Leandro Damião no Coritiba
Leandro Damião no Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba anunciou nessa quinta-feira (dia 8) que tem um pré-contrato com o centroavante Leandro Damião, 34 anos. O jogador está livre no mercado da bola, após deixar o Kawasaki Frontale, do Japão. O Coxa ainda não divulgou um contrato definitivo porque o jogador ainda não veio a Curitiba para passar pelos exames médicos e assinar os papéis.

“Leandro Damião assinou pré-contrato com o Coritiba. O centroavante de 34 anos chega na capital paranaense nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar em definitivo”, informou o Coritiba.

“As expectativas são altas. Este é um clube historicamente campeão e eu sou extremamente motivado por desafios. Ao lado dos meus companheiros, vamos alcançar grandes resultados e dar alegria a essa torcida apaixonada”, disse o atacante, para o site oficial do Coritiba.

Ao apresentar o jogador, o clube paranaense destacou números e conquistas de Damião. “Paranaense de Jardim Alegre, Damião em toda a sua carreira disputou 580 jogos, anotou 225 gols e fez 44 assistências. O atacante estava nas últimas cinco temporadas atuando no Kawasaki Frontale, do Japão. Na Ásia, o atleta anotou 71 gols, 27 assistências e conquistou sete títulos, sendo duas J. League (2020 e 2021), duas Supercopas do Japão (2019 e 2021), duas Copas do Imperador (2020 e 2023) e uma Copa da Liga Japonesa (2019)”, afirmou.

O centroavante chega para substituir o argelino Islam Slimani, que fez 221 gols em 564 jogos na carreira e acertou com o KV Mechelen, da Bélgica.

O Coxa também lembrou que, em 2010, o jogador foi campeão da Copa Libertadores da América com o Internacional, anotando o gol do título na grande final.

“Ao longo da carreira, atuou em 23 jogos pela Seleção Brasileira, anotando nove gols e três assistências. Em 2012 o jogador foi vice-campeão Olímpico e artilheiro com seis gols vestindo a amarelinha. O centroavante passou também por Santos, Cruzeiro, Flamengo e Real Betis-ESP”, contou o Coritiba. Nessa estatística, o Coxa somou os jogos da seleção principal (3 gols em 18 jogos) com as partidas pela seleção olímpica (6 gols em 6 jogos).

Desempenho recente
O Kawasaki ficou em 8º lugar na última edição do Japonês (J-League) e Damião foi o 12º da equipe no ranking de desempenho do Sofascore, com nota média 6,83. Ele marcou 5 gols em 22 jogos na última temporada pelo Kawasaki.

A última boa temporada de Damião ocorreu em 2021, quando marcou 31 gols e fez dez assistências em 48 jogos pelo Kawasaki.

Damião ficou no clube japonês de 2019 a fevereiro de 2024, somando 71 gols em 178 jogos e conquistando sete títulos (entre eles, dois troféus da J-League). Sua última temporada no Brasil foi em 2018, com 11 gols em 32 jogos pelo Internacional.

Início e auge
Paranaense de Jardim Alegre, o centroavante, de 1,88 m de altura, começou no Atlético de Ibirama-SC (Hermann Aichinger) e passou por Marcílio Dias e Atlético Tubarão antes de chegar ao Internacional, em 2009. Pelo clube gaúcho, fez 106 gols em 226 jogos.

Chegou à seleção brasileira, somando três gols em 18 jogos pela equipe nacional. A última partida pela seleção foi em 2013.

Em 2014, Damião atingiu seu recorde de valor no mercado da bola, sendo vendido pelo Inter ao Santos por valor equivalente a 13 milhões de euros.

LEANDRO DAMIÃO
Nome: Leandro Damião da Silva dos Santos
Nascimento: 22/07/1989 (Jardim Alegre-PR)
Posição: centroavante
Carreira: Internacional-RS, Santos-SP, Cruzeiro-MG, Real Betis-ESP, Flamengo-RJ e Kawasaki Frontale-JAP