
O Coritiba perdeu por 4 a 0 para o Palmeiras, nessa quinta-feira (dia 6) à noite, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 31 pontos, em 16º lugar — um ponto e uma posição acima do Cuiabá, que é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O time paulista lidera isolado, com 66 pontos – 12 à frente do vice (Inter). Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
PONTO FRACO
Em relação ao desempenho, o Palmeiras teve domínio total do jogo e usou sua principal especialidade para liquidar o adversário: a bola parada. Foram dois gols em jogadas de escanteio. Essa tem sido a maior fragilidade do Coritiba em 2022 — é a equipe que mais sofreu gols em faltas e escanteios na Série A, com 14. O Palmeiras é o time que mais marcou gols em faltas e escanteios na competição, com 18.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
MARCA NEGATIVA
O placar em São Paulo foi a maior goleada sofrida pelo Coritiba em 2022. Antes, os piores placares foram: Fluminense 5 a 2, Inter 3 a 0 e Santos 3 a 0.
FASES
O Palmeiras possui a maior série invicta do Brasileirão 2022, com 15 rodadas sem perder. Já o time paranaense é o único clube que ainda não venceu como visitante na competição (2 empates e 12 derrotas nas 14 partidas fora de casa).
ESCALAÇÕES
As baixas no Coritiba eram Robinho, Adrián Martínez, Nathan Mendes, Guillermo, Willian Farias e Andrey, todos em recuperação. O técnico Guto Ferreira manteve o 4-2-3-1, com Boschilia como meia centralizado entre dois extremos (Warley e Alef Manga). O Palmeiras não tinha o volante Zé Rafael e o técnico Abel Ferreira, suspensos, Lesionado, Raphael Veiga e Jailson eram outras baixas. O esquema foi o 4-2-3-1, com Rony (ex-Athletico) de centroavante.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com domínio absoluto do Palmeiras. O Coritiba ficou recuado e quase não conseguiu pegar na bola. O primeiro gol veio já aos 15, em cobrança de escanteio de Scarpa e cabeceio de Mayke: 1 a 0. O mandante seguiu controlando o jogo e chegou ao 2º gol aos 33, em jogada de Mayke pela direita, passe de Scarpa e chuta ‘meio sem querer’ de Rony, no ângulo: 2 a 0. O Coxa pouco atacou, sofreu para se defender e incomodou o goleiro adversário em dois chutes de fora da área – ambos sem muito perigo. A única boa jogada ofensiva ocorreu aos
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Guto Ferreira tirou Fabrício Daniel e Alef Manga. E colocou o centroavante Léo Gamalho e o meia Biel aberto na esquerda. O esquema seguiu o mesmo. E o cenário do jogo, também. O Palmeiras continuou dominando e chegou ao 3º gol já aos 5. Após escanteio, Dudu cruzou e Gustavo Gómez entrou livre para cabecear: 3 a 0. Aos 20, o lateral Egídio entrou no lugar de Rafael Santos. Aos 26, o meia Thonny Anderson entrou na vaga de Boschilia. Aos 31, o ponta José Hugo entrou no lugar de Warley. O 4º gol veio ao natural. Aos 31, Breno Lopes (ex-Athletico) tabelou com Tabata e chutou na saída de Gabriel: 4 a 0. O Coritiba não teve forças para reagir e pouco incomodou o adversário no segundo tempo.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 44% de posse de bola, 11finalizações (3 certas), 13 faltas cometidas e 84% de precisão nos passes. O Palmeiras teve 19 finalizações (11 certas), 16 faltas cometidas e 89% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
PALMEIRAS 4×0 CORITIBA
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo e Atuesta (Gabriel Menino); Mayke (Breno Lopes), Gustavo Scarpa (Bruno Tabata) e Dudu (Merentiel); Rony (Endrick). Técnico: Abel Ferreira
Coritiba: Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Egídio); Bruno Gomes e Jesús Trindade; Warley (José Hugo), Boschilia (Thonny Anderson) e Alef Manga (Biel); Fabrício Daniel (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Gols: Mayke (15-1º), Rony (33-1º), Gustavo Gómez (5-2º) e Breno Lopes (31-2º)
Cartões amarelos: Atuesta (P). Boschilia, Thonny Anderson (C).
Local: Allianz Parque, em São Paulo
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Gol do Palmeiras. Scarpa cobra escanteio. Mayke sobe na primeira trave e desvia de cabeça, no cantinho.
17 – Bruno Gomes chuta de longe. Weverton segura no centro.
33 – Gol do Palmeiras. Mayke enfia. Scarpa domina na área, gira e toca para Rony, na área. Ele dá um toquinho por cobertura, meio sem querer, e a bola morre no ângulo.
37 – Boa jogada pela direita. Mayke cruza rasteiro. Na cara do gol, Piqueréz chuta mal e Gabriel defende fácil.
38 – Boschilia chuta de fora da área. Weverton rebate.
42 – Scarpa cruza da direita. Atuesta sai na cara do gol e desvia. Gabriel salva.
47 – Warley tabela com Fabrício Daniel, recebe na área e chuta cruzado, para fora.
Segundo tempo
5 – Gol do Palmeiras. Depois de escanteio, Dudu cruza da esquerda e Gustavo Gómez entra livre para cabecear para o gol.
20 – Egídio cruza. Léo Gamalho cabeceia sobre o gol.
21 – Cruzamento rasteiro. Rony chuta perto, ao lado.
29 – Tabata puxa contra-ataque e deixa Endrick na cara do gol. Ele chuta e Gabriel faz grande defesa.
31 – Gol do Palmeiras. Breno Lopes recebe lançamento, tabela com Tabata e chuta no canto.