
O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o Fortaleza, nessa quinta-feira (dia 27) à noite, na Arena Castelão, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 35 pontos, na 15ª posição — 2 pontos e 2 lugares acima da zona de rebaixamento. O time cearense está na 9ª colocação, com 48 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Desde a chegada do técnico Guto Ferreira, o Coritiba somou 4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas.
Em relação ao desempenho, o Coritiba não repetiu as atuações apáticas das derrotas para São Paulo e Palmeiras. Dessa vez, mostrou mais atitude e melhor organização tática. No entanto, abusou dos erros individuais e pagou caro. O Fortaleza aproveitou os espaços e construiu uma vitória tranquila.
FATOR CAMPO
Entre os 20 participantes da Série A, o Coritiba é o único que ainda não venceu fora de casa. E chegou agora à 12 derrota seguida como visitante.
FASES
O Fortaleza defende agora uma série invicta de 8 jogos — 5 vitórias e 3 empates. E tem o 3º maior aproveitamento de pontos do 2º turno do Brasileirão, atrás apenas de Palmeiras e Internacional.
ARTILHEIRO
O centroavante Cadorini tem agora 2 gols em 3 jogos pelo Coritiba.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram Luciano Castán (suspenso), Fabrício Daniel (lesionado) e Adrián Martínez (fora pelo limite de cinco estrangeiros por partida). Em relação ao último jogo, apenas duas mudanças, com a entrada do volante Bruno Gomes no lugar de Bernardo e Guillermo na vaga de Castán. Natanael voltou após suspensão, mas começou no banco. Em fase final de recuperação, o volante Willian Farias viajou para Fortaleza, mas não ficou nem no banco. Guto Ferreira manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Galarza e Alef Manga pelos lados do campo e Boschilia centralizado. A novidade era o volante Galarza improvisado como meia-ponta.
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA
O técnico Juan Pablo Vojvoda não tinha o zagueiro Titi, suspenso, e o volante Hércules, lesionado. Ele usou o 4-2-3-1, com Moisés e Pedro Rocha (ex-Athletico) pelos lados do campo. E com Thiago Galhardo (ex-Coritiba) como centroavante.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já no 1º minuto, Juninho Capixaba arriscou de fora da área e acertou no cantinho: Fortaleza 1 a 0. O Coritiba sofreu nos primeiros minutos, mas conseguiu equilibrar o jogo em seguida. Aos 25, lance polêmico. Lucas Lima saiu na cara do gol, chutou para fora e caiu após dividir com Gabriel. O VAR chamadou, o árbitro verificou no monitor e marcou pênalti. Thiago Galhardo cobrou quase no centro e o goleiro defendeu. O jogo ficou truncado depois disso. Nos minutos, dois bons ataques do mandante (dois chutes de Pedro Rocha, de dentro da área) e dois do visitante (um cabeceio de Guillermo e um chute de Galarza).
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram Gamalho e Galarza. E entraram o ponta Warley e o centroavante Cadorini. O esquema seguiu o mesmo 4-2-3-1. O Coritiba avançou e começou a atacar com frequência. No entanto, uma falha individual de Warley mudou a história do jogo. Aos 9, ele perdeu a bola na defesa e Juninho Capixaba aproveitou: 2 a 0. Logo em seguida, aos 14, Cadorini ganhou a jogada na raça e chutou para diminuir para 2 a 1. Aos 22 e aos 24, o meia Régis e o lateral Natanael entraram no jogo. O Coxa começou a esboçar uma reação, que foi interrompida já aos 27, com jogada bem trabalhada do Fortaleza e gol de Romarinho. Aos 31, o volante Juan Díaz entrou no jogo. A partida ficou amarrada.
EXPULSÃO NO FIM
Aos 41, Romero partiu em contra-ataque e foi parado por carrinho por trás de Guillermo, que acabou expulso. O Coritiba ficou com um jogador a menos.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 49% de posse de bola, 16 finalizações (7 certas), 12 faltas cometidas e 75% de precisão nos passes. O Fortaleza teve 14 finalizações (7 certas), 14 faltas cometidas e 78% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
FORTALEZA 3×1 CORITIBA
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Brítez e Juninho Capixaba; Lucas Sasha (Zé Welison) e Caio Alexandre; Moisés (Romarinho), Lucas Lima (Hércules) e Pedro Rocha (Robson); Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Vojvoda
Coritiba: Gabriel; Nathan Mendes (Natanael), Chancellor, Guilllermo e Rafael Santos; Jesús Trindade (Juan Díaz) e Bruno Gomes; Galarza (Warley), Boschilia (Régis) e Alef Manga; Léo Gamalho (Cadorini). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Juninho Capixaba (1-1º e 9-2º), Cadorini (14-2º) e Romarinho (27-2º)
Expulsão: Guillermo (41-2º)
Cartões amarelos: Lucas Lima (F). Boschilia (C).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Gol do Fortaleza. Juninho Capixaba avança e chuta de fora da área. A bola entra no cantinho.
2 – Galhardo toca para Pedro Rocha, na área. Ele rola para Moisés chutar perto, ao lado.
6 – Galhardo invade a área e chuta cruzado. Gabriel defende.
11 – Rafael Santos cruza. Galarza tenta de cabeça e a bola bate na barriga de Capixaba. O árbitro marca pênalti. Em seguida, verifica no VAR e cancela a penalidade.
18 – Boschilia chuta de fora da área. O goleiro segura, quase no centro.
25 – Moisés enfia. Lucas Lima sai na cara do gol e tenta encobrir Gabriel, que tromba no adversário. A bola vai para fora. O VAR chama. O árbitro verifica no monitor e marca o pênalti.
28 – Galhardo bate o pênalti quase no centro e Gabriel espalma.
43 – Pedro Rocha recebe na área e chuta perto, sobre o gol.
46 – Falta na direita. Trindade cruza. Guillermo cabeceia no centro. O goleiro segura.
49 – Manga dispara na esquerda e rola para Galarza, que tenta finalizar na área, mas é bloqueado, cai e pede pênalti.
51 – Lucas Lima toca para Pedro Rocha, que recebe na área e chuta. Gabriel defende.
Segundo tempo
4 – Warley invade a área e cruza rasteiro. Manga chuta. O goleiro rebate e a bola vai na trave.
9 – Gol do Fortaleza. Warley sai jogando e perde a bola na defesa. Juninho Capixaba dispara, invade a área e chuta cruzado, no canto.
14 – Gol do Coritiba. Cadorini rouba do zagueiro, invade a área e chuta cruzado.
17 – Boschilia luta pela bola na meia-lua. Ele chega até Manga, que chuta cruzado. O goleiro segura.
27 – Gol do Fortaleza. Boa troca de passes do Fortaleza. Hércules recebe na área e toca para Romarinho, livre, chutar no ângulo.
43 – Falta quase na risca da área. Juninho Capixaba cobra e tenta o canto. A bola bate na trave.