Coritiba Série B

Coritiba empata com o Goiás e mantém liderança, mas deixa sabor de frustração em casa

Lycio Vellozo Ribas
12coxa07

No jogo que valia a liderança da Série B, o Coritiba manteve a primeira posição, mas com uma ponta de frustração. Jogando no Couto Pereira, o time empatou em 0 a 0 com o Goiás, vice-líder, na noite desta sexta-feira (12). A partida era pela 26ª rodada da competição.

Com o resultado, o Coritiba foi a 47 pontos, ainda na primeira posição. O Goiás foi a 45, logo na sequência. O time paranaense aparece 9 pontos à frente do Remo, primeiro time de fora da zona de classificação à Primeira Divisão Nacional.

A frustração coxa-branca ocorre porque, se tivesse vencido, o time abrira cinco pontos de diferença em relação ao Goiás. E ficaria 11 pontos acima do Remo (que ainda joga na 26ª rodada).

Além disso, o time coxa-branca chegou a fazer um gol, com Seba Gomez, aos 48 minutos do segundo tempo. Contudo, o VAR flagrou toque de mão do jogador e o árbitro anulou.

Em casa

Desde o dia em que levou 5 a 2 do Paysandu, em 19 de julho, o Coritiba venceu apenas uma partida em casa: contra a Ferroviária, por 4 a 0, no último sábado. Além disso, empatou com Amazonas (1 a 1), Chapecoense (0 a 0) e Remo (0 a 0).

Tabela

O Coritiba volta a campo no domingo da próxima semana (21), quando enfrenta o América-MG em Belo Horizonte.

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart perdeu o meia Josué, por lesão muscular. Mas tinha as voltas do zagueiro Jacy, do volante Sebastián Gómez e do ponta Nicolas Careca, que cumpriram suspensão na última rodada. O treinador costumava escalar o time no 4-2-3-1, mas desta vez escalou um volante (Wallisson) e dois meias-centrais levemente mais avançados (Vini Paulista pela direita e Sebá Gomez pela esquerda). Clayson foi mantido na ponta e Rodrigo Rodrigues ficou de centroavante.

Escalação do Goiás

O Goiás vem de três derrotas nas últimas quatro rodadas. O técnico Vagner Mancini tinha dois desfalques importantes: o goleiro-artilheiro Tadeu e o ponta Pedrinho. Thiago Rodrigues (ex-Paraná) entrou no gol e Welliton Matheus foi escalado na ponta.

Primeiro tempo

Diante da forte marcação do Goiás, o Coritiba teve dificuldades para criar jogadas e pouco fez além de tocar a bola lentamente. A melhor chance dos coxas-brancas saiu após uma falha da defesa do Goiás, aos 9 minutos. Rodrigo Rodriguez teve duas bolas para finalizar, mas o goleiro Thiago Rodriguez defendeu ambas. Aos 31 minutos, Rodrigo Rodrigues sentiu uma lesão no joelho e deu lugar a Gustavo Coutinho.

Nos últimos 10 minutos, Lucas Ronier e Vini Paulista trocavam constantemente de posição entre a meia e a ponta-direita. Foi de Lucas Ronier as duas melhores chances na reta final do primeiro tempo, mas o goleiro defendeu uma e a outra foi para fora.  

Segundo tempo

Para a etapa final, o Coritiba voltou sem alterações. Manteve o domínio territorial e criou quatro chances de gol, mas não aproveitou. Aos 14 minutos, Mozart trocou Vini Paulista por De Pena no meio-de-campo e Clayson por Yuri Castilho na ponta-esquerda. O panorama do jogo não mudou, com predomínio coxa-branca (mas poucas finalizações) e marcação do Goiás apenas no campo de defesa.

Aos 31 minutos, Mozart trocou o lateral Zeca por Felipe Guimarães (que não jogava desde o Paranaense) e o volante Wallisson por Filipe Machado. O Coritiba tentou ir para cima e o Goiás se fechou ainda mais. O time parecia que seria premiado aos 48 minutos, quando Seba Gomez marcou um gol, mas o VAR flagrou toque de mão. Assim, o jogo terminou empatado.