Com dois gols do atacante Dellatorre, o Coritiba venceu o Volta Redonda por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (4). A partida, no Couto Pereira, valia pela 15ª rodada da Série B. O time paranaense assumiu a liderança, manteve a boa fase e ainda quebrou um jejum, já que Dellatorre ainda não havia marcado gols na competição deste ano.
O resultado deixou o Coritiba com 30 pontos. Com isso, o time ‘dorme’ na liderança da Série B. Vai ficar por lá pelo menos até terça-feira (8), quando o Goiás (29 pontos) recebe o Criciúma. Se o time goiano não vencer, os coxas-brancas consolidam a liderança ao fim da 15ª rodada.
Boa fase
Desde a derrota (1 a 0) para o Goiás, em maio, o Coritiba engatou uma boa fase na Série B. Já são 8 jogos invictos – a maior série da competição – com seis vitórias e dois empates. Nesse período, levou apenas um gol, na vitória de 2 a 1 sobre o Avaí. O time coxa-branca tem a melhor defesa da Série B, com 6 gols sofridos.
Tabela
Na próxima quinta-feira (10), o Coritiba enfrenta o CRB em Maceió. O volante Filipe Machado cumpre suspensão, por ter levado o terceiro cartão amarelo nesta sexta-feira. Depois disso, o time paranaense terá pela frente três adversários que, pelo menos até esta sexta-feira, estão na zona de rebaixamento. São eles o Paysandu (hoje o 19º colocado, com 13 pontos), no dia 19; o Athletic-MG (atual lanterna, com 12 pontos) no dia 22; e o Amazonas (hoje o 18º, com 14 pontos), no dia 26.
Escalação do Coritiba
O Coritiba não contava com o volante Sebá Gomez, que sentiu uma lesão no clássico com o Athletico, no sábado (28), e acabou vetado. Wallisson entrou no meio-de-campo, mas ficou mais pelo lado direito – Gomez costuma jogar mais pela esquerda. Com isso, Josué caiu mais pela esquerda. De resrto, Mozart manteve o esquema 4-2-3-1 e a escalação que derrotou o Athletico no sábado, com Maicon e Jacy na zaga, Zeca e Bruno Melo nas laterais, Filipe Machado de volante, Lucas Ronier e Iury Castilho nas pontas e Dellatorre de centroavante.
Primeiro tempo
O Coritiba começou em ritmo lento, com paciência. E passou alguns apuros contra a marcação alta do Volta Redonda. O time do Rio de Janeiro jogava com três zagueiros, dois alas, dois volantes, um meia, um ponta e um atacante. No campo de ataque, procurava concentrar vários jogadores perto de onde estava a bola. Contudo, a partir dos 15 minutos, o time paranaense passou a dominar. Já tinha criado duas chances de gol quando Dellatorre aproveitou uma bola rebatida pelo goleiro Jean Drosny e fez 1 a 0, aos 18 minutos Cinco minutos depois, o goleiro deu outro rebote, desta vez em chute de Lucas Ronier, e Iury Castilho recuperou a bola e rolou para Dellatorre marcar 2 a 0. Depois, o time paranaense relaxou e cometeu alguns erros em saídas de bola da defesa, mas o goleiro Pedro Morisco segurou as pontas.
Segundo tempo
Na etapa final, o Coritiba voltou sem alterações. O Volta Redonda, por sua vez, lançou mão do lateral Jhonny e do atacante Lucas Tocantins (ambos ex-Coritiba), além do volante Robinho. Com isso, desfez o esquema com cinco defensores. O time coxa-branca passou mais apuros e teve dificuldade de sair do campo de defesa.
Aos 19 minutos, o técnico Mozart trocou Iury Castilho por Clayson na ponta-esquerda. Aos 26, entraram o volante Vini Paulista no lugar de Wallisson e o atacante Gustavo Coutinho em vez de Dellatorre. Aos 32, Josué e Filipe Machado saíram para as entradas do meia De Pena e do volante Geovane. Com uma vantagem confortável e diante do pior ataque da competição (sete gols em 15 jogos), o time coxa-branca atacou pouco e segurou o placar até o fim.