Coritiba de Mozart tenta repetir série de vitórias de Morínigo

O Coritiba tenta repetir sua maior sequência de vitórias dos últimos quatro anos. Com o técnico Mozart, a equipe lidera a Série B

Silvio Rauth Filho
Coritiba comemora no Couto Pereira

Coritiba comemora no Couto Pereira: rumo ao acesso (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba tenta repetir sua maior sequência de vitórias dos últimos quatro anos. Com o técnico Mozart, a equipe lidera a Série B em 2025 e vem de quatro vitórias seguidas. No próximo sábado (dia 19), contra o Paysandu, terá a chance de igualar uma pequena façanha do técnico paraguaio Gustavo Morínigo.

Em 2021, sob o comando do treinador estrangeiro, o Coxa emplacou cinco vitórias consecutivas, todas pela Série B. Foi a última vez que o clube conseguiu uma série tão longa de vitórias.

Na ocasião, o time contava com os pontas Igor Paixão (hoje no Feyenoord) e Waguininho (hoje no Novorizontino), o centroavante Léo Gamalho (hoje no Mirassol), o meia Robinho (hoje no Brusque), o meia-atacante Rafinha (aposentado), o goleiro Wilson (aposentado), o lateral-direito Natanael (hoje no Atlético-MG) e os zagueiros Luciano Castán (hoje no Criciúma) e Henrique (aposentado). Em 2025, Morínigo comandou o Sportivo Luqueño até maio e atualmente está sem clube.

Em 2021, o Coritiba conseguiu o acesso à primeira divisão nacional, terminando em 3º lugar a Série B, com 64 pontos, atrás do campeão Botafogo (70 pontos) e do vice Goiás (65).

Início complicado

Morínigo assumiu o Coxa na reta final do Brasileirão 2020, quando o rebaixamento já era praticamente certo. No Paranaense 2021, o time fez fraca campanha e acabou eliminado na primeira fase, após derrota para o Rio Branco. Foi um fracasso histórico: desde 1988 o clube alviverde não era eliminado na primeira fase da competição.

Apesar do início complicado, a diretoria decidiu manter o técnico paraguaio para a Série B. E acabou conquistando o acesso naquele ano e o titulo paranaense na edição 2022.

A arrancada em 2021 começou logo após a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil, com derrotas por 1 a 0 e por 2 a 0 para o Flamengo. Na partida seguinte, o Coxa venceu o Vila Nova, pela Série B, e emplacou uma sequência de cinco vitórias.

Série invicta

A maior série invicta de Morínigo começou com essa mesma sequência de cinco vitórias. Logo em seguida, o time teve três empates (Vasco, Cruzeiro e CRB) e mais uma vitória (Sampaio Correia). A invencibilidade acabou na 14ª rodada, com derrota para o Operário. Foram nove partidas seguidas sem perder, contando todas as competições.

A maior série invicta do Coritiba desde então ocorreu em 2023, quando o técnico António Oliveira assumiu o comando da equipe e somou sete vitórias e quatro empates no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil.

Com Mozart, o Coxa vem de nove jogos sem perder (sete vitórias e dois empates), todos pela Série B. A última derrota foi em 10 de maio – 1 a 0 para o Goiás, pela 7ª rodada.