
O Coritiba terá mais uma possibilidade para buscar uma vaga na Copa do Brasil 2026. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense deste ano, não conseguiu sua classificação para a Copa do Brasil via Estadual. Agora, terá duas formas de conseguir uma vaga na competição: ser campeão da Série B (ou Athletico e Operário ficam com o título) ou ser campeão da Taça FPF.
Elenco
A competição retorna ao calendário da Federação Paranaense de Futebol em boa hora para o Coritiba, que irá disputar a competição com jogadores em sua maioria das categorias de base na Taça FPF, alguns deles inclusive já atuaram nas primeiras rodadas do Paranaense deste ano, e assim como o rival Athletico, também irá aproveitar jogadores que vem tendo baixa minutagem no elenco principal para compor o elenco na competição.
Técnico
O técnico da equipe coxa-branca para a disputa da Taça FPF será o experiente PC de Oliveira, de 65 anos, campeão da Copa do Mundo de Futsal em 2008 com a seleção brasileiro e com trabalhos como técnico principal da Ferroviária e Aimoré além de ter sido auxiliar do ídolo coxa-branca Alex, no Sub-20 do São Paulo e no time principal do Avaí.

Com um renomado currículo principalmente no futsal brasileiro, a expectativa é de que PC traga experiência ao jovem grupo da Taça FPF. Na visão do lateral-direito Lucas Taverna em entrevista coletiva, “O trabalho dele está sendo de excelência, não só dele, mas de toda a comissão”.
PC chegou ao Coritiba em julho deste ano, e vai buscar a conquista inédita da competição e a vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Ruan Assis
Dentre os jogadores da equipe principal que jogarão a Taça FPF, o principal destaque é Ruan Assis, atacante de 21 anos revelado na base coxa-branca. Ruan já tem 15 jogos como profissional, mas na Série B de 2025 fez apenas 1 partida como titular na vitória do Coritiba sobre a Chapecoense por 2 a 1 na Arena Condá em abril.

Jean Gabriel
O meia Jean Gabriel é mais um “Piá do Couto” que vai atuar na Taça FPF. Jean sofreu uma lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo em junho de 2024, e desde então passou por um longo processo de recuperação para retornar aos gramados. O atacante tem 1 jogo como profissional contra o Cianorte no Paranaense do ano passado, e espera na Taça FPF recuperar o ritmo e ganhar ainda mais oportunidades no elenco do técnico Mozart.

Benassi
Outra peça que já faz parte da equipe principal e irá atuar na Taça FPF é o goleiro Benassi, de 20 anos, que está no Coritiba desde o ano passado por empréstimo da Ferroviária, e foi adquirido em definitivo nesta temporada firmando contrato até dezembro de 2027. O goleiro de 1,95m já atuou 6 vezes como titular da equipe principal sendo 2 delas na Série B do ano passado nas últimas rodadas contra Chapecoense e Botafogo-SP
Temporada
Somando as participações dos “Piás do Couto” no estadual e na Série B do brasileiro Sub-20, o Coritiba disputou 22 jogos, sendo 7 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, com 28 gols marcados e 20 gols sofridos.
Grupo
O Coritiba está no grupo B da Taça FPF junto com: Azuriz, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Patriotas.
Estreia
O Coritiba estreia na Taça FPF neste domingo (21) fora contra o Rio Branco às 18h00, no Estádio Gigante do Itiberê em Paranaguá, ou seja, será um domingo de verdão em dose dupla, já que a equipe principal joga também no domingo pela Série B às 16h00 contra o América Mineiro em Belo Horizonte.
Tabela do Coritiba
- Rio Branco x Coritiba
- Taça FPF 2025 – 2ª rodada
- 21 de setembro (domingo), às 18h00
- Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá (PR)
- Coritiba x Patriotas
- Taça FPF 2025 – 3ª rodada
- 28 de setembro (domingo), às 18h00
- Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
- Azuriz x Coritiba
- Taça FPF 2025 – 4ª rodada
- 05 de outubro (domingo), às 15h30
- Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco (PR)
- Coritiba x Foz do Iguaçu
- Taça FPF 2025 – 5ª rodada
- 11 de outubro (sábado), às 15h30
- Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Todos os jogos da Taça FPF serão transmitidos ao vivo pela FPF TV no YouTube.