
O Coritiba empatou em 2 a 2 com o Maringá, nessa quarta-feira (dia 14) à noite, no Couto Pereira, pela 9ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na liderança, com 20 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Athletico, que fecha a rodada nesta quinta-feira, contra o Operário. O time rubro-negro está empatado em pontos e fica atrás, em 2º lugar, por causa do saldo de ogls. Já o Maringá está na 3ª colocação, com 19 pontos – um ponto atrás da dupla Atletiba.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Coritiba joga contra o Athletico, no Couto Pereira, domingo às 18h30.
Desempenho em campo e o ‘drama’ na bola parada
Em relação ao desempenho, o Coritiba apresentou bom repertório ofensivo e defendeu relativamente bem os lados e o centro do campo. O único ‘drama’ foi a bola parada. Em uma cobrança de falta e outra de escanteio do lateral-direito Marcos Vinícius (ex-Coritiba), o Maringá marcou dois gols – um deles do zagueiro Vilar (ex-Coritiba). O jogo teve ainda duas bolas na trave: um para cada equipe. No fim das contas, o empate fez justiça ao excelente futebol apresentado pelo time do Interior, algo que virou frequente desde a chegada do técnico Jorge Castilho, em 2022.
- ATUAÇÕES: Robson é o melhor do Coritiba no empate com o Maringá
- Clique aqui para assistir aos melhores momentos do jogo, no Youtube da FPF com imagens da NSports
Maringá invicto
O Maringá segue invicto em 2024: 5 vitórias e 4 empates.
Artilheiro do Brasil em 2024
Robson é o artilheiro do Paranaense 2024, com 9 gols em 8 jogos. Também é o jogador com mais gols no futebol brasileiro na temporada. Pelo Coritiba, somando todas as passagens, ele soma 43 gols em 122 partidas.
Invicto no Couto
A última derrota do Coritiba como mandante no Paranaense ocorreu em 3 de maio de 2021 — 3 a 2 para o FC Cascavel. Desde então, somou 13 vitórias e 8 empates.
Estreia de reforço
O zagueiro Marcelo Benevenuto, 28 anos, que veio do Fortaleza, fez sua estreia pelo Coritiba.
Desfalques
As baixas no Coritiba eram Fransérgio (suspenso) e outras quatro por lesão: Natanael, Bruno Melo, Thalisson e Arilson.
Esquema tático
O técnico Guto Ferreira não poupou para o Atletiba e armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Figueiredo como centroavante. O volante Vini Paulista atuou na lateral-direita. Andrey e Meurer eram os volantes. A linha de três tinha Robson (direita), Matheus Bianqui (centro) e Frizzo (esquerda).

Primeiro tempo
O jogo começou com gol. Aos 2 minutos, Marcos Vinícius (ex-Coritiba) cobrou falta na direita e cruzou. Rodrigo ganhou da zaga e chutou entre as pernas de Morisco: 1 a 0. O time do Interior começou avançado e com forte pressão na saída de bola. Dessa forma, atacou com facilidade no início e conseguiu manter o Coxa atordoado nos primeiros 15 minutos. A equipe da casa, porém, reagiu rápido e empatou aos 17. Andrey sofreu falta na meia-lua. Robson cobrou com um forte chute e empatou: 1 a 1. O Maringá não conseguiu manter a mesma intensidade física do início e o jogo seguiu equilibrado depois disso. Aos 45, o time do Interior colocou uma bola na trave, com chute de Serginho, de fora da área. Aos 49, a virada do Coxa, em boa jogada de Andrey, Frizzo e Figueiredo para Robson finalizar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Maringá partiu para o ataque e deixou espaços. O Coritiba aproveitou e criou três boas jogadas. Na melhor delas, aos 17, Robson deixou Matheus Bianqui na cara do gol, mas o meia ex-Maringá chutou na trave. Aos 20, entraram o centroavante Brandão e o volante Sebá Gómez. Figueiredo recuou e virou meia ofensivo centralizado. O empate veio aos 22, novamente em bola parada. Em cobrança de escanteio, Marcos Vinícius cruzou para Vilar (ex-Coritiba) tocar de cabeça: 2 a 2.
Mudanças no fim e gol perdido
Aos 32, saiu o volante Geovane Meurer e entrou o lateral-direito Diogo Batista. Com isso, Vini Paulista pasou a jogar como volante. O jogo ficou truncado. Aos 42, o Coxa teve a chance para o terceiro gol, mas Brandão desperdiçou, livre na área. Aos 44, entraram o atacante Wesley Pomba e o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado.
Coritiba empata com o Maringá no Couto Pereira
CORITIBA 2×2 MARINGÁ
Coritiba: Pedro Morisco; Vini Paulista, Benevenuto, Maurício Antônio e Jamerson (Rodrigo Gelado); Andrey (Sebá Gómez) e Geovane Meurer (Diogo Batista); Robson, Matheus Bianqui (Brandão) e Frizzo (Wesley Pomba); Figueiredo. Técnico: Guto Ferreira
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Tito, Vilar e Caíque (Mirandinha); Morelli (Bruno Lopes), Zé Vitor e Rodrigo; Serginho (Robertinho) e Edison Negueba (Iago Santana). Técnico: Jorge Castilho
Gols: Rodrigo (2-1º), Robson (17-1º e 49-1º) e Vilar (22-2º)
Cartões amarelos: Negueba, Vilar, Zé Vitor (M). Robson, Figueiredo, G.Meurer (C).
Árbitro: André Ricardo Martins
Local: Couto Pereira — Público: 8.268
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 2 – Gol do Maringá. Falta na direita. Marcos Vinícius cruza. Rodrigo antecipa a zaga e chuta entre as pernas de Morisco.
- 5 – Ronald rouba no ataque, avança e chuta de fora da área. Morisco espalma.
- 6 – Serginho chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
- 9 – Geovane Meurer chuta de longe. Dheimison defende no canto.
- 17 – Gol do Coritiba. Falta frontal. Robson cobra forte, quase no centro. O goleiro aceita.
- 34 – Serginho chuta do bico da área. A bola passa perto.
- 37 – Jamerson cruza. Bianqui cabeceia sobre o gol.
- 45 – Serginho chuta de fora da área. A bola acerta o travessão.
- 49 – Gol do Coritiba. Andrey lança e Frizzo desvia. Figueiredo enfia para Robson, que invade a área e fuzila o goleiro.
- Segundo tempo
- 1 – Robson e Figueiredo tabelam e deixam Vini Paulista na cara do gol. Ele chuta e o goleiro espalma.
- 7 – Contra-ataque. Figueiredo cruza. Bianqui cabeceia para fora.
- 17 – Benevenuto lança. Frizzo ganha no ataque e aciona Robson, que coloca Bianqui na cara do gol. Ele chuta na trave.
- 22 – Gol do Maringá. Marcos Vinícius cobra escanteio para o miolo da área. Vilar sobe mais alto e cabeceia no canto.
- 32 – Jamerson cruza. Figueiredo cabeceia ao lado do gol.
- 42 – Pressão do Coritiba. Frizzo dá bom passe. Brandão fica livre, na cara do gol, e chuta para fora.