
O Coritiba venceu por 3 a 1 o Londrina, nessa quarta-feira (dia 9) à noite, no Estádio do Café, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense. Os gols da equipe alviverde foram de Alef Manga, Luciano Castán e Léo Gamalho. Com o resultado, o time da capital ficou em 1º lugar, com 13 pontos, e fica na liderança pelo menos até quinta-feira, quando pode ser ultrapassado pelo Operário. O Londrina está na 6ª colocação, com 10 pontos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
ARTILHEIROS
O ponta Alef Manga soma 2 gols em 6 partidas em 2022. O centroavante Léo Gamalho chegou a 2 gols em 3 jogos no ano. No total, acumula 25 gols em 52 partidas pelo Coxa. O zagueiro Luciano Castán fez seu 1º gol no seu 2º jogo em 2022. Ele soma 8 gols em 52 partidas pelo clube.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Gustavo Morínigo promoveu a estreia do volante Andrey, 23 anos, ex-Vasco. Val mais uma vez ficou na lateral-direita, posição que jogava até 2020. Os desfalques eram o meia Robinho (desgaste muscular), o lateral-direito Natanael (fratura na fíbula) e o zagueiro Henrique (Covid-19). O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Igor Paixão (direita), Régis (centro) e Alef Manga (esquerda) na linha de três. O meia-atacante Thonny Anderson, 24 anos, ex-Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino, começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo, fazendo sua estreia pelo Coxa.
ESCALAÇÃO DO LONDRINA
No Londrina, a baixa era o zagueiro Saimon (ex-Grêmio), suspenso por três amarelos. O técnico Vinícius Eutrópio, expulso na última rodada, não pode comandar o time do banco de reservas. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Marcinho (direita), Caprini (esquerda) e Mossoró (centro) na linha de três. Douglas Coutinho (ex-Athletico) era o centroavante.
PRIMEIRO TEMPO
As duas equipes se lançaram ao ataque desde o início do jogo e proporcionaram uma partida eletrizante no primeiro tempo. Os dois times tiveram uma quantidade semelhante de boas jogadas ofensivas, mas o Coritiba apresentou mais qualidade individual nos momentos decisivos e, dessa forma, abriu 3 a 1 na primeira etapa. O time da capital fez 1 a 0 aos 4 minutos, em lançamento de Castán e bela jogada de Alef Manga. O segundo gol veio já aos 18, em cruzamento perfeito de Egídio para cabeceio de Castán. Douglas Coutinho reduziu para o Londrina aos 27, após boa jogada coletiva da equipe e confusão da zaga do Coxa na área. O placar foi para 3 a 1 aos 43, em belo cruzamento de Alef Manga para cabeceio preciso de Léo Gamalho.
PÊNALTI
O 2º tempo começou com polêmica. Já aos 6 minutos, Igor Paixão caiu na área ao dividir com Augusto e pediu pênalti. Lance polêmico. O árbitro nada marcou. A imagem da TV dá a impressão que o zagueiro usou o braço nas costas do atacante, ou seja, houve falta.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve o Coritiba mais recuado e explorando contra-ataques. O Londrina teve menos espaços e sofreu para criar jogadas. Aos 23, as primeiras trocas no Coxa, com as entradas do volante Matheus Sales e do meia-atacante Thonny Anderson. O jogo ficou truncado, quase sem ataques. A monotonia foi quebrada aos 34, em cobrança de falta de Gustavo Blanco, que acertou o travessão. Aos 36, entraram Guilherme Biro e Luizão no Coritiba. Thonny Anderson quase fez o 4º gol aos 40. Aos 43, o meia Biel entrou no lugar de Igor Paixão.
LONDRINA 1×3 CORITIBA
Londrina: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Zé Pedro, Augusto e Eltinho; João Paulo e Jhonny Lucas (Gustavo Blanco); Marcelinho (Mateusinho), Mossoró (Léo Artur) e Caprini (Vitor Daniel); Douglas Coutinho (Salatiel). Técnico: Vinícius Eutrópio
Coritiba: Alex Muralha; Val, Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Andrey (Matheus Sales); Igor Paixão (Biel), Régis (Thonny Anderson) e Alef Manga (Guilherme Biro); Léo Gamalho (Luizão). Técnico: Morínigo
Gols: Alef Manga (4-1º), Luciano Castán (18-1º), Douglas Coutinho (27-1º) e Léo Gamalho (43-2º)
Cartões amarelos: Val, Alef Manga, Régis, Thonny Anderson (C). Caprini, Samuel Santos (L)
Público: 2.167 pagantes (2.290 total)
Árbitro: Leonardo Ferreira de Lima
Local: Estádio do Café
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Coritiba. Lançamento de Castán. Samuel Costa fura. Alef Manga recebe na área, finta o zagueiro e chuta no ângulo.
13 – Mossoró lança. Caprini recebe livre na área, mas erra o domínio, deixa a zaga se recuperar e perde boa chance.
18 – Gol do Coritiba. Régis toca para Egídio, que cruza na medida para Castán, que cabeceia no canto.
20 – Jhonny Lucas chuta de fora da área. A bola passa perto.
26 – Falta na direita. João Paulo cruza na medida. Zé Pedro entra livre e cabeceia para fora.
27 – Gol do Londrina. Boa troca de passes até Douglas Coutinho, que invade a área e chuta. A bola desvia em Guillermo. Egídio tira mal. A bola sobra para Coutinho finalizar com o gol vazio.
35 – Igor Paixão chuta de longe. O goleiro espalma.
41 – Pressão do Londrina. Marcelinho chuta da meia-lua. Willian Farias trava o chute.
42 – Eltinho cobra escanteio. Augusto cabeceia perto, ao lado.
43 – Gol do Coritiba. Alef Manga cruza da esquerda. Léo Gamalho cabeceia no canto.
Segundo tempo
6 – Contra-ataque. Igor Paixão dispara, invade a área e cai ao dividir com Augusto. O Coxa pede pênalti. Lance polêmico.
25 – Mateusinho cruza da direita. Douglas Coutinho entra livre e cabeceia perto, ao lado.
34 – Falta de médias distância. Gustavo Blanco cobra e acerta o travessão.
40 – Contra-ataque. Thonny Anderson dispara, dá um ‘balão’ no zagueiro e chuta cruzado. O goleiro salva.