Coritiba escala oito do elenco principal e perde no Brasileirão de Aspirantes

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Coritiba - Pablo Thomaz: artilheiro do Brasileiro de Aspirantes

O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o Santos, nessa quinta-feira (dia 30) à tarde, no Estádio Ulrico Mursa, no litoral paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na estreia, o Coxa venceu o Athletico. Agora o time volta a jogar em 6 de junho, contra a Ponte Preta, em Curitiba.

O centroavante Pablo Thomaz, 19 anos, marcou o único gol do Coritiba em Santos. Na primeira rodada, marcou três no clássico. Ele é o artilheiro da competição, com quatro gols.

Pablo Thomaz é um dos oito que atuaram nesta partida e já fizeram parte do elenco principal. Os outros são o goleiro Rafael Martins (27 anos), o zagueiro Geovane (22), o zagueiro/lateral Léo Andrade (21), o volante/meia Matheus Bueno (20), o meia Kady (23), os pontas Igor Paixão (18) e Lucas Tocantins (24).

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida.

A escalação contra o Santos, definida pelo técnico Mozart, foi Rafael Martins; Yan Couto, Geovane, Léo Andrade e Vinicius Araújo; Matheus Bueno e Anderson; Igor Paixão, Kady e Igor Paixão; Pablo Thomaz. Ou seja, Mozart repetiu a escalação utilizada na primeira rodada.

REGULAMENTO
O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Coritiba está no Grupo A, junto com Paraná Clube, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando oito jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

Os jogadores que atuarem pelo time de aspirantes podem integrar o elenco principal na Série B a qualquer momento.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o Coritiba caiu na semifinal para o São Paulo. O clube paulista acabou conquistando o título, derrotando o Inter na final.