Ainda não foi desta vez que o Coritiba quebrou o jejum de vitórias que vive na temporada. Na tarde deste sábado (10), o time não passou de um empate sem gols contra o Santos, dentro do Couto Pereira. A partida abriu a 10ª rodada do Brasileirão e ampliou os números negativos da equipe paranaense.
Com o resultado, o Coritiba foi a 4 pontos e não saiu da lanterna do Campeonato Brasileiro. Foram 4 empates e 6 derrotas na competição. O Santos foi a 10 pontos.
ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal no Coritiba diante do Santos
JEJUNS
Com o jogo deste sábado, o Coritiba chegou a 16 jogos sem vitórias, entre Brasileirão, Estadual e Copa do Brasil. O último triunfo havia sido em 23 de fevereiro, sobre o Humaitá (3 a 0), do Acre, pela Copa do Brasil. Dentro do Couto Pereira, o jejum é mais longo: desde 15 de fevereiro, quando bateu o Londrina por 1 a 0. Pelo Brasileirão, eram três empates e seis derrotas. Ao todo, são 107 dias sem vitórias.
O Santos, por sua vez, chegou a oito seguidos sem vitória. Pelo Brasileirão, são seis jogos seguidos sem vencer, com quatro empates e duas derrotas no período. No ano, a equipe havia perdido quatro dos últimos cinco jogos, somando Brasileirão e Sul-Americana.
DEFESA
Antes da rodada começar, o Coritiba tinha pior defesa do Brasileirão, com 20 gols sofridos em 9 jogos. Em 8 desses 9 jogos, o time havia levado gols no segundo tempo. Com o empate deste sábado, o time ficou pela primeira vez sem sofrer gols na competição.
TABELA
O próximo jogo do Coritiba será no dia 22 de junho, uma quinta-feira, contra o Internacional. A partida está marcada para começar às 20 horas, no Couto Pereira.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
Em relação à partida anterior – a derrota de 3 a 1 para o Palmeiras –, os desfalques eram os zagueiros Kuscevic e Bruno Viana, suspensos. Os substitutos eram Jean Pedroso – que voltava da seleção sub0-20 e estreava na equipe profissional coxa-branca – e Thiago Dombrowski, recuperado de lesão. Outra novidade era o atacante Alef Manga, que até pouco tempo estava afastado do time por ter sido citado em um esquema de apostas esportivas. Ele entrou no lugar de Zé Roberto. No meio, Marcelinho Moreno ganhou a posição de Boschilia. Taticamente, o time manteve o esquema 5-4-1 – quando atacava, mudava para o 3-4-3, com Marcelino Moreno se somando a Alef Manga e Robson no ataque.
PRIMEIRO TEMPO
Logo aos 8 minutos, o Coritiba perdeu o volante Liziero, com lesão no joelho. Entrou Junior Urso. Na partida, o time da casa mostrava mais apetite, ganhava duelos no campo de ataque, mas não conseguia aproveitar direito os vários erros que o Santos cometia na defesa. Finalizou 9 vezes, sendo 4 na direção certa – nenhuma que exigisse muito esforço do goleiro João Paulo. Até o fim da etapa, foi da equipe paulista a grande chance de gol, com Soteldo, aos 14 minutos – o goleiro Gabriel fez duas grandes defesas no mesmo lance.
SEGUNDO TEMPO
O Coritiba voltou sem alterações para a etapa final. Mas não manteve a mesma atitude. O Santos cresceu na partida em relação ao primeiro tempo e passou a trocar passes no campo de defesa coxa-branca. Aos 22 minutos, o técnico Antonio Carlos Zago trocou o meia Marcelino Moreno, o volante Bruno Gomes e o zagueiro Thiago Dombrowski para colocar o centroavante Zé Roberto, o volante Andrey e o lateral-esquerdo Victor Luís – que entrou como zagueiro pela esquerda. O time melhorou e criou algumas chances de perigo. As melhores foram em chutes de fora da área, de Andrey e Robson, defendidas pelo goleiro João Paulo. Aos 49, na última cartada, Kaio Cesar substituiu o zagueiro Jean Pedroso. Mas não deu para chegar à vitória, mesmo com 8 minutos de acréscimos.
ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Coritiba somou 19 finalizações (7 certas), 46% de posse de boa, 76% de passes certos e 8 escanteios. O Santos obteve 7 finalizações (3 certas), 54% de posse de boa, 80% de passes certos e 3 escanteios. Os números são do Sofascore.
CORITIBA 0 x 0 SANTOS
Coritiba: Gabriel; Natanael, Jean Pedroso (Kaio César), Henrique, Thiago Dombrowski (Victor Luis) e Jamerson; Liziero (Junior Urso), Bruno Gomes (Andrey) e Marcelino Moreno (Zé Roberto); Robson e Alef Manga. Técnico: Antonio Carlos Zago
Santos: João Paulo; Nathan (João Lucas), Joaquim, Messias e Gabriel Inocêncio; Alison (Camacho), Dodi e Lucas Lima (Rodrigo Fernandez); Mendoza, Marcos Leonardo (Bruno Mezenga) e Soteldo (Angelo). Técnico: Odair Hellmann
Cartões amarelos: Thiago Dombrowski, Robson, Camacho, Victor Luis
Expulsão: Camacho (47-2º)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, sábado
LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
2 – Marcelino Moreno bate a gol, a zaga trava, ele finaliza de novo e João Paulo pega fácil
13 – Marcelino Moreno aproveita falha de Mendoza, conduz a bola e joga para a área. A bola assusta, mas sai à esquerda
14 – Mendoza cruza. Soteldo surge nas costas de Natanael e cabeceia. Gabriel faz grande defesa. Soteldo fica com a sobra e finaliza de novo. Gabriel pega em cima da risca
24 – Jamerson passa por Nathan e Joaquim e finaliza. João Paulo sai e salva
30 – Alef Manga cruza. Bruno Gomes cabeceia com perigo, mas por cima do gol
32 – Marcelino Moreno cobra falta e manda por cima do gol
33 – Marcelino Moreno recebe na esquerda, dribla um marcador e bate a gol. João Paul pega
38 – Soteldo cobra falta lateral direto a gol. Gabriel pega
41 – Joaquim passa a bola para Mendoza na defesa. Jamerson intercepta e aciona Robson, que toca na saída do goleiro, mas acerta a rede do lado de fora
50 – Marcelino Moreno conduz a bola pelo meio e bate de fora da área, mas sem força. João Paulo pega
SEGUNDO TEMPO
13 – Soteldo cobra escanteio. Marcos Leonardo cabeceia prensado com a zaga
20 – Bruno Gomes vai à linha de fundo e cruza. Robson chuta por cima
24 – Zé Roberto faz o pivô. Andrey chuta de fora da área. João Paulo defende no canto esquerdo
28 – Alef Manga recebe de Junior Urso, ganha de um marcador e chuta de fora da área. A bola resvala na defesa e leva perigo, mas sai em escanteio
32 – Mendoza puxa contra-ataque e serve Soteldo, que domina e bate com curva, de fora da área. A bola sai à esquerda
33 – Andrey cruza. Jamerson escora e Robson, na área e de frente para o gol, erra a bola
36 – Robson domina e bate de fora da área; João Paulo espalma no canto direito
37 – Após escanteio, Andrey bate de fora da área e manda por cima do gol
40 – Victor Luis cobra falta para a área. Zé Roberto cabeceia por cima do gol