Coritiba empata com a Chapecoense e aumenta jejum no Couto Pereira

O Coritiba empatou em 0 a 0 com a Chapecoense, nessa sexta-feira (dia 8) à noite, no Couto Pereira, pela 21ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
IMG-20250808-WA0050

Dellatorre em Coritiba x Chapecoense (Crédito: Rui Santos)

O Coritiba empatou em 0 a 0 com a Chapecoense, nessa sexta-feira (dia 8) à noite, no Couto Pereira, pela 21ª rodada da Série B. Com o resultado, o Coxa ficou na liderança provisória, com 39 pontos, e pode perder o primeiro lugar até o fim da rodada para o Goiás, que tem 38 pontos e enfrenta o Operário neste sábado. A equipe catarinense figura na 4ª colocação, com 34 pontos.

Na próxima rodada, o Coritiba joga fora de casa, contra o Novorizontino, quinta-feira às 21h35.

Duelo

O jogo era o duelo do melhor ataque contra a defesa menos vazada da Série B. A Chapecoense fez 28 gols em 21 jogos e lidera nesse quesito. Já o Coxa só sofreu 14 gols em 21 partidas.

Jejum no Couto Pereira

Com o placar, o Coxa completou 4 jogos sem perder (1 vitória e 3 empates). No Couto Pereira, porém, o time paranaense vive um jejum: já são 3 jogos sem vencer, com 2 empates (Chapecoense e Amazonas) e 1 derrota (Paysandu). Já a Chape chegou a 7 partidas seguidas sem perder (4 vitórias e 3 empates).

Números

O técnico Mozart soma agora 17 vitórias, 10 empates e 8 derrotas desde que assumiu o Coritiba.

Escalação

A baixa no Coritiba era volante Filipe Machado, suspenso após expulsão. A vaga dele ficou com o zagueiro Tiago Cóser, 21 anos. Com isso, Jacy virou volante. Recuperado de lesão, o lateral-esquerdo Bruno Melo começou no banco e Zeca permaneceu no time titular.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Jacy (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tem Josué centralizado e dois jogadores abertos nas pontas: Lucas Ronier na direita e Iury Castilho na esquerda. O centroavante era Dellatorre.

Escalação da Chape

Os desfalques da Chape eram os zagueiros Victor Caetano (ex-Paraná Clube) e Jhonnathan, os laterais Everton e Mancha e o volante Eduardo Person. A baixa de última hora era o meia Giovanni Augusto, 35 anos, ex-Coritiba, que sofreu lesão no aquecimento.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Coritiba melhor na partida, conseguindo roubar a bola no campo de ataque e levando algum perigo em chutes de Josué e Dellatorre. Fora 11 finalizações do mandante, contra seis do visitante. No entanto, ninguém criou chances claras e os arremates levaram pouco perigo aos goleiros. Aos 35, Alex Silva saiu lesionado. Entrou o lateral-esquerdo Bruno Melo. Com isso, Zeca passou para a lateral-direita.

Segundo tempo

Logo a 2 minutos do 2º tempo, Bruno Melo sentiu uma lesão e foi substituído por João Almeida. O Coxa seguiu melhor e atacando mais, principalmente com a dupla Josué e Lucas Ronier. Aos 18, saíram Tiago Cóser e Iury Castilho para as entradas do volante Vini Paulista e do ponta Clayson. Com isso, Jacy virou zagueiro e o 4-2-3-1 foi mantido. O Coxa foi perdendo força ofensiva aos poucos e o jogo ficou truncado, quase sem jogadas de ataque dos dois lados.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 53% de posse de bola, 16 finalizações (5 no gol) e 9 faltas cometidas. A Chape somou 8 arremates (nenhum no gol) e 20 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.