Coritiba x Ceará (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Ceará, nessa quarta-feira (dia 28) à noite, no Couto Pereira o Ceará, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense chegou a 31 pontos e subiu do 16º para o 15º lugar, com 31 pontos, ficando duas posições e três pontos acima da zona de rebaixamento. O time nordestino é o 16º colocado, com os mesmos 31 pontos, mas atrás no número de vitórias (critério de desempate). Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A partida teve o VAR como protagonista. Com ajudar da tecnologia, o árbitro voltrou atrás em relação a um pênalti marcado a favor do Coritiba. Em seguida, o VAR traçou as linhas para anular por impedimento um gol do Ceará.

Esse foi o 6º jogo de Guto Ferreira como técnico do Coritiba, agora com 3 vitórias e 3 derrotas.

ARTILHEIRO
Fabrício Daniel é o artilheiro da ‘Era Guto Ferreira’, com 3 gols em 5 jogos. Antes da chegada do treinador, ele somou 15 jogos e nenhum gol pelo clube. Os goleadores da equipe em 2022 são o centroavante Léo Gamalho (16 gols em 35 jogos) e o ponta Alef Manga (12 gols em 45 jogos).

ESCALAÇÕES
O técnico Guto Ferreira não tinha Adrián Martínez, Nathan Mendes, Willian Farias, Diego Porfírio e Andrey, todos em recuperação. Outras baixas eram Chancellor e Galarza, com as seleções da Venezuela e do Paraguai, respectivamente. Recém-recuperados de lesões, começaram no banco Henrique, Boschilia e Léo Gamalho. O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Robinho como meia-centralizado entre dois pontas (Warley e Alef Manga). Fabrício Daniel atuou como centroavante. No Ceará, o técnico Lucho González não contava com Luiz Otávio, Zé Roberto, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Lindoso, Bruno Pacheco, Kelvyn, Jael e Matheus Peixoto.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Coritiba forte na marcação e com saída rápida para o ataque. Com bom apoio de Natanael pela direita, o time criou pelo menos cinco boas jogadas ofensivas e chegou ao gol aos 29 minutos, em cruzamento do lateral-direito, ajeitada perfeita de Alef Manga e finalização de Fabrício Daniel: 1 a 0. O Ceará teve mais posse de bola (67%), mas só conseguiu levar perigo em um lance, aos 49, em belo chute de fora da área de Mendoza, que raspou a trave.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Robinho saiu lesionado. Entrou o meia Boschilia. O time mudou para o 4-1-4-1, com Jesús Trindade como único volante. A linha de quatro tinha Boschilia e Bruno Gomes centralizados. O jogo começou com o mesmo cenário, com o Ceará controlando o meio-campo, mas com dificuldade para atacar. E com o Coritiba perigoso nos contra-ataques.

PÊNALTI E GOL ANULADO
Aos 19, Warley caiu ao dividir com Richard, na área. O árbitro marcou o pênalti. Em seguida, foi ao monitor do VAR e decidiu cancelar a penalidade. Aos 33, o VAR anulou por impedimento um gol do Ceará, após falta na intermediária, cruzamento de Victor Luis, desvio de Jô e finalização de cabeça de Marcos Victor.

FIM DE JOGO
Aos 27, Warley saiu lesionado. Entrou o ponta José Hugo. O Coritiba reduziu o ritmo nos 20 minutos finais e administrou o placar. Aos 44, entraram o volante Bernardo e o centroavante Léo Gamalho.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 32% de posse de bola, 14 finalizações (4 certas), 12 faltas cometidas e 76% de precisão nos passes. O Ceará teve 11 finalizações (3 certas), 9 faltas cometidas e 89% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×0 CEARÁ
Coritiba: Gabriel; Natanael, Guillermo, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; Warley (José Hugo), Robinho (Boschilia) e Alef Manga (Bernardo); Fabrício Daniel (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira
Ceará: João Ricardo; Michel Macedo, Messias (Marcos Vitor), Lucas Ribeiro e Victor Luis; Richardson (Guilherme Castilho) e Richard; Lima (Erick), Vina e Mendoza (Iury Castilho); Jô (Vásquez). Técnico: Lucho González
Gol: Fabrício Daniel (29-1º)
Cartões amarelos: Vina, Richardson, Victor Luis, Marcos Victor (Cea). Fabrício Daniel, Castán (Cor)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Bruno Gomes chuta de fora da área. A bola passa perto do ângulo.
11 – Alef Manga cruza rasteiro. Warley domina na área e chuta mal, para longe.
14 – Cruzamento da esquerda. Jô cabeceia. Gabriel segura no centro.
25 – Warley tabela com Fabrício Daniel, invade a área e rola para Alef Manga, na área. Ele chuta e Marcos Vitor bloqueia.
29 – Gol do Coritiba. Natanael cruza da direita. Na 2ª trave, Alef Manga ajeita para Fabrício Daniel, que fuzila na pequena área.
33 – Warley chuta da risca da área. O goleiro defende, no canto.
34 – Alef Manga enfia. Fabrício Daniel sai na cara do gol, mas deixa a bola escapar.
40 – Natanael cruza rasteiro. Alef Manga chuta. A zaga tira.
49 – Mendoza chuta de fora da área. A bola raspa o ângulo.

Segundo tempo
9 – Gabriel lança. Fabrício Daniel desvia. Natanael invade a área, cai ao dividir com o zagueiro e pede pênalti.
17 – Falta de longa distância. Rafael Santos cobra com uma bomba. O goleiro espalma.
19 – Jô faz o pivô e rola para Vina, que chuta da meia-lua. Gabriel defende.
19 – Contra-ataque. Jesús Trindade enfia. Warley dispara, invade a área e é derrubado. O árbitro marca o pênalti, mas volta atrás depois de verificar no VAR.
28 – Falta na direita. Jesús Trindade cruza. Bruno Gomes cabeceia perto, ao lado.
33 – Falta na intermediária. Victor Luis cruza. Jô desvia. Marcos Victor fica livre para cabecear. O VAR anula por impedimento.