Coritiba desperdiça pênalti e toma sufoco, mas arranca empate no fim contra o caçula São Joseense

Alex Muralha evitou que o time metropolitano descolasse no placar e no final do jogo Igor Paixão marcou um golaço para igualar o marcador

Rodolfo Luis Kowalski

Valquir Aureliano - Coritiba comemora: equipe não teve atuação vistosa

O ‘caçula travesso’ do Campeonato Paranaense quase aprontou mais uma na tarde deste sábado (5 de fevereiro). Jogando no Estádio do Pinhão, em partida válida pela 5ª rodada, o São Joseense desempenhou melhor que o Coritiba e chegou a sair na frente do placar, fazendo valer a ‘lei do ex’ com Wellissol, aos 34 minutos do segundo tempo. O time comandado pelo técnico Marcão, ex-jogador do próprio Coxa e do Athletico, só não conseguiu a vitória dentro de casa porque nos minutos finais do confronto o jovem Igor Paixão, destaque do Coxa neste começo de temporada, conseguiu arrancar um coelho da cartola e marcou um golaço inesperado já aos 45 minutos, decretando o 1 a 1 no placar.

Com o empate, o Coritiba chega a 10 pontos e aparece na segunda colocação do estadual. O Alviverde tem mesma pontuação do Londrina, que ainda joga pela rodada neste domingo, fora de casa, contra o FC Cascavel. A equipe de São José dos Pinhais, por sua vez, tem seis pontos e aparece na sétima colocação.

Na próxima quarta-feira (9 de fevereiro) o Coritiba volta a campo para enfrentar o Londrina, às 19 horas, no Estádio do Café. Já o São Joseense joga no dia seguinte, também às 19 horas, contra o Operário, em Ponta Grossa.

CAÇULA TRAVESSO

A partida contra o Coxa marca o fim de uma ‘trilogia’ para o São Joseense. Estreante na elite do futebol paranaense, a equipe de São José dos Pinhais fez três jogos consecutivos contra o Trio de Ferro da capital. Primeiro empatou em 0 a 0 com o Athletico, na Arena da Baixada, no sábado (29 de janeiro), e depois venceu o Paraná Clube por 1 a 0, em casa, na última quarta-feira (2 de fevereiro). Hoje, faltou pouco para não conseguir mais uma vitória.

ESCALAÇÃO

O Coritiba foi a campo com uma escalação praticamente nova. Ao todo, foram nove mudanças em relação à vitória contra o Rio Branco, em Paranaguá, apenas com Guillermo e Val permanecendo no onze inicial (mas com esse passando da lateral para o meio de campo). Entraram o goleiro Alex Muralha, o lateral-direito Matheus Alexandre, o zagueiro Márcio Silva, o lateral-esquerdo Guilherme Biro, o volante Matheus Sales, os meia-atacantes Vinicius Ribeiro, Biel e Nathan Fogaça e o centroavante Luizão nos lugares de Rafael William, Willian Farias, Luciano Castán, Egídio, Robinho, Alef Manga, Régio, Igor Paixão e Léo Gamalho, respectivamente.

Destaque para o grande número de ‘piás do Couto’, especialmente no setor ofensivo, com os meia-atacantes Vinicius Ribeiro, Biel e Nathan Fogaça e o centroavante Luizão. Além deles, o lateral-esquerdo Guilherme Biro e o zagueiro Márcio Silva eram outros titulares oriundos da base.

Do lado dos mandantes, a equipe comandada pelo técnico Marcão, ex-lateral e zagueiro de Coritiba e Athletico, contou com força máxima, repetindo contra o Coxa a mesma escalação vista nos jogos anteriores, contra o Furacão e o Paraná Clube.

PRIMEIRO TEMPO

Embora o Coxa mostrasse muita disposição ofensiva, tentando pressionar alto e ficar mais tempo no campo do adversário, faltava ao time montado por Gustavo Morínigo maior repertório e qualidade na tomada de decisão (algo natural, em alguma medida, tendo em vista a juventude e inexperiência dos atletas no ataque coxa-branca).

Essa situação se traduziu num começo de jogo mais travado, com poucas chances de gol. Algo que mudou nos 20 minutos finais da etapa inicial, quando o São Joseense, mais efetivo com a bola nos pés, criou três boas oportunidades de gol, aos 29 e aos 31 minutos, em chutes de fora da área de Kalil, e aos 43, em finalização à queima roupa de Rael. O goleiro Alex Muralha, porém, trabalhou bem e manteve o zero no placar.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final teve um início emocionante. Primeiro, o Coxa perdeu um pênalti aos 10 minutos, com Biel. Em seguida, o São Joseense respondeu e criou duas oportunidades de gol.

As primeiras substituições do Coritiba vieram aos 19 minutos, e por atacado: os meia-atacantes Igor Paixão, Régis e Alef Manga e o atacante Léo Gamalho entraram em campo nos lugares de Nathan Fogaça, Vinicius Ribeiro, Biel e Luizão, respectivamente.

Era hora do Coxa jogar com e como ‘gente grande’. Mas a entrada dos jogadores considerados titulares na equipe de Gustavo Morínigo não se traduziu num desempenho muito melhor.

O técnico Marcão, por outro lado, foi corajoso e cirúrgico nas mudanças. Primeiro tirou o atacante Kalil e colocou o também atacante Bruno Bezerra em seu lugar. Em seguida, aos 32, apostou no meia-atacante Wellissol, ex-Coxa, substituindo o volante Marcinho. Foi premiado no minuto seguinte, quando Wellissol aproveitou falha defensiva e fez valer a lei do ex, botando a equipe metropolitana em vantagem.

Já nos minutos finais, aos 42, as duas últimas substituições no jogo, com o São Joseense buscando preservar a vitória com as entradas do zagueiro Júlio Vaz e do meia Will nos lugares do meia Alisson Taddei e do atacante Gabriel Honório.

Mas quando o placar parecia encaminhado, Igor Paixão, sempre ele, fez uma grande jogada individual e, num chute praticamente sem ângulo, uma bomba, conseguiu arrancar o empate para o time da capital paranaense, aos 45 minutos.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSEENSE 1 X 1 CORITIBA

São Joseense: André Luiz; Leo Alaba, Dirceu, Bruno Oliveira e Rael; Caio César, Marcinho (Wellissol), Júlio Pacato e Alisson Taddei (Júlio Vaz); Gabriel Honório (Will) e Kalil (Bruno Bezerra). Técnico: Marcão
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo, Márcio Silva e Guilherme Biro; Matheus Sales e Val; Vinicius Ribeiro (Régis), Biel (Alef Manga) e Nathan Fogaça (Igor Paixão); Luizão (Léo Gamalho). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Wellissol (34-2º) e Igor Paixão (45-2º)
Cartões amarelos: Vinícius Ribeiro, Matheus Sales (C); Bruno Oliveira (S)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, sábado, às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

7 – Biel recebe a bola na intermediária pela esquerda do ataque, avança um pouco e, com liberdade, arrisca um chute de longe – e também manda longe.

13 – Luizão desvia a bola pelo alto e Guilherme Biro aparece nas costas da defesa, pela esquerda do ataque. Ele avança e cruza forte, fechado. A bola passa perto da trave e na frente de Nathan Fogaça.

16 – Val avança pela intermediária e chuta de longe, colocado. André Luiz cai e faz defesa segura.

18 – São Joseense troca passes pela direita do ataque até a bola chegare em Alisson Taddei na área. Ele chuta cruzado e Alex Muralha cai para fazer boa defesa.

29 – Gabriel Honório recebe na intermediária e entrega para Kalil. De frente para o gol, o atacante arrisca um chute colocado, de canhota, e obriga grande defesa de Alex Muralha.

31 – Kalil recebe na intermediária pela direita e, com campo livre, avança em velocidade e chuta de longe com a perna direita. Alex Muralha se estica e evita o gol mais uma vez.

32 – Agora é Val quem recebe de Matheus Sales arrisca de fora da área um chute colocado, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol, perto do travessão. Perigoso!

38 – Lançamento de Biel para Luizão. O atacante recebe de costas para o gol, gira em cima de dois marcadores e abre espaço para o chute cruzado, em cima do goleiro, que segura.

43 – Bola cruzada pela direita do ataque por Alisson Taddei. Matheus Alexandre ‘dorme’ dentro da área e a bola sobra com Rael, perto da linha de fundo. Muralha sai bem do gol e consegue fechar o ângulo para finalização, praticando outra grande defesa. A bola sai em escanteio.

Segundo tempo

9 – Pênalti para o Coritiba! Cobrança de falta perto da área. O Coxa manda a bola para a área, a zaga do São Joseense afasta e o zagueiro Márcio Silva sofre falta ao disputar a bola com Gabriel Honório.

10 – Biel vai pra a bola e chuta forte, baixo, no canto esquerdo do goleiro. André Luiz acerta o canto e agarra a bola.

11 – Cruzamento de Júlio Pacato e Rael aparece na área para cabecear, levando perigo à meta defendida por Alex Muralha.

12 – Alisson Taddei recebe perto da meia-lua, gira em cima da marcação me chuta por cima do travessão, com perigo.

31 – Cobrança de falta de Gabriel Honório, qiue manda direto para o gol, no canto. Muralhja faz boa defesa.

32 – Caio César toca para Taddei, que rola para a passagem de Gabriel Honório, que chega batendo dentro da área. Alex Muralha se estica e faz outra grande defesa.

34 – Gol do São Joseense! O time mandante rouba a bola no meio de campo e avança pela direita do ataque. A bola é invertida e Wellisson recebe com liberdade e campo aberto. Ele avança e toca na saída de Alex Muralha.

44 – Wellissol lança pela esquerda Will, que se posiciona bem na área e chuta forte. Muralha defende.

45 – Gol do Coritiba! Igor Paixão recebe na direita, pedala para cima do marcador, avança rumo à linha de fundo e manda uma bomba, quase sem ângulo. O chute estufa a rede, golaço!