulista está na 12ª colocação, com 38 pontos.
Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
FASES
Esse foi o 8º jogo do técnico Guto Ferreira no comando do Coritiba, agora com 4 vitórias e 4 derrotas. O Bragantino vinha de vitória sobre o Cuiabá, mas esse foi o único resultado positivo do time nas 10 rodadas anteriores (4 derrotas e 5 empates).
ARTILHEIROS
O ponta Alef Manga é o vice-artilheiro do Coritiba em 2022, com 13 gols em 47 jogos, atrás apenas do centroavante Léo Gamalho (16 gols em 36 jogos). O volante Bruno Gomes soma agora 1 gol em 12 jogos pelo Coxa.
CAMISA AZUL
Em homenagem aos 50 anos do título honorífico da Fita Azul, o Coritiba lançou o uniforme 3 de 2022 na cor azul. A camisa foi usada no jogo desse domingo. O modelo está à venda nas lojas oficiais (sou1909.com.br) por R$ 259. Clique aqui para saber mais sobre a conquista.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram Adrián Martínez, Andrey, Nathan Mendes, Neilton e Willian Farias, todos em recuperação. Thonny Anderson estava suspenso. Nenhum deles, porém, foi titular nas últimas rodadas. Com isso, o técnico Guto Ferreira pode repetir a escalação da derrota por 4 a 0 para o Palmeiras. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1, com Boschilia centralizado entre Alef Manga (esquerda) e Warley (direita).
ESCALAÇÃO DO BRAGANTINO
No Bragantino, os desfalques eram Aderlan, Andrés Hurtado, Praxedes, Léo Ortiz, Alerrandro e Jan Hurtado. Barbieri também adotou o 4-2-3-1.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com expulsão. Aos 3 minutos, Warley pisou no tornozelo de Sorriso, durante uma disputa de bola. O árbitro foi a VAR e decidiu pelo cartão vermelho. O lance é polêmico e depende de interpretação. O Coritiba ficou com um jogador a menos e mudou para o 4-4-1. Mesmo em desvantagem, o mandante abriu o placar já aos 11. Fabrício Daniel acertou lançamento impecável. Alef Manga disparou, invadiu a área, driblou Natan e chutou com estilo, encobrindo o goleiro. O Coxa recuou e levou pressão. Aos 26, veio o empate. Werik Popó aproveitou erro coletivo da defesa, ganhou na força, invadiu a área e chutou cruzado. Aos 36, saiu o meia Boschilia e entrou o volante Bernardo.
SEGUNDO TEMPO
O Coritiba voltou do intervalo com a marcação melhor encaixada e, com isso, conseguiu reduzir o ímpeto ofensivo do adversário. O jogo ficou equilibrado. O mandante fez 2 a 1 aos 12, em boa troca de passes, ajeita de Alef Manga e chute dentro da área de Bruno Gomes. O Bragantino tentou pressionar, usando muito a bola alta, mas não conseguiu furar a forte retranca do adversário.
ESTREIA
O colombiano Juan Díaz (21 anos, ex-Independiente Medellín) fez sua estreia pelo Coritiba, entrando aos 34 do 2º. Junto com ele, entraram no jogo o lateral Matheus Alexandre e o ponta José Hugo. Aos 41, Jesús Trindade saiu lesionado e entrou o zagueiro Guillermo.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 34% de posse de bola, 6 finalizações (2 certas), 7 faltas cometidas e 67% de precisão nos passes. O Bragantino teve 17 finalizações (4 certas), 12 faltas cometidas e 86% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORITIBA 2×1 BRAGANTINO
Coritiba: Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes (Juan Díaz) e Jesús Trindade (Guillermo); Warley, Boschilia (Bernardo) e Alef Manga; Fabrício Daniel. Técnico: Guto Ferreira
Bragantino: Cleiton; Raul, Léo Realpe, Natan e Ramon (Luan Cândido); Jadsom (Eric Ramires) e Lucas Evangelista; Artur, Hyoran (Carlos Eduardo) e Sorriso (Welliton); Werik Popó. Técnico: Barbieri
Gols: Alef Manga (11-1º), Werik Popó (26-1º) e Bruno Gomes (12-2º)
Expulsão: Warley (3-1º)
Cartões amarelos: Guto Ferreira (C). Jadsom, Evangelista (B).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Público:
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Gol do Coritiba. Fabrício Daniel lança para a ponta-direita. Alef Manga dispara, invade a área, dribla Natan e toca com estilo, na saída do goleiro.
22 – Lançamento. Sorriso sai na cara do goleiro. Gabriel ‘abafa’ o chute e salva o Coritiba.
26 – Gol do Bragantino. Werik Popó aproveita erro coletivo da defesa, ganha na força, invade a área e chuta cruzado.
28 – Alef Manga rola para Fabrício Daniel, na área. Ele chuta e a zaga bloqueia.
29 – Raul cruza. Sorriso domina na área e chuta cruzado. Gabriel espalma.
30 – Bola alta pra área. Natan domina, gira e chuta perto, sobre o gol.
37 – Hyoran lança. Artur entra livre, nas costas da defesa, e chuta no canto. Gol. Anulado por impedimento.
38 – Jesús Trindade erra na defesa. Hyoran aproveita e rola para Evangelista, que chuta perto, ao lado.
Segundo tempo
8 – Artur recebe lançamento na área e chuta sobre o gol.
12 – Gol do Coritiba. Boa troca de passes. Alef Manga recebe no bico da área e rola para Bruno Gomes, que entra na área e chuta no canto.
29 – Artur invade a área e chuta cruzado. Gabriel salva.