O Coritiba de Gustavo Morínigo é um dos melhores times do Campeonato Brasileiro 2022. É o que mostram os rankings de desempenho do site inglês WhoScored, que acompanha a Série A com estatísticas detalhadas desde 2013.
Após quatro rodadas, o Coritiba aparece nas três primeiras posições de nove rankings. É o melhor em gols marcados, em finalizações certas e em interceptações. É o segundo em finalizações, precisão de passes, cruzamentos certos, menos faltas cometidas e menos cartões (soma de amarelos e vermelhos). E aparece em terceiro na quantidade de dribles certos por jogo.
Na semana passada, o time paranaense já tinha números positivos – clique aqui para saber mais. E melhorou suas posições nos rankings com vitória sobre o Fluminense, no último domingo.
O CORITIBA NO BRASILEIRÃO 2022
Desempenho em comparação com os demais 19 clubes
1º gols pró (9 gols)
1º em finalizações certas (6,8 por jogo)
1º em interceptações (13 por jogo)
2º em finalizações (17,5 por jogo)
2º em precisão de passes (86,7%)
2º em cruzamentos certos (6 por jogo)
2º com menos faltas cometidas (10,3 por jogo)
2º com menos cartões (total de 7 amarelos e nenhum vermelho)
3º em dribles certos (13,5 por jogo)
5º em lançamentos certos (30,5 por jogo)
5º em passes certos (364 por jogo)
10º em posse de bola (51,7%)
12º em faltas sofridas (13,8 por jogo)
16º em desarmes (14,8 por jogo)
18º duelos aéreos vencidos (11,3 por jogo)
Fonte: WhoScored
DESTAQUES INDIVIDUAIS
O centroavante Léo Gamalho, do Coritiba, é o artilheiro da competição, com 4 gols, empatado com Calleri, do São Paulo. A média do jogador do Coxa, porém, é melhor. Ele ficou 223 minutos em campo. Ou seja, tem um gol a cada 56 minutos em campo. O argentino da equipe paulista fez um gol a cada 64 minutos.
Gamalho também lidera em finalizações certas, com média de 2,0 por jogo, empatado com Calleri, Bruno Henrique (Flamengo) e Fernando Sobral (Ceará).
Entre os jogadores que ficaram mais de 90 minutos em campo na soma das quatro rodadas, a melhor precisão de passes é do volante Willian Farias, do Coritiba, com 95,4%. O zagueiro Guillermo de los Santos, também do Coxa, tem 100%, mas só ficou 68 minutos em campo no total da Série A de 2022.
Willian Farias também é destaque no quesito disciplinar. Ele ainda não cometeu nenhuma falta na competição, mesmo ficando 358 minutos em campo (só não atuo por dois minutos na soma das quatro rodadas). E não levou cartões.
O Coritiba lidera o Brasileirão em interceptações graças ao lateral-esquerdo Egídio, 5º colocado da competição nesse quesito, com média de 2,7 por jogo.
Em dribles certos, os destaques do Coritiba são o meia Thonny Anderson (5,5 por jogo) e o ponta Igor Paixão (3,8). Um lidera e outro é o terceiro melhor da Série A nesse quesito. O 2º colocado é o ponta Angelo, do Santos, com 4,5 por partida.