William Amaral
William Amaral (Crédito: Reprodução/Instagram/william.amaral4)

O Coritiba está atrás de um novo técnico desde o último sábado, quando demitiu Guto Ferreira. O diretor-técnico Paulo Autuori, contratado nessa quinta-feira (dia 9), trabalha em conjunto com o diretor executivo de futebol William Thomas para encontrar o novo treinador.

O nome de Thiago Carpini foi descartado, assim como os de Alex e Mano Menezes.

Um dos nomes cogitados é o de William Amaral, 56 anos, que foi auxiliar de Paulo Autuori no Atlético Nacional, da Colômbia, em 2022. Em 2023, Amaral assumiu como treinador principal da equipe colombiana. No campeonato nacional, somou sete vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Pela Copa da Colômbia, eliminou o Rio Negro Águilas nas quartas de final, com duas vitórias. Deixou o cargo em outubro, após derrota para o Unión Magdalena. Em seguida, o Atlético Nacional terminou em 5º lugar o campeonato nacional e conquistou o título da Copa, passando por Deportivo Pereira e Millonarios.

William Amaral foi zagueiro, revelado pelo Botafogo, e defendeu o Benfica por cinco temporadas.

Começou a carreira de auxiliar no Valenciano, de Portugal, em 2004. Trabalhou como auxiliar na Espanha até 2010. Na temporada 2010/11, teve essa mesma função no Olympique de Marselha, trabalhando com o técnico Didier Deschamps. O francês, hoje com 55 anos, foi campeão do mundo pela França duas vezes: uma como jogador (1998) e outra como treinador (2018).

William Amaral decidiu iniciar a carreira de técnico em 2016, em clubes de Gibraltar (território europeu com 30 mil habitantes). Ficou lá até 2021. Em 2022, foi contratado pelo Atlético Nacional.

Outros nomes
Outros nomes cogitados para assumir o Coritiba são Bruno Pivetti (que trabalhou com Autuori no Athletico Paranaense) e Paulo Turra (ex-Athletico). A efetivação do interino James Freitas (ex-Athletico) também é uma possibilidade.