O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Goiás, nesse domingo (dia 16) à noite, pela 10ª rodada da Série B. A partida foi em Goiânia, onde o time da casa tinha 100% de aproveitamento até este domingo. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 15 pontos – a 3 pontos do G4. A equipe goiana está na 4ª posição, com 18 pontos.
Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Coritiba joga nesta quarta-feira (19), contra o América-MG, no Couto Pereira.
Contra o Goiás, a equipe paranaense teve a estreia do técnico Fábio Matias, que chegou para substituir o interino James Freitas.
- Veja a análise de Goiás 1 x 1 Coritiba no Podcast Sul
- ATUAÇÕES: Yago e Matheus Frizzo são os únicos destaques positivos do Coritiba em Goiânia
Fator campo
O Goiás está invicto como mandante em 2024, com 11 vitórias e 4 empates em 15 jogos. Já o Coritiba tem fraco desempenho como visitante, com 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas fora de casa nessa temporada – as únicas vitórias foram contra o Cianorte (2 vezes) e Galo Maringá.
Matheus Frizzo é o vice-artilheiro do Coritiba em 2024
O meia Matheus Frizzo é o vice-artilheiro do Coritiba em 2024, agora com 9 gols em 25 jogos, atrás apenas do ponta Robson (11 gols em 15 jogos).
Desfalques no Coritiba
A principal baixa era o ponta Lucas Ronier, afastado por não aceitar proposta para renovar contrato. Outras baixas eram o volante Sebá Gomez (seleção da Colômbia) e o ponta Robson (lesão).
Escalação do Coritiba
O técnico Fábio Matias fez duas mudanças em relação ao jogo anterior, colocando o lateral-direito Natanael, que cumpriu suspensão na última rodada, e o meia Yago nos lugares de Jhonny e Lucas Ronier.
Esquema tático
James Freitas manteve o esquema tático 4-2-3-1 usado por James Freitas, com dois volantes (Fransérgio e Morelli). Na linha de três, usou Figueiredo na esquerda, Yago na direita e Matheus Frizzo centralizado. Leandro Damião era o centroavante.
Escalação do Goiás
No Goiás, as baixas eram o zagueiro Messias, o lateral Sander, o meia Régis (ex-Coritiba) e o meia-atacante Thiago Galhardo (ex-Coritiba), todos lesionados. O time usou o 3-4-3, com Paulo Baya e Welliton Matheus nas pontas.
Primeiro tempo
O jogo começou com gol. O Coritiba jogou avançado e fez forte pressão na saída de bola. Já aos 2 minutos, roubou a bola no ataque e chegou ao gol, com passe de Yago e chute de fora da área de Frizzo: 1 a 0. Aos 7, Fransérgio roubou no ataque e acionou Yago, que mandou na trave. Aos poucos, o Goiás conseguiu corrigir a saída de bola, tomou conta do meio-campo e empurrou o Coxa para trás. O empate veio aos 26, em cruzamento de Dieguinho e chute cruzado de Luiz Henrique: 1 a 1. O visitante recuou, não conseguiu mais sair do sufoco e sofreu um bombardeio até o fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
No intervalo, entraram o ponta Wesley Pomba e volante/meia Geovane Meurer nos lugares de Yago e Morelli. O jogo ficou equilibrado e com o Coritiba levando perigo em contra-ataques. Aos 15, saiu Fransérgio e entrou o volante Vini Paulista. Aos 31, o meia Matheus Bianqui entrou no lugar de Leandro Damião e ficou improvisado como centroavante. O 4-2-3-1 foi mantido. Nos 15 minutos finais, os três melhores ataques foram do Coritiba. A chance mais clara foi em jogada de Wesley Pomba, aos 45, finalizada por Matheus Bianqui – o zagueiro salvou em cima da linha. Aos 46, o zagueiro Benevenuto entrou no lugar de Frizzo.
Polêmica no fim
Aos 47, Pedrinho chutou a bola no braço de Geovane Meurer. O árbitro marcou pênalti. O VAR chamou, ele verificou no monitor e decidiu anular a penalidade.
Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 42% de posse de bola e 13 finalizações (9 certas). O Goiás terminou com 14 arremates (5 certos). Os dados são do Sofascore.
GOIÁS 1×1 CORITIBA
Goiás: Tadeu; Lucas Ribeiro, David Braz e Edson Felipe; Dieguinho, Marcão, Juninho (Rafael Gava) e Luiz Henrique; Welliton Matheus (Pedrinho), Angello Rodríguez (Breno Herculano) e Paulo Baya (Halerrandrio). Técnico: Márcio Zanardi.
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Geovane Meurer) e Fransérgio (Vini Paulista); Yago (Wesley Pomba), Matheus Frizzo (Benevenuto) e Figueiredo; Leandro Damião (Matheus Bianqui). Técnico: Fábio Matias
Gols: Frizzo (2-1º), Luiz Henrique (26-1º),
Cartões amarelos: Bruno Melo, Figueiredo (C). Breno Herculano (G).
Árbitro: Paulo Belense Alves dos Prazeres Filho (PE)
Público: 7.429 pagantes
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 2 – Gol do Coritiba. Yago recebe na área e rola para trás. De fora da área, Frizzo chuta forte e acerta o cantinho.
- 7 – Fransérgio rouba no ataque. Yago chuta de fora da área e acerta a trave.
- 26 – Gol do Goiás. Dieguinho cruza da direita. A zaga tira. Luiz Henrique pega o rebote na segunda trave e chuta cruzado. A bola desvia em Morelli e engana Morisco.
- 31 – Welliton tabela e sai na cara do gol. Morisco abafa.
- 42 – Paulo Baya invade a área e chuta cruzado. Morisco espalma.
- Segundo tempo
- 12 – Morisco lança. Damião dispara na ponta-esquerda e toca para Frizzo, que chuta da meia-lua. A bola vai para fora.
- 14 – Contra-ataque. Wesley Pomba driba um, invade a área e chuta cruzado. Tadeu segura.
- 16 – Dieguinho chuta forte, de fora da área. Morisco defende.
- 24 – Dieguinho cruza. Marcão cabeceia. Morisco segura.
- 33 – Geovane Meurer chuta de longe. A bola passa perto.
- 39 – Matheus Bianqui invade a área e chuta cruzado. O goleiro salva.
- 45 – Wesley Pomba invade a área e rola para Matheus Bianqui. Ele chuta no canto e o zagueiro salva em cima da linha.
- 47 – Cruzamento. Pedrinho pega rebote e chuta no braço de Geovane Meurer. O árbitro marca pênalti. Depois, ele verifica no VAR e anula a penalidade.