Divulgação/ Felipe Dalke/ Coritiba

Heroico. Assim foi a atuação do Coritiba na noite deste sábado (23 de abril). Jogando no Independência contra o atual campeão brasileiro, o Atlético-MG, o Coxa largou em desvantagem no placar, sofrendo dois gols ainda na primeira etapa em falhas individuais (de Régie e Guilherme Biro, com Savarino marcando duas vezes). Ainda assim, o time do Alto da Glória não se deixou abater e foi para cima do adversário, conseguindo arrancar um inesperado e épico empate na etapa final, com gols de Igor Paixão e Adrián Martínez. Final do jogo: 2 a 2.

Clique aqui para assistir aos melhores momentos da partida.

Com o empate, o Coritiba agora soma quatro pontos em três rodadas no Campeonato Brasileiro, aparecendo em sétimo lugar na competição. O Galo, por sua vez, tem sete pontos em três jogos e lidera a competição.

FIM DA SÉRIE DE VITÓRIAS

O empate do Coxa fora de casa quebra uma incrível série de vitórias do time de Minas Gerais. É que o Galo somava 17 vitórias consecutivas como mandante no Brasileirão (16 em 2021 e mais uma em 2022). Considerando todas as competições, o time mineiro ostenta 39 jogos de invencibilidade como mandante, com 35 vitórias e 4 empates.

ESCALAÇÕES

O Coritiba não contava, mais uma vez, com o atacante Leo Gamalho, o lateral/atacante Warley e o meia-atacante Thonny Anderson, todos lesionados. Para piorar, de última hora o técnico Gustavo Morínigo ainda perdeu o volante Andrey, que também veio a sentir uma lesão. Com isso, Clayton foi novamente escalado como centroavante, Régis ficou com a função de armador centralizado e Val assumiu a volância ao lado de William Farias. Nas laterais, Matheus Alexandre e Guilherme Biro foram mantidos como titulares.

Já no Atlético, o ‘Turco’ Mohamed optou por poupar o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Allan e o meia Zaracho. Com isso, Rubens e Otávio ganharam lugar no onze inicial, assim como Hulk, que voltou a jogar após passar a semana em Miami, nos Estados Unidos, onde acompanhou o nascimento de sua filha, Zaya.

PRIMEIRO TEMPO

O Coritiba conseguiu equilibrar as ações no início da partida. Com uma defesa bem organizada, tirava espaços do adversário e marcava bem o principal destaque do Atlético, o atacante Hulk. Na hora de atacar, o time era efetivo e criou duas boas chances, aos 7 e aos 13 minutos, com Igor Paixão e Régis.

A equilibrada atuação coxa-branca, no entanto, acabou convertendo-se em decepção após dois erros individuais. Primeiro, aos 22 minutos, Régis perdeu uma bola no campo de ataque e armou o contra-golpe mortal do Galo, que ‘bicou’ o primeiro gol após uma inteligente trama envolvendo Nacho Fernández, Hulk e Savarino.

Atrás do placar, o Coxa se desestabilizou e passou a ser dominado de forma mais ampla. O castigo veio após mais uma falha individual, aos 35 minutos: bola longa da defesa para o ataque do Atlético, Guilherme Biro escorrega na hora de dominar e acaba entregando para Savarino, que só limpou o goleiro e empurrou pro fundo da rede, celebrando seu segundo tento na partida.

SEGUNDO TEMPO

Na volta para a etapa final, duas mudanças no Coritiba logo de cara, com o volante Bernardo e o meia Robinho substituindo Val e Régis, respectivamente. Aos 15, foi vez de Fabrício Daniel substituir Alef Manga.

Mesmo com uma desvantagem considerável, o Coxa não se entregou e partiu para cima do time mandante, atual campeão brasileiro. Seguro na defesa, o time visitante passou a controlar também as ações ofensivas e conseguiu descontar o placar aos 16 minutos, com Fabrício Daniel – que havia acabado de entrar – assistindo Igor Paixão.

O time paranaense manteve o ímpeto e a fome. Aos 24, Fabrício Daniel chutou cruzado e levou perigo. O gol de empate estava ficando quente. E finalmente saiu aos 32 minutos, quando Adrián Martínez (que havia entrado dez minutos antes, no lugar de Clayton) aproveitou uma linda jogada individual de Igor Paixão (sempre ele) e só teve o trabalho de empurrar a bola pro fundo do gol e correr pro abraço: 2 a 2.

Nos minutos finais, o time mandante ainda esboçou uma pressão e se lançou com tudo ao ataque para tentar retomar a vantagem no placar. O Coritiba, contudo, manteve a solidez defensiva e conseguiu garantir um importante ponto para a sequência da competição.

NÚMEROS DO JOGO

O Coritiba teve 39% da posse de bola e somou 11 finalizações a gol na partida (quatro no alvo), contra 20 do adversário (que acertou a meta em cinco ocasiões). Além disso, o time do Alto da Glória trocou 413 passes (com precisão de 85%), contra 657 do rival (que acertou em 89% das tentativas). Houve, ainda, três escanteios para cada lado.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 2 x 2 Coritiba

Atlético-MG: Everson; Mariano, Godín, Junior Alonso e Rubens (Sávio); Otávio (Allan), Jair e Nacho Fernández (Eduardo Sasha); Eduardo Vargas (Ademir), Savarino (Guilherme Arana) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed.
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Val (Bernardo); Igor Paixão, Régis (Robinho) e Alef Manga (Fabrício Daniel); Clayton (Adrián Martínez). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Savarino (22 e 35-1º), Igor Paixão (16-2º) e Adrián Martínez (32-2º)
Cartões amarelos: Hulk e Guilherme Arana (A); Adrián Martínez (C)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (SP)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, sábado, às 21 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

5 – Rubens cruza e a zaga do Coxa afasta. Na sobra, o lateral rouba a bola de Matheus Alexandre e chuta da entrada da área, obrigando boa defesa de Muralha.

7 – Régis recebe a bola na área, faz o pivô e toca para Igor Paixão, que chuta por cima do gol.

13 – Contra-ataque do Coxa. Bola enfiada para Régis, que dispara no meio da zaga, se aproxima da área adversária com liberdade e chuta rasteiro de canhota, para boa defesa de Everson.

17 – Hulk recebe pela esquerda, dentro da área, corta para a perna direita e chuta forte, por cima do gol.

18 – Nacho toca para Hulk, que faz o pivô e devolve pro argentino chutar forte, rasteiro. Muralha cai e segura.

19 – Matheus Alexandre desce pela direita e cruza para Clayton, que cabeceia com perigo, por cima do gol.

21 – Hulk avança com liberdade pela intermediária e chuta forte, rasteiro. A bola passa ao lado do gol.

22 – Gol do Atlético-MG! Nacho Fernández escapa da marcação de Matheus Alexandre e inverte o jogo com Hulk, que toca de primeira para a passagem de Savarino no meio da zaga. O atacante toca na saída do goleiro e abre o placar.

32 – Boa tabela do Galo na intermediária. A bola chega até Hulk, que chuta colocado, em cima de Muralha, que encaixa.

35 – Gol do Atlético-MG! Lançamento da zaga direto para o ataque. Guilherme Biro escorrega e ajeita a bola para Savarino, que passa por Muralha e empurra para o fundo da rede.

43 – Rubens recebe na intermediária, com liberdade, e chuta muito forte. A bola passa perto do travessão.

Segundo tempo

4 – Clayton recebe na área, protege de costas para o gol, consegue girar em cima do marcador e chuta rasteiro, para defesa do goleiro.

13 – Igor Paixão faz bela jogada pela esquerda, pedala para cima de Mariano, invade a área, corta Junior Alonso e chuta colocado, ao lado do gol.

16 – Gol do Coritiba! Igor Paixão toca e corre para o meio da área. Fabrício Daniel passa pela marcação, chega na linha de fundo e cruza. Paixão domina e chuta, sem chance pra Everson.

24 – Igor Paixão toca para Fabrício Daniel dentro da área. O atacante ajeita o corpo e chuta cruzado, ao lado do gol.

32 – Gol do Coritiba! Bola lançada da direita para a esquerda. Igor Paixão recebe, passa por Mariano na velocidade e rola para Adrián Martínez, que só empurra pro fundo da rede.