Coritiba enfrenta o Avaí para manter o embalo: escalações e onde assistir

Rodolfo Luis Kowalski

Divulgação/ Site oficial do Coritiba - O técnico Gustavo Morínigo e o volante Willian Farias: Coritiba quer manter o embalo após vencer de virada o Fluminense

Vivendo um momento encantado na temporada de 2022, o Coritiba quer manter o embalo e nesta segunda-feira (9 de maio) inicia contra o Avaí, no Estádio da Ressacada, uma pequena maratona de jogos: após jogar em Florianópolis a partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o time paranaense viaja para o litoral paulista, onde enfrenta o Santos na quinta-feira (12) pela Copa do Brasil e volta para a capital paranaense em seguida para receber o América-MG no próximo domingo (15), no Couto Pereira.

A partida entre paranaenses e catarinenses marca o encontro entre dois times que garantiram o acesso à elite do futebol brasileiro na última temporada e que neste momento estão empatados na tabela de classificação, com 7 pontos. O alviverde leva vantagem no saldo de gols (+3 ante -1), contudo, e aparece na nona colocação neste momento, enquanto o Avaí está em 10º lugar. Quem levar os três pontos terá ainda a chance de entrar no G4 da Série A. 

O Coritiba pode ter a oportunidade de terminar a quinta rodada do Brasileirão entre os quatro melhores da competição. Para isso, o time do Alto da Glória precisa vencer o Avaí. O América-MG, 3º colocado, tem 9 pontos. Se o Coritiba empatar com gols, pode ficar em 5º lugar, com 8 pontos, à frente do São Paulo no número de gols marcados.

Após vencer o Fluminense no último final de semana, de virada, o Coxa teve seis dias de treinamento Na manhã deste domingo, por exemplo, foi feito o último trabalho, ainda em Curitiba, e o elenco então seguiu para Florianópolis (abaixo você confere a lista completa de relacionados).

TRANSMISSÃO

A partida entre Avaí e Coritiba será transmitida pelo Sportv e pelo Premiere, serviço de pay-per-view.

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Coritiba e Avaí se enfrentaram 25 vezes na história desde 1974, com vantagem paranaense no confronto: o Coxa saiu vitorioso em 13 ocasiões (52% dos jogos), empatou cinco vezes (20%) e perdeu outras 7 (28%), tendo marcado 39 gols e sofrido 24. Nos dois últimos confrontos entre as equipes, na Série B do ano passado, duas vitórias alviverdes, por 2 a 0 em casa e 2 a 1 fora de casa.

Quando o confronto entre as equipes ocorre em Santa Catarina, contudo, o equilíbrio é maior. Em 13 partidas no estado vizinho do Paraná, o Coxa venceu o Avaí em cinco ocasiões (38,5%), empatou em outras quatro (30,8%) e também perdeu quatro (30,7).

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Para o confronto desta segunda-feira, o treinador paraguaio Gustavo Morínigo não conta com os laterais Natanael, Warley e Nathan, além do meia Thonny Anderson, todos lesionados ou em fase final de recuperação. Por outro lado, o atacante Pablo García se recuperou e fica à disposição após dois meses – ele não joga desde o dia 1º de março, quando esteve em campo na derrota por 1 a 0 contra o Azuriz, na primeira fase do Campeonato Paranaense.

Ainda não está definido, contudo, se algum jogador será poupado para o jogo em Santa Catarina por conta do confronto pela Copa do Brasil, em Santos (SP). Para o zagueiro Henrique, há tempo hábil para os atletas jogarem em Florianópolis e se recuperarem para a partida no litoral paulista. A última palavra, porém, será da comissão técnica. “Quem escala é o fisiologista hoje. A gente tem que estar 100%, e é muito aberto pra tudo. Até o Morínigo tem liberdade para isso. Ninguém tem cadeira cativa aqui”, declarou o xerife coxa-branca.

ESCALAÇÃO DO AVAÍ

Ex-treinador do Coritiba (clube onde trabalhou em 2020), o técnico Eduardo Barroca poderá contar com todo o time considerado titular. O único desfalque para a partida é o atacante Dentinho, suspenso após ter tomado o terceiro cartão amarelo, mas por outro lado o setor ofensivo contará com os retornos de Morato (que havia sido expulso e ficou fora do empate sem gols contra o Inter na última rodada) e Muriqui.

Antes do jogo, o técnico Barroca deu uma entrevista comentando esperar uma atuação defensiva mais segura dos catarinenses, com o goleiro Douglas Friedrich tendo ‘menos trabalho’ do que em outros jogos. Além disso, ele também destacou esperar um confronto equilibrado. “Acho que vai ser um jogo competitivo, a equipe do Coritiba é competitiva, tem padrões coletivos muito bem definidos, tem repertório ofensivo, com atacantes que tem como característica o gol. Vamos tentar fazer um jogo de imposição para buscar o objetivo que é a vitória”, disse o comandante do Leão da Ilha.

FICHA TÉCNICA

Avaí x Coritiba

Avaí: Douglas Friedrich; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Eduardo, Raniele e Bruno Silva; Morato, Muriqui e Bissoli. Técnico: Eduardo Barroca
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Andrey; Igor Paixão, Régis e Alef Manga; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), segunda-feira (9 de maio) às 20 horas

Confira a lista de relacionados do Coritiba

Goleiros: Alex Muralha e Rafael William;
Defensores: Diego Porfírio, Egídio, Guilherme Biro, Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Matheus Alexandre;
Meias: Andrey, Bernardo, Matías Galarza, Régis, Robinho, Val e Willian Farías;
Atacantes: Adrian Martínez, Alef Manga, Clayton, Fabrício Daniel, Igor Paixão, Léo Gamalho, Neílton e Pablo García.