Corinthians x Coritiba: escalações, onde assistir, jejum de 20 anos e série invicta

Silvio Rauth Filho

Robson (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba volta a jogar no próximo domingo (dia 13) às 16 horas, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Corinthians, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão da Globo e do Premiere.

Novidade no banco do Coritiba

O técnico Thiago Kosloski e o auxiliar Reginaldo Nascimento estão suspensos. Ambos foram expulsos por reclamação contra arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Bragantino. Cumprem suspensão automática. Quem vai comandar a equipe do banco de reservas no domingo será o auxiliar Willians Alves, 37 anos, que está no Coritiba desde 2015.

Ex-jogador de futebol, Willians Alves passou pelos juniores do Coritiba e jogou em clubes do Interior do Rio Grande do Sul. Parou em 2012 e passou a se dedicar aos estudos para trabalhar no futebol. Formado em Educação Física, começou como coordenador da Escola Coxa. Depois, virou auxiliar do sub-17, do sub-20 e do sub-23. Em 2020, passou para o setor de Análise de Desempenho do profissional.

Coritiba pode ter até cinco mudanças na escalação

As novidades em campo devem ser o volante Sebastián Gómez e o lateral-esquerdo Victor Luís. Eles substituem o volante Bruno Gomes e o lateral-esquerdo Jamerson, suspensos por cartões amarelos.
Por decisão da comissão técnica, o volante Fransérgio deve ganhar a posição de Andrey. Outra possível alteração é Diogo Oliveira no lugar de Natanael na lateral-direita. O ponta Robson volta ao time após cumprir suspensão, com Kaio César retornando ao banco. Outras baixas são o meia Boschilia e o zagueiro Jean Pedroso, ambos em recuperação.

As novidades entre os relacionados são os volantes Liziero e Willian Farias, ambos recém-recuperados de lesão. Outro nome que volta a aparecer é o zagueiro Thalisson Gabriel, que retornou de empréstimo.

Convocados pelo Coritiba para o jogo (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Esquema tático do Coritiba

O time vem jogando no esquema tático 4-1-4-1, com Andrey como único volante. Na linha de quatro, os extremos são Marcelino Moreno (esquerda) e Robson (direita). Os médios, fazendo o trabalho de área a área pelo centro do campo, devem ser Matheus Bianqui e Fransérgio.

Jejum
O Coritiba não vence como visitante o Corinthians desde 2003. Depois daquela partida, foram 12 jogos com mando da equipe paulista, com dois empates e dez derrotas do time paranaense. Desde a inauguração da Neo Química Arena, em Itaquera, em 2014, o Coxa nunca venceu no local. Clique aqui para saber mais sobre o retrospecto entre os dois clubes.

Série invicta do Corinthians
O Corinthians está há dez jogos sem perder. Foram sete vitórias e três empates no período. O time pode ter a volta de Moscardo no meio-campo. As baixas são Cantillo e Paulinho, em recuperação. O ponta Mosquito, revelado pelo Coritiba e ex-Paraná Clube, está em fase final de recuperação, mas não atua desde outubro, devido a lesão. O time ainda não terá a estreia do zagueiro Lucas Veríssimo (28 anos, ex-Benfica e Santos), que recupera o condicionamento.

CORINTHIANS x CORITIBA
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Fausto Vera), Maycon e Renato Augusto; Adson, Wesley e Yuri Alberto. Técnico: Luxemburgo
Coritiba: Gabriel; Natanael (Diogo Oliveira), Kuscevic, Henrique e Victor Luís; Fransérgio
(Andrey); Sebastián Gómez, Matheus Bianqui, Robson e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira. Técnico: Willians Alves
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo, domingo às 16 horas