Coritiba e Operário avançam na Copinha; Dois paranaenses são eliminados

Coritiba e Operário, de Ponta Grossa, vencem na Copa São Paulo e avançam para o mata-mata; Outros dois paranaeses são eliminados

Silvio Rauth Filho
Jogadores do Coritiba comemoram o gol de Azaf na Copinha

Jogadores do Coritiba comemoram o gol de Azaf na Copinha (Crédito: Divulgação/Luís Lisbôa/Coritiba)

O Coritiba está classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de Juniores. A vaga foi garantida nessa quinta-feira (dia 9), com o empate em 2 a 2 com o Desportivo Brasil, em Porto Feliz (SP). Com o resultado, as duas equipes terminaram com cinco pontos no Grupo 15 e avançaram para o mata-mata da Copinha.

Os outros dois do Grupo 15, Dom Bosco (MG) e Hercílio Luz (SC), foram eliminados.

O adversário da próxima fase será conhecido no sábado, após o término da primeira fase.

Os gols do empate do Coritiba foram do centroavante Thiago Azaf, 17 anos, e do meia Mayke, 19 anos.

Clique aqui para assistir aos gols: Azaf e Mayke.

Escalação do Coritiba contra o Desportivo Brasil (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba terminou a primeira fase com uma vitória (Hercílio Luz) e dois empates (Dom Bosco e Desportivo Brasil). O Coxa disputa a competição sem os principais jogadores do sub-20, que ficaram em Curitiba em preparação para o Campeonato Paranaense. Os novatos vão representar o clube na competição profissional e estreiam nesse domingo contra o Londrina. Clique aqui para saber mais.

Transmissão

As partidas da Copinha são transmitidas pelo Youtube do Paulistão, da Federação Paulista de Futebol.

Fórmula

O torneio tem a mesma fórmula de disputa dos anos anteriores. Os 128 times estão divididos em 32 grupos de quatro, espalhados por diferentes cidades do Estado de São Paulo. Classificam-se à segunda fase os dois melhores de cada chave. Daí para frente, jogos únicos, no estilo mata-mata. Em caso de empate, o confronto será decidido nos pênaltis.

Paranaenses

Outros quatro paranaenses também disputam a competição sub-20. O Operário goleou por 7 a 0 o Força e Luz (RN), nessa quinta-feira, e terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento (3 vitórias em 3 jogos).

O Azuriz, de Pato Branco, perdeu por 2 a 1 para o Bandeirante (SP), em Brodowski (SP), pelo Grupo 6, e foi eliminado. Terminou em terceiro lugar do grupo. O time paranaense fez uma avaliação positiva da sua primeira participação na história da competição.

Já o FC Cascavel perdeu para o Sport (PE) na primeira rodada e para o Referência (SP) na segunda rodada. Com isso, está eliminado e apenas cumpre tabela na terceira e última rodada, no sábado.

O Athletico Paranaense é outro paranaense classificado. O time garantiu a vaga antecipada na segunda-feira, ao vencer o Mazagão (AP). Antes, já havia derrotado o Ferroviário (CE). Nesta quinta-feira, apenas cumpre tabela contra o Audax (SP), às 21 horas.

Grupos dos paranaenses em 2025

História

Os paranaenses nunca venceram a competição, que foi criada em 1969. A melhor marca foi do Athletico, vice em 2009. O Furacão também foi semifinalista em 2012, junto com o Coritiba. Outros semifinalistas paranaenses foram o Matsubara (1980 e 1988), Londrina (1994), Coritiba (2004 e 2012), Iraty (2005), Paraná Clube (2005) e Athletico (2007 e 2012).