orcedor com camisa verde faz gestos de macaco em direção à torcida do Athletico (Crédito: Reprodução de vídeo/Twitter)

O Coritiba será julgado nesta quinta-feira (19) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa dos atos racistas de dois torcedores. Ambos foram filmados fazendo gestos de “macaco” para a torcida do Athletico, após a partida entre as equipes, no dia 1º de outubro.

As imagens foram levadas à Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná. No dia seguinte ao jogo, o Coritiba divulgou nota lamentando o ocorrido. Na terça-feira (3), o clube afirmou ter identificado um dos torcedores. “Desta forma, todas as informações foram encaminhadas à Demafe para adoção das providências cabíveis. O clube reitera seu repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas são inaceitáveis e incompatíveis com os valores e a história do clube”, informou o clube.

A ocorrência de racismo não consta na súmula da partida, mas foi denunciada pela Procuradoria do STJD. O Coritiba foi enquadrado no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Ainda caberá recurso no Pleno no STJD.