Coritiba empata com o Amazonas e amarga seu maior jejum na competição

O Coritiba empatou em 1 a 1 o Amazonas, nesse domingo (dia 27) à tarde, no Couto Pereira, pela 19ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
Coritiba x Amazonas

Coritiba x Amazonas (Crédito: Rui Santos)

O Coritiba empatou em 1 a 1 o Amazonas, nesse domingo (dia 27) à tarde, no Couto Pereira, pela 19ª rodada da Série B, a última do 1º turno. Com o resultado, o time paranaense ficou em 2º lugar, com 35 pontos. Já o Amazonas ficou na 19ª (e penúltima) posição, com 19 pontos.

Esse é o maior jejum vivido pelo Coxa dentro da Série B: três rodadas seguidas sem vencer. Antes desse empate, ficou no 1 a 1 com o Athletic-MG e perdeu para o Paysandu.

Além da sequência negativa, a partida no Couto Pereira ficou marcada pelo fraco futebol do Coritiba, que foi apático com a bola e irregular na parte defensiva.

Já o Amazonas segue irregular, registrando 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nas últimas 5 rodadas.

A próxima partida do Coxa será nesta quinta-feira (dia 31), contra o Vila Nova, em Goiânia, pela 20ª rodada (a 1ª do 2º turno).

Mozart

O técnico Mozart soma agora 16 vitórias, 9 empates e 8 derrotas desde que assumiu o Coritiba.

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart fez mudanças em relação ao último jogo, com as entradas do ponta Iury Castilho e do centroavante Dellatorre nos lugares de Clayson e Gustavo Coutinho, que começaram no banco. O único desfalque era o volante Geovane, lesionado.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Josué centralizado e dois jogadores abertos nas pontas: Lucas Ronier na direita e Iury Castilho na esquerda. O centroavante era Dellatorre.

Escalação do Amazonas

No Amazonas, as baixas eram Alyson e Thomas Luciano. O time começou com cinco estrangeiros na escalação. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Larry e Varão como volantes.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi truncado, com muita disputa física e poucas jogadas ofensivas. O Amazonas jogou avançado, pressionou a saída de bola adversária e conseguiu incomodar em alguns momentos. O Coxa parecia não se incomodar com o jogo modorrento que fazia, tocava lentamente a bola e esperava uma chance para atacar. E ela veio aos 38 minutos. Josué cobrou escanteio curto, tabelou com Lucas Ronier e cruzou na cabeça de Maicon, que tocou no canto: 1 a 0.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com o Amazonas tentando controlar o jogo, mas com dificuldades para finalizar. Aos 15 minutos, as primeiras substituições do Coxa, com as entradas do ponta Clayson e do volante Wallisson. O jogo ficou ainda mais truncado. Aos 25, entraram o centroavante Gustavo Coutinho e o ponta Everaldo.

Gol perdido e empate do visitante

O Coxa teve a chance de ampliar aos 30 minutos. Em bom passe de Wallisson, Everaldo saiu na cara do gol, mas chutou em cima do goleiro. Na sequência do lance, o Amazonas trabalhou bem a bola e empatou. Luan Silva partiu pela direita e enfiou para o uruguaio Kevin Ramírez. Ele dominou na área e fuzilou Morisco: 1 a 1. Aos 38, a última troca no mandante, com a entrada do lateral Zeca no lugar de Bruno Melo. O Coritiba partiu com tudo para o ataque e chegou a colocar uma bola na trave aos 47, em cruzamento de Maicon e finalização de cabeça de Gustavo Coutinho.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 53% de posse de bola, 11 finalizações (4 no gol) e 15 faltas cometidas. O Amazonas somou 5 arremates (2 certos) e 13 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.