
O Coritiba anunciou nessa segunda-feira (dia 30) a contratação de Júnior Chávare, 56 anos, como novo executivo de futebol profissional do Coritiba. “O profissional fará parte do processo de reestruturação do clube e será responsável pela formação e administração do elenco profissional coxa-branca, além de trabalhar na política de futebol da equipe em todas as categorias em conjunto com a Gerência das Categorias de Base e a Gerência do Centro de Inteligência e Análise Deportiva (CIAD)”, informou o clube.
Chávare vai trabalhar junto com o ‘head esportivo’ Artur Moraes e com o gerente Guilherme de Sousa.
“Com mais de 20 anos de experiência no futebol, Chávare acumula passagens por outros grandes clubes brasileiros, como Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. Desde março, o profissional estava na Ferroviária-SP, clube em que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro no último mês”, contou o Coritiba.
“O Chávare é um profissional alinhado às diretrizes técnicas e esportivas deste novo momento do Coritiba. Os trabalhos anteriores demonstram que é um gestor experiente e qualificado, com amplo e comprovado conhecimento de mercado e formação de elencos no futebol brasileiro. Trata-se de um profissional-chave para reforçar nosso time de gestão de futebol”, disse Carlos Amodeo, CEO do Coritiba SAF, para o site oficial do clube. Amodeo e Chávare trabalharam juntos no Grêmio.
“O executivo também tem contribuições notáveis no desenvolvimento e promoção de jovens atletas nas categorias de base e transição ao elenco profissional, um dos pilares estratégicos da nova gestão. Nomes como Éder Militão, Alex Telles, Everton Cebolinha e David Neres, que chegaram à Seleção Brasileira, entre vários outros, foram beneficiados em projetos com a participação de Júnior Chávare”, afirmou o site do Coritiba.
“Neste nova etapa, espero contribuir com as experiências que adquiri ao longo da minha carreira no futebol para que o Coritiba atinja os objetivos junto à nova gestão. A montagem do elenco é um dos principais pilares para se estruturar uma equipe, mas está longe de ser uma tarefa fácil. Há uma série de variáveis que, em harmonia, é fundamental para o desenvolvimento do trabalho”, disse Júnior Chávare, para o site oficial do clube paranaense.
“A nova administração projeta colocar o Coritiba em um novo patamar. Com o planejamento ‘Visão 2030’, o foco está nos pilares de gestão, nova infraestrutura, maior engajamento com a torcida e relação com o mercado para consolidar a equipe entre as principais do Brasil”, completou o site do Coritiba.
Currículo
Chávare foi campeão da Libertadores com o Grêmio, em 2017. Também participou da montagem do elenco do Atletico-MG de 2021, campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão. Ele também teve passagens por São Paulo e Bahia.
Em 2023, ele participou da campanha do acesso da Ferroviária-SP para a Série C. Em 2022, foi contratado pelo Juventude em outubro, quando a equipe já estava praticamente rebaixada para a segunda divisão nacional. Ajudou a estruturar o clube para a Série B de 2023 e saiu em março.