Coritiba desperdiça chances de gol, falha na defesa e perde para o melhor mandante

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Coritiba/Guilherme Griebeler - Corinthians 3x1 Coritiba

O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o Corinthians, nessa quarta-feira (dia 20) à noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 16º lugar, com 19 pontos – um ponto acima da zona de rebaixamento. A equipe paulista está na 2ª posição, com 32 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

Em relação ao desempenho, o Coritiba teve três boas chances para abrir o placar, duas com Régis e uma com Alef Manga. Desperdiçou todas. Em seguida, a defesa falhou feio na área e entregou um gol para o Corinthians. No segundo tempo, o Coxa perdeu mais uma oportunidade clara, mas conseguiu empatar. Na sequência, porém, a instabilidade da defesa resultou em mais dois gols do mandante.

FATOR CAMPO
O time paranaense é o pior visitante da edição 2022, com 2 empates e 7 derrotas em 9 jogos longe do Couto Pereira. É a única equipe da Série A que ainda não venceu fora de casa. Já o Corinthians é o melhor mandante do Brasileirão e o único que ainda não perdeu em casa, com 6 vitórias e 3 empates.

RETROSPECTO
Em toda história, o Coxa só venceu o Corinthians em São Paulo 2 vezes (em 1971 e em 2003). Nesses 21 confrontos, foram 3 empates e 16 vitórias da equipe paulista.

ZAGUEIRO ARTILHEIRO
O zagueiro Luciano Castán soma agora 10 gols em 83 partidas pelo Coritiba – foram 3 em 33 em 2022.

REESTREIA
O ponta João Vitor, 22 anos, revelado nas categorias de base, voltou a jogar pela equipe principal, o que não ocorria desde novembro de 2021. No início de 2022, ele atuou no Linense, por empréstimo.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Gustavo Morínigo voltou ao esquema tático favorito dele, o 4-2-3-1, com Igor Paixão e Alef Manga pelos lados do campo e Régis centralizado na linha de três. No último jogo, porém, ele adotou o 4-3-1-2, com dois centroavantes (Gamalho e Martínez), um meia-atacante com liberdade ofensiva (Igor Paixão) e um trio de volantes (um centralizado e dois pelos lados do campo). Outra novidade foi Henrique no banco, com Guillermo de titular. Os desfalques eram Matheus Alexandre (suspenso) e três lesionados Fabrício Daniel, Warley, Robinho e Gabriel (goleiro recém-contratado).

ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS
No Corinthians, as baixas eram Renato Augusto, Paulinho e Júnior Moraes, em recuperação. O técnico Vítor Pereira estava suspenso e não ficou no banco. O esquema foi o 4-2-3-1 de sempre. A novidade era a estreia de Yuri Alberto.

PRIMEIRO TEMPO
O Corinthians teve facilidade para dominar a posse de bola e o terreno de jogo. No entanto, o Coritiba armou uma forte retranca atrás e dificultou a vida do mandante. Além disso, mostrou qualidade nos contra-ataques e criou três chances claras para abrir ao placar. Aos 6, Alef Manga entrou livre na área e chutou para fora. O mesmo Manga deu dois belos passes (um aos 20 e outro aos 29) para Régis marcar. O meio-campista chutou as duas para fora, desperdiçando oportunidades incríveis. O Corinthians só tinha criado uma boa jogada, mas ganhou um presente para abrir o placar aos 35. Guillermo falhou e entregou para Yuri Alberto, que cruzou. Castán tirou mal e Roger Guedes aproveitou: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário de antes, com o Coxa recuado e apostando nos contra-ataques. O gol de empate veio aos 8, em cruzamento de Egídio, ajeitada de Guillermo e cabeceio de Castán: 1 a 1. O Corinthians ampliou a pressão e passou a incomodar em cruzamentos. O gol da virada veio dessa forma, aos 21, em cruzamento do ponta Gustavo Mosquito (ex-Coritiba), bate e rebate na área e finalização de Adson: 2 a 1. Aos 26, saiu o meia Régis e entrou o centroavante Adrián Martínez. Aos 28, Alef Manga desperdiçou mais uma chance, chutando para fora após bom cruzamento de Igor Paixão. Aos 32, o ponta João Vitor entrou no lugar de Alef Manga. O Corinthians fez 3 a 1 aos 40, em cruzamento de Gustavo Mosquito, nova falha geral da defensa e cabeceio de Raul Gustavo. No fim, aos 41, Morínigo fez mais três substituições, com as entradas do lateral Nathan Mendes, do volante Bernardo e do meia Thonny Anderson.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 39% de posse de bola, 8 finalizações (4 certas), 13 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O Corinthians teve 19 finalizações (6 certas), 16 faltas cometidas e 90% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORINTHIANS 3×1 CORITIBA
Corinthians: Cássio; Rafael Ramos (Fagner), Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Cantillo e Maycon (Du Queiroz); Willian (Giuliano), Roni (Adson) e Yuri Alberto; Róger Guedes (Gustavo Mosquito). Técnico: Vitor Pereira
Coritiba: Alex Muralha; Natanael (Nathan Mendes), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Bernardo) e Val (Thonny Anderson); Alef Manga (João Vitor), Régis (Adrián Martínez) e Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Morínigo
Gols: Roger Guedes (35-1º), Castán (8-2º), Adson (21-2º) e Raul Gustavo (40-2º)
Cartões amarelos: Val, Willian Farias (Coxa). Rafael Ramos (Corint)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Local: Neo Química Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Régis começa o contra-ataque. Alef Manga parte livre, invade a área e chuta para fora. Régis e Igor Paixão estavam livres na área.
20 – Alef Manga cruza da direita. Livre na área, Régis tenta de voleio e a bola passa perto, ao lado.
29 – Contra-ataque. Willian recebe com passe e fica na cara do gol. Ele chuta no canto e Alex Muralha defende.
29 – Muralha lança para a ponta-direta. Alef Manga dribla um, invade a área e rola para trás. Régis chuta perto, ao lado.
35 – Gol do Corinthians. Guillermo perde a bola dentro da área. Yuri Alberto cruza. Luciano Castán tira mal. Roger Guédes fica livre na cara do gol e chuta no canto.

Segundo tempo
7 – Escanteio para o Corinthians. Régis puxa o contra-ataque. Igor Paixão dispara e rola para Alef Manga, na risca da área. Ele finta o marcador e chuta no canto. Cássio salva.
8 – Gol do Coritiba. Egídio cruza da intermediária. Guillermo ajeita de cabeça e Castán, também de cabeça, toca no canto.
16 – Piton cruza rasteiro, da esquerda. Roger Guedes desvia e a bola encobre Muralha, que consegue se recuperar e mandar para escanteio.
21 – Gol do Corithians. Mosquito cruza. Gamalho tenta tirar. A bola sobra para Raul Gustavo, que toca para Adson chutar no canto.
28 – Igor Paixão cruza da esquerda para a segunda trave. Livre, Alef Manga chuta para fora.
31 – Yuri Alberto recebe na cara do gol e chuta mal. A zaga tira.
38 – Léo Gamalho rouba no ataque, avança na ponta e cruza rasteiro. Adrián Martínez é travado pela zaga na cara do gol.
40 – Gol do Corinthians. Gusatvo Mosquito cruza da direita. Raul Gustavo sobre livre e cabeceia no canto.
43 – Léo Gamalho pega rebote na meia-lua e solta a bomba, no cantinho. Cássio faz boa defesa.