Coritiba é o clube que menos rodou o elenco na Série B de 2025

O Coritiba só usou 20 jogadores na Série B de 2025. Após seis rodadas, é o clube que menos utilizou diferentes atletas na competição

Silvio Rauth Filho
Jogadores do Coritiba comemoram gol na Série B

Jogadores do Coritiba comemoram gol na Série B (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba só usou 20 jogadores na Série B de 2025. Após seis rodadas, é o clube que menos utilizou diferentes atletas na competição. O lanterna Amazonas, por exemplo, já levou a campo 28 jogadores – é o clube que mais ‘rodou o elenco’ no torneio.

No caso do Coxa, o grupo restrito de jogadores é parte da estratégia do técnico Mozart, que avisou desde a sua chegada que não é favorável a elencos numerosos. “Para você ter excelência no trabalho, o elenco não pode ter 30, 35 jogadores. Respeito quem faça, mas eu não acredito nisso. Quando se tem um jeito especifico de jogar e claro, principalmente para o jogador, você precisar treinar. Quanto mais enxuto o elenco, mais rápido o processo de evolução e você consegue aproveitar melhor os trabalhos”, declarou o técnico, em dezembro de 2024, ao ser contratado pelo clube.

Versatilidade

Para compensar a falta de suplentes. Mozart aposta na versatilidade dos titulares. “O time, hoje, precisa saber fazer tudo. Tem que saber defender bem, saber contra-atacar, saber se impor quando o adversário marcar mais baixo, saber transitar bem para trás. O jogo exige isso. Voltando às características dos jogadores que vamos trazer, são àqueles que saibam fazer várias coisas. Não sou eu que estou inventando isso, o mundo está praticando isso”, disse o treinador.

A versatilidade ajudou Mozart a manter um time-base e a fazer poucas alterações. Ele conta com Zeca, que atua nas duas laterais (esquerda e direita). E com Bruno Melo, que já jogou como zagueiro e lateral-esquerdo. O volante Wallisson se firmou na ponta-direita. E Lucas Ronier já foi escalado nas duas pontas (direita e esquerda).

No banco, ele conta com os versáteis Vini Paulista e Carlos De Pena, que atuam em praticamente todas as posições do meio-campo e já jogaram nas pontas.