Slimani na chegada ao Coritiba
Slimani na chegada ao Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba divulgou nota oficial nessa quarta-feira (dia 31) informando a rescisão contratual com o centroavante Islam Slimani, 35 anos. Ele tinha vínculo com o clube paranaense até o fim de 2024.

A nota do clube só tem uma frase. “O Coritiba informa que o atleta Islam Slimani não faz mais parte do plantel de profissionais do Clube, em virtude de rescisão antecipada do contrato de trabalho”, disse o clube.

Não há informações sobre os valores envolvidos na rescisão. Segundo a jornalista Nadja Mauad, do GE, o Coritiba não terá que pagar multa a Slimani pela rescisão antecipada.

Outra informação é que o jogador está negociando com o KV Mechelen, 8º colocado da primeira divisão da Bélgica.

O contrato tinha uma cláusula que permitia Slimani sair livremente, sem multa, até 31 de janeiro, caso recebesse proposta de um clube europeu.

As janelas de transferências das principais ligas da Europa fecham entre esta quinta-feira (dia 1º) e sexta-feira (dia 2).

Histórico
Em 10 de janeiro, o executivo de futebol do Coritiba, Júnior Chávare, afirmou em entrevista coletiva que Slimani não tinha planos de trocar de clube. “Em nenhum momento ele cogitou sair do Coxa. Até pelo contrário, quando saíram notícias, ele fez questão de nos mandar mensagem curta e objetiva: ‘é mentira’. Confio na palavra do jogador. É um atleta de extremo comprometimento. No dia a dia, é um profissional na excelência da palavra”, declarou Chávare.

Em 27 de novembro de 2023, o CEO da SAF do Coritiba, Carlos Amodeo, também elogiou Slimani. “Primeiro quero destacar o profissionalismo dele. Ele tem contrato até dezembro de 2024. Não temos indicativo nenhum dele ou da equipe dele que não esteja satisfeito e que não permaneça para 2024. Contamos com o Slimani como uma das referências para 2024”, declarou Amodeo.

Em 24 de janeiro de 2024, o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado europeu de transferências, avisou que Slimani poderia deixar o Coritiba. “Slimani pode deixar o Coritiba, já que seu contrato inclui uma cláusula de rescisão a ser acionada até o final de janeiro. Slimani foi bem pelo Coritiba lutando para evitar o rebaixamento e agora pode estar de saída”, escreveu, no X (ex-Twitter).

Coritiba rescinde contrato de Slimani

Copa Africana de Nações
A Argélia, de Slimani, foi eliminada da Copa Africana de Nações no dia 23 de janeiro, com a derrota por 1 a 0 para a Mauritânia. Mesmo com Mahrez (campeão da Champions League com o Manchester Citty), Bennacer (Milan) e Aouar (Roma), a seleção ficou em último lugar do Grupo D, atrás de Angola, Burkina Faso e Mauritânia.

Com a eliminação, Slimani poderia retornar antes ao Brasil e participar do grupo do técnico Guto Ferreira no Campeonato Paranaense. No entanto, não foi o que ocorreu e o jogador não voltou a Curitiba.

Slimani é o maior artilheiro da história da Argélia com 49 gols em 104 jogos – clique aqui para saber mais sobre a carreira do jogador.

O argelino foi contratado pelo Coritiba na janela de transferências de agosto, estreou em setembro e somou três gols e duas assistências em 11 jogos pelo clube.

Entre os 25 estrangeiros que atuaram pelo Coritiba no Brasileirão desde 2013, Slimani ficou em 8º lugar. Clique aqui para ver o ranking.