
O Coritiba goleou por 8 a 0 o Novo Mundo, no domingo (dia 16), no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Feminino 2025. Com o placar, o Coxa garantiu a vaga antecipada para a final.
Na última rodada da primeira fase, as Gurias do Coxa enfrentam o Patriotas, apenas para cumprir tabela.
A primeira fase está prevista para terminar em 23 de novembro. O Coritiba recebe o Patriotas FC, enquanto Toledo EC x Novo Mundo FC se encaram no Oeste do estado.
- Escalação do Coritiba na partida: Clara, Correia (Lenz), Tavares (C), Tati, Tole (Joyce), Evelyn, Mendes (Jaja), Brendha, Thay (Kailane), Giusti (Nick Santos) e Ana Alves (J. d’Oliveira).
O campeonato
O Paranaense de 2025 é disputapo por quatro equipes. As duas equipes mais bem colocadas da primeira fase garantem vaga na decisão, que será realiza em jogos de ida e volta. Faz o segundo jogo em casa o time que tiver feito melhor campanha na primeira fase. Clique aqui para ver a tabela completa da competição.
O que vale?
Com base no atual formato das competições nacionais para a categoria, o Paranaense Feminino de 2025 vai classificar as duas equipes que chegarem à decisão para o Brasileiro Feminino A3 de 2026. Essas mesmas equipes garantem lugar na Copa do Brasil Feminina de 2026.
O Coritiba foi vice do Paranaense Feminino em 2023 e 2024.
História
O Campeonato Paranaense Feminino foi disputado pela primeira vez, de forma oficial, em 1998. O maior campeão é o Foz Cataratas, com oito títulos (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019). O Athletico fica em segundo lugar nesse ranking, com cinco títulos. Em terceiro lugar, o Novo Mundo, de Curitiba, com quatro troféus: 2002, 2003, 2004 e 2008.
O Athletico Paranaense foi campeão das cinco últimas edições do Feminino: 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. No fim de 2024, porém, o clube decidiu desativar a equipe feminina.
Campeonato Brasileiro
O Coritiba jogou a Série A3 (terceira divisão) do Campeonato Brasileiro de futebol feminino em 2025. O Coxa foi eliminado nas oitavas de final pelo Itabirito. Na primeira fase, venceu Brasil de Farroupilha (RS), Criciúma (SC) e Toledo.
Já o Toledo foi eliminado na primeira fase, após três derrotas (para Brasil de Farroupilha, Criciúma e Coritiba).
Toledo e Coritiba são os únicos representantes do futebol paranaense no futebol feminino nacional.
O futebol paranaense não tem representantes nas Séries A1 e A2 do futebol feminino.
A goleada
O primeiro gol do Coritiba saiu aos 3 minutos do primeiro tempo: após jogada individual, Evelyn foi derrubada dentro da área e converteu o pênalti.
Aos 42 minutos, Ana Alves arriscou de longe e marcou o segundo, se emocionando ao comemorar o gol no Couto Pereira. Depois de dois minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou em 2 a 0.
No primeiro minuto da segunda etapa, Giusti encontrou Ana Alves em profundidade, a atacante invadiu a área e finalizou de pé esquerdo e marcou o terceiro gol do Coritiba e o segundo dela na partida.
Aos 20 minutos, Brendha ampliou de cabeça após bom cruzamento pela esquerda. Cinco minutos depois, Correia finalizou cruzado, com a bola passando perto da trave. Na sequência, em rebote da goleira adversária, Jaja aproveitou a sobra e marcou o quinto gol.
O time seguiu pressionando. Aos 38 minutos, Brendha recebeu na área, driblou duas defensoras e marcou o sexto. Três minutos depois, Kailane fez boa jogada pela direita e tocou para Jaja completar, fazendo o sétimo.
Aos 44 minutos, Kailane interceptou a saída de bola do Novo Mundo, ganhou da defensora, tirou da goleira e marcou o oitavo do Verdão.
Mais de 400 torcedores acompanharam a partida no Couto Pereira. Com o resultado, o Coritiba chegou a 13 gols marcados em duas partidas na competição.